Siga-nos
5 alimentos permitidos para gatos que você nem fazia ideia

5 alimentos permitidos para gatos que você nem fazia ideia

É muito comum que nos dias de hoje as pessoas tenham animais de estimação, porém, muitas delas não sabem direito que cuidados precisam ter com seus pets. Por isso é importante se manter informado para evitar que seu bichinho sofra com doenças e desconfortos.

Atualmente, os gatos têm ganhado cada vez mais a preferência das pessoas que moram em apartamentos e casas pequenas, e por serem animais muito independentes, muitas vezes os donos acabam permitindo que eles tenham comportamentos arriscados, como comer alimentos destinados a humanos.

É essencial saber que muitos desses alimentos são impróprios para os gatos, apresentando toxicidade ao seu organismo. Entretanto, alguns alimentos podem ser consumidos por gatos e são até mesmo bastante saudáveis. Hoje falamos sobre alguns deles.

Cinco alimentos permitidos para gatos

Iogurte desnatado 

Por incrível que pareça, o iogurte desnatado não é um alimento exclusivo para os seres humanos. Alguns animais podem consumi-lo, inclusive os felinos, já que o iogurte contém pouca gordura, e grande concentração de proteínas. O iogurte não desequilibra a dieta dos gatos, e o sabor é bem aceito por eles. Esse alimento é rico em cálcio e vitamina B, que ajuda a manter a saúde do animal, ajudando a prevenir infecções. 

Entretanto, é importante verificar se o bicho não tem intolerância a lactose, assim, deixe que ele beba um pouco de leite e análise se há alguma alteração nas fezes, caso isso ocorra, então o iogurte deve ser evitado.

Ovo cozido

Alguns alimentos podem ser realmente uma surpresa, e esse é o caso do ovo cozido. Ele apresenta uma alta concentração de proteína, que é benéfica para o organismo do felino. O importante é servir natural, sem o acréscimo de sal ou outro tempero. Vale ressaltar que o ovo cru deve ser evitado, pois pode causar danos sérios à saúde do bichano.

Carnes

A carne é o alimento que mais traz benefícios ao gato, pois é o pilar nutricional do felino e apresenta alta quantidade de aminoácidos, sendo adequada para suprir as carências do organismo do animal. Além disso, seu alto teor proteico é ideal para a dieta dos gatos. Apesar das qualidades do produto, é fundamental regular o consumo da carne com ração para uma alimentação apropriada.

Para não correr o risco de oferecer uma carne contaminada para seu gatinho seguem algumas dicas:

  • Carne bovina: congele por no mínimo 5 dias em congelador; 
  • Carne suína: o mais indicado é cozinhar, sem adição de óleo e sal; o cozimento destrói efetivamente qualquer verme;
  • Peixe: o congelamento ideal é de 48h. 

Queijos

Apenas alguns tipos de queijos podem ser consumidos pelos gatos, e sempre como petisco, como a ricota e a muçarela. Por se tratar de um produto calórico, ele só pode ser servido caso o gato esteja no seu peso ideal.

Legumes

Alguns legumes também podem ser usados para complementar a alimentação felina. Dentre eles se destacam:

● Cenoura: Além de ser saborosa, é rica em vitamina A, protegendo os olhos, melhorando a qualidade do pelo e ajudando no bom funcionamento de alguns órgãos.

● Acelga: A acelga é uma folha muito nutritiva, que apresenta propriedades antioxidantes. Seu consumo faz com que a pelagem esteja bonita e viçosa e fortalece o sistema imunológico. Além disso, evita problemas infecciosos e retarda o avanço de doenças degenerativas. Por se tratar de uma leguminosa que possui muita água, pode manter o gato hidratado.

● Beterraba: Em doses controladas, a beterraba regula a pressão e controla problemas cardíacos e arteriais, ajudando, também, a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar os músculos.

Com a inclusão desses alimentos na dieta do seu gato, ele podem ter uma vida ainda mais saudável.

Se você gostou dessas dicas e deseja saber mais sobre o mundo animal, acompanhe nosso blog.

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
61 Comentários
  • Pessoal deem agua p seus gatinhos na fonte na vasilha seja como for eles nao gostam de beber agua mas e necessario. Supervisione e deem agua fresca e limpa. O importante e q bebam agua principalmente se comem racao seca. Vejam a maneira q eles aceitam pq o estresse tb adoece o gato. Tb vejam se a racao nao tem mt sodio. Eu nao sabia nada disso e minha gatinha q amo tanto hj esta doentinha pq nesses 3 anos bebia pouca agua e eu nao observei.

  • Minha gatinha e renal. Posso fazer comida caseira p ela ou so a racao especifica? Se posso quais alimentos?

    • Oi Márcia, a comida caseira é muito indicada para sua gatinha renal porém somente o veterinário poderá te passar a receita que inclua todos os nutrientes necessários para a saúde dela. Abs Equipe Areia de Gato

  • Gostei muito das dicas. São passadas de forma bem clara também. Será que poderiam falar um pouco sobre fiv e felv?

  • Posso dar leite sem lactose ao meu gato

    • Oi Joseane, o leite não é um alimento indicado para gatos adultos, porém se o seu gato adora leite e já se acostumou com esse hábito, o melhor é oferecer leite sem lactose. Porém verifique se ele não está deixando de se alimentar adequadamente, pois o leite nunca poderá substituir a principal alimentação dele. Abs Equipe Areia de Gato

  • Meu gato tem rino e ficou renal, além da ração própria dou na seringa duas vezes ao dia uma sopa que faço com caldo de fígado e musculo cozido, inhame e batata doce. O musculo eu retiro e o figado bato no liquidificador junto com o caldo. Ele tá mais gordinho e bem saudável.

  • Minha gatinha adotada de rua parou de comer ração seca ,levei no vet fiz exames de sangue não deu nada mesmo assim ela receitou antibiótico por sete dias ,depois de seis dias parou de comer dinivo e agora vomita o que pode ser?

  • meu gato beijamim adora comer pao e arros sera se posso continuar dando ou nao?

  • E se o iogurte não for desnatado?
    Meu tio disse q nn podar iogurte pro gato pq é um doce e isso ia deixar ele cego. Entrei em desespero e parei de dar, mas ele ama e não aguento ver a carinha dele sem ter certeza de que isso vai fazer mal.

    • Oi Renata, o que faz mal para o gato é a lactose, o açucar do leite, presente no iogurte também. Não é recomendado gatos tomarem leite e seus derivados com frequência, mas se ele gosta muito diminua a quantidade e a frequência. Tente ir trocando o leite por outros petiscos, como atum em lata, procure opções sem sal e com pouco sódio, gatos amam e é super saudável para eles também! Abs, Equipe Areia de Gato

  • luzia Nogueira Rodrigues Freitas
    Responder

    Temos eu e minha filha 9 gatos e nao existe dinheiro que pague o carinho que eles nos transmite ate de olha pra eles ;mas jamais se esqueçam eles precisam de dedicaçao e cuidados dao trabalho e gastos sim que no final Deus nos abençoa jamais vai nos fazer passar fome por isso.É DE DEUS SE V TEM ESPAÇO EM CASA E NO CORAÇAO VOCE NUMCA VAI PRECISAR DE TERAPIA. E ATENÇAO NAO DEIXE QUE SEU FILHO JAMAIS MALYRATE UM BICHICHO ENSINEO DESDE PEQUENINO QUE OS BICHINHOS DEPENDEM TOTALMENTE DE NOS QUE SENTEM FOME SEDE FRIO DOR E ANSEIAM POR PROTEÇAO E CARINHO JAMAIS O ARRANHARIAM POR SER MAU TEM TEMPERAMENTO SIM MAS SAO FRACOS E NOS SERES HUMANOS APREDEMOS COM ELES QUE PRECISAMOS TER AUTO CONTROLE SOMOS DESCONTROLADOS UM PERIGO PRA ELES L; POR MAIS QUE VOCE PENSE QUE ELE TI ARRANHOU POR MALDADE ENSINEO PERDOE E AMAME O E VOCE PODE TER CERTEZA QUE ELE VAI APRENDER COM VOCE QUE ELE DEPENDE DE VOCE COMPLETAMENTE DO SEU TEMPO DA SUA PACIENCIA DO SEU AMOR. VIGIE SEU FILHO (a)A QUEM V DA UM BICHINHO E ENSINE A AMAR Seu bichino,i VOCE TERA um grande ser humano em casa .bjo fiquem com Deus Amalu Amanda e Luzia filha e mae apaixonadas por bichinhos

  • Lucicleide Maria da Silva
    Responder

    Sempre dei carne bovina crua e meus gatos amam nunca dei carne de porco nem frango frango ou peixes do cozidos

  • Olá boa tarde,
    Estou iniciando como blogueira e me interessei muito pela sua marca, gostaria de saber se vocês realizam parceria para divulgação?

  • Não há indicação da carne de frango. Sempre cozinho só na água, sem adição de tempero. Já a cenoura, tanto cria como cozida? E a beterraba?

  • Gostei muito da matéria.
    Aqui em casa tenho 6 gatos lindos e todos muito saudáveis.
    Cada um tem um temperamento e gosto diferente, é claro.
    Tem quem goste de requeijão pela manhã, tem um que é guloso e gosta de qq coisa, tem outro que não come nada que não seja a ração seca… A única coisa que todos gostam sem exceção é o atum. Dou para eles uma vez por semana (atum light).

    • Lorena Caroline
      Responder

      Patrícia, também dei atum como vc por alguns anos. No entanto, a gatinha mais nova hoje com 4 anos começou a desenvolver uma alergia terrível, ficava em carne viva. Retirei petiscos, mudei a ração… Enfim, depois de mais de um ano de luta em busca da causa, descobri por acaso, em uma palestra sobre alimentação natural para cães e gatos que não devemos dar atum, pois tem muitos alergenos e metais pesados. Resolvi suspender o atum e ela começou a melhorar. Substitui por sardinha em lata ( lava para retireo óleo) . Eles não gostam da mesma forma, mas não estão contaminados… Fica a dica!

  • Minha gata tem 8 anos e gosta de requeijão e presunto pela manha . Ela só come uma colher de ( chá ) de requeijão e meia fatia de presunto e tem que picar bem miudinho . Pra ração ela é chata, só come Salmão com arroz.

  • Ola
    Meu gato ama abóbora e figado.fica alucinado por comida baiana

  • Minha gata adora fígado, come frango, mas não come cenoura. Ela provou brócolis cozido. Faz mal para o gato?

  • Acho que gatos que come alimentos que não ração vive na cozinha subindo em mesa e fogão não rola a ra

    • Eliana meus gatos comem carne duas vezes por semana e não ficam subindo em lugar nenhum… Eh so saber adestrar que isso não acontece!!

  • Eu tive uma gata que gostava de melancia e mamão, ficava doida com o cheiro. Tanto que o filho dela ama mamão!

  • Carmen Catelli do Amaral
    Responder

    Meu filho gato, com seus 17 anos gosta e muito de leite, e toma todos os dias. Eu dou desnatado e nunca teve problema. Não gosta de carne nenhuma, só ração seca e sachê. Ótimo artigo, quem tem, sabe que sempre estamos buscando aprender para que eles sejam felizes, e nós também…

  • Mas o gato como todos os felinos são carnivoros e na selva eles só comem carne crua da caça. Então sendo assim a carne crua deve ser muito boa para o gato?

    • Oi Alexandre, o problema da carne crua é que ela pode estar contaminada com protozoários e bactérias. Por isso o ideal é congelar por 5 dias antes de oferecer a carne crua para seu gatinho. No caso da carne de porco o ideal é cozinhar, sem adição de sal e óleo. Abs Equipe Areia de Gato

      • Carmen Catelli do Amaral
        Responder

        Ah! Mas nem todos os felinos são carnívoros, o meu não gosta de carne nenhuma, nem de peixe, ele cheira e se bobear faz até o gesto de enterrar rsrs

  • Carne crua pode sim, desde congelada por no mínimo 3 dias.

  • Eu dou “danoninho” pro meu gato ele adora. Mas antes de.dar eh perguntei pra vet se podia. Mesmo assim só dou um pouco senão ele come o pote todo. Dou queijo pela manhã mas lasquinhas. Só. Adorei a matéria.

  • Márcia Regina Da Silva
    Responder

    Meus gatos adoram frango cozido com cenoura. Dou 3 vezes por semana a noite e durante o dia eles comem ração.

  • Já ouvi dizer que assim que o gato desmama ele torna-se intolerante à lactose.

  • Regilene Santos Veloso Pinto
    Responder

    Amei as dicas pois achava que.gatos so podia comer raçao.Muito util esse post.

  • Miguel Amaral Mandelbaum
    Responder

    Muçarela para gatos? Até onde sei (sou médico veterinário) queijos amarelos são gordurosos demais para dieta deles, ricota, cottage ou queijo Minas tudo bem, mas Muçarela?? E carne crua pode transmitir verminoses e principalmente toxoplasmose, então somente cozidas, ok??

    • Exatamente isso que ia perguntar.. carne crua??! Mas vc já respondeu.. obrigada..

    • Betty Feldmann Jungbluh
      Responder

      Gratidão por sua ajuda… No caso da minha gata (que quero castrar, mas está muito magra) posso dar queijo amarelo?

    • Sem contar na quantidade de sal que tem, e precisa enfatizar que as carnes não podem ter temperos, certo?
      Essa matéria podia ser mais responsável… Obrigada pelo seu comentário!

      • Oi Adriane, agradecemos por seu comentário! Incluímos algumas informações em relação ao consumo de carnes! Abs Equipe Areia de Gato

    • Quero saber quais vacinas tenho que dar pro meu bichinho,e quais alimentos dão verminose?fora a carne crua que eu ja vi aqui.

    • Janete dos Santos
      Responder

      Dr.Miguel, atendi um paciente Vet. Animal grande porte, ele disse que a carne pode ser oferecida aos animais crua em pedaços para eles mastigarem…Meu gato gosta de frutas, iogurte e toma leite semedesnatado, ele gosta muito. ..mesmo assim agradeço sua opinião…

    • Luciana Costa Silveira
      Responder

      Oi bom dia , vi no seu comentario que vc e vet , meu gato de 1ano castrado , foi diagnósticado com problema no fígado e renal gostaria se possível vc mim ajudar com dicas de alimentação saudável pra ele a base de carne e legumes. Desde de já grata pela ajuda e aguardo sua resposta.

  • Minha gata gosta de batata, milho, tomate e principalmente feijão. Algum desses alimentos podem fazer mal?

  • E frango cru? Pode?
    Bartô e Mel amam!

  • Geraldo Beltrani
    Responder

    Parabéns pela reportagem sobre a alimentação dos felinos, são criaturas verdadeiramente especiais… somente quem tem o privilégio de tê-los, pode entende-los…

  • Amei essas dicas…uma dúvida…o iogurte tem q ser desnatado e sem adiçao d açúcar?

  • O meu só aceitar caviar. O que posso fazer para ele entendre que é um proletario ?

    • Seu gatinho é a cara da riqueza! kkkkk
      Mas aonde ele conheceu e experimentou caviar? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Olá. Adorei as dicas. Tenho duas gatinhas: Pucca e Muriel. A Pucca adora aqueles sachês à base de carnes. Eu coloco um pouco mais de água e fica como uma sopinha. Ela bebe todo o Caldinho, dá uma volta na casa e depois volta para comer os pedacinhos. Muriel não chega nem perto desses sachês. Pucca não gosta de leite e Muriel adora. Divido sempre o meu iogurte grego de maracujá ou de morango com Muriel. Gostaria de saber como introduzir cenoura e beterraba na alimentação delas. Misturo na ração?

  • Ótimas as dicas de vcs. Tenho 3 gatos e nenhum deles cone outro alimento à não ser ração e água.

  • Elisabete Rodrigues
    Responder

    Ótima dicas!
    E quanto às frutas? Elas podem causar algum problema?
    Meu gato gosta muito de mamão e manga…

    • Oi Elisabete, para os gatos as frutas não trazem muitos benefícios para a saúde deles, porém não tem problema seu gatinho comer em pequena quantidade, o que não pode ocorrer é ele diminuir o consumo de proteína por causa disso! Observe se ele continua comendo bem, caso contrário diminua as frutas. Em relação ao tipo de fruta evite as cítricas como limão e laranja e uvas também! Abs Equipe Areia de Gato

    • Quanto as frutas sei que Uvas, secas ou frescas, são consideradas veneno para os bichanos…

  • No caso da carne,seria crua,cozida etc…. ???

    • Oi Barto, é melhor que a carne seja cozida, principalmente se ela for de porco! Algumas pessoas dão carne crua quando sabem que a procedência é boa, porém se puder ser cozida sem óleo e temperos será mais segura para a saúde do seu gatinho! Abs Equipe Areia de Gato

    • A carne se for crua não pode ser fresca tem que ter sido congelada e cozida não pode por sal.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora