3 exercícios físicos para gatos que você precisa conhecer
Por seu temperamento mais contido e suas longas — e gostosas — horas de descanso, muita gente acredita que os gatinhos não sintam necessidade de praticar exercícios físicos. Porém, isso não é verdade!
Assim como para os cães e até mesmo os seres humanos, a prática de atividades físicas é essencial para que o seu bichano evite o estresse, mantenha o corpo em forma e a saúde sempre em ordem.
Sabendo disso, separamos para você 3 exercícios físicos para gatos. Explicaremos como executá-los e, claro, os cuidados que precisamos ter durante as atividades.
Pegue o gatinho porque é hora de balançar o esqueleto!
Os perigos da obesidade
Gatos são fofos. Isso não dá para negar. Mas isso não deve significar que, quanto mais gordinhos, mais saudáveis eles vão ficar.
O sobrepeso e a obesidade são problemas sérios que podem acarretar no desenvolvimento de doenças que vão desde lesão dos ligamentos até a diabetes, distúrbios do fígado e do trato urinário que podem comprometer a longevidade do seu bichano!
Por isso, inclua nas suas atividades diárias alguns momentos para praticar exercícios com o seu gatinho. Além de ajudá-lo a ter uma vida mais saudável e feliz, esse tempo ainda vai aumentar a proximidade entre vocês.
Mas calma, não adianta querer que seu bichano faça uma longa caminhada ao ar livre, como os cães estão acostumados. Donos de gatos sabem, esses bichanos são cheios de peculiaridades, até mesmo na hora de se exercitar. Por isso, confira alguns cuidados que você deve ter com o seu gatinho ao praticar exercícios físicos.
Cuidados na prática de atividade física com gatos
-
Os gatos são muito sensíveis ao calor, mas isso não quer dizer que seu bichinho só possa se exercitar em locais ao ar livre como varanda e/ou quintais. Você e seu bichano podem se divertir e muito dentro de casa! Para isso, só é preciso se certificar de que o local escolhido é fresco e arejado.
-
Segurança em primeiro lugar! Para quem mora em apartamento é imprescindível que todas as janelas estejam teladas para evitar acidentes. Se as brincadeiras acontecerem no quintal, certifique-se de que todas as portas e/ou acessos à rua estejam bloqueados para que não haja o risco de fugas.
-
Hidratação para os felinos também é fundamental! Depois da atividade, ofereça ao seu bichano água nova e geladinha.
-
Diferentemente dos humanos, os gatos não suam. Durante a atividade física, para resfriar o corpo, eles adotam uma respiração mais ofegante, com a língua para fora. Observe atentamente a respiração do seu gatinho, se perceber que ele está com dificuldades para respirar, pare o exercício imediatamente.
Felino fitness: 3 exercícios para gatos
1. Perseguições radicais
Não é novidade alguma que os gatos amam perseguir coisas que se mexem, não é mesmo? Para praticar esse exercício você vai precisar de uma lanterna e uma boa dose de disposição!
Aponte a lanterna para uma parede vazia e faça movimentos contínuos próximos ao gatinho. Estimule-o a perseguir a sombra e a se movimentar. Se estiver claro e a lanterna não funcionar muito bem, você pode trocá-la por uma varinha com penas nas pontas! É sucesso garantindo com os felinos.
2. Circuitos domésticos
Você já percebeu que seu felino tem explosões de energia, correndo freneticamente e subindo em todos os lugares? Que tal aproveitar deste momento para fazer com ele um circuito pela casa?
Quando observar que ele quer se exercitar, proponha um circuito. Corra pela casa que ele deverá correr atrás de você. Depois, troque as posições, corra você atrás dele e deixe que ele fuja, correndo pelos cômodos, escondendo e subindo nos locais mais altos.
3. Exploração com recompensa
Gatos adoram brincar. E não precisam de brinquedos super elaborados para serem felizes! Aposte nos interativos e simples, que vão prender a atenção felino e fazê-lo gastar mais calorias.
Um bom exemplo são as bolinhas recheadas, que podem ser de pequenas esferas de acrílico que farão barulho estimulando o animal, ou com petiscos.
Neste último caso, além de estimular o instinto explorador dos felinos, eles ainda tem a recompensa de um saboroso petisco quando conseguem retirá-lo de dentro da bolinha!
E você, conhece outros exercícios físicos para gatos? Comente e conte para nós como você exercita o seu bichano!
Ótimo blog, amei!
Boa noite. Minha preocupação é fazer minha gata adulta, com obesidade severa, a exercitar-se. Já tentei tudo isso que vocês sugerem, mas ela não faz, ou só faz um pouco quando quer. Brinca deitada e às vezes rola um pouco. Se puxo um cordão com brinquedo ela olha como quem diz: Imagina se ela me engana. E assim está cada vez mais gorda apesar da melhor marca de ração obesit .
Oi Maria Helena, tenta controlar a quantidade e o tipo de ração, tem rações mais lights que são feitas exclusivamente para controle de peso da sua gatinha. Veja com o veterinário qual a melhor ração e qual a quantidade ideal, pois vai ser necessário controlar a quantidade ingerida por dia. Tem gatos que não gostam muito de brincar e com isso se exercitam menos, para esses casos só a alimentação poderá ajudar. Boa sorte! Abs, Equipe Areia de Gato