Siga-nos
dicas para deixar seu gato feliz e saudável

5 dicas para deixar seu gato feliz e saudável (garantido!)

Um bichinho de estimação é uma verdadeira alegria para qualquer casa. Os apaixonados por gatos garantem que o bichano é um grande amigo e companheiro, conquistando a todos da casa com a sua personalidade. Um gato vive, em média, de 15 a 20 anos. Para passar por todo esse tempo com saúde, o felino depende do seu amigo humano para que alguns hábitos sejam adotados a fim de deixá-lo sempre feliz e saudável.

Neste post, você poderá conferir algumas atitudes que pode tomar para manter o seu gato feliz e cheio de vida por muito tempo. Continue acompanhando e confira!

Cuide da limpeza da casa

Os gatos são conhecidos por gostarem de lugares limpos. Por isso, é muito importante manter a caixinha de areia deles sempre limpa, assim como o local onde eles fazem as refeições. Caso contrário, é grande a probabilidade de que eles façam as necessidades no chão ou até em cima do sofá ou da cama.

Deixe potes de água pela casa

Os gatos possuem instinto caçador e gostam de explorar novos espaços. Por isso, é importante sempre deixar um pote de água extra em outro ponto da casa. Isso estimula seus instintos e também o hábito de beber mais água.

Invista em uma ração de qualidade

Se o seu gato tiver pelos longos, fique atento a um problema recorrente que acontece com os felinos com essa característica: ao se lamber, o gato pode engolir muitos pelos, resultando em vômitos e intestino preso.

As rações premium e super premium para gatos de pelo longo ajudam a dissolver os pelos e facilitam a digestão. Investir em uma ração de qualidade demonstra o seu cuidado com a saúde do pet e previne o aumento de idas ao veterinário.

Higienize o seu gato da forma correta

Sim, os gatos se lambem frequentemente a fim de limpar resíduos dos pelos e da pele, porém, isso não quer dizer que a higiene deles deva parar por aí.

Com uma escova macia, escove o bichano diariamente, se tiver pelo longo, e uma vez por semana, se o pelo for curto. Corte as unhas, limpe os olhos e as orelhas de maneira adequada. Se for preciso, peça para que um veterinário qualificado lhe ensine como fazer.

Evite levar o felino a pet shops onde diversos animais ficam misturados, já que sua natureza assustada e desconfiada pode deixá-lo nervoso e traumatizado.

Crie uma rotina de atividades para vocês

Sua atenção é necessária para o felino. Crie uma rotina de carinhos e brincadeiras diárias com ele, onde vocês possam passar um tempo de qualidade juntos. Os gatos são observadores e sabem quem os alimenta, quem os dá carinho e quem faz brincadeiras. Teste novos brinquedos e estimule-o física e emocionalmente.

Tratar bem o seu bichano é uma forma de demonstrar todo o seu afeto por ele. Tentar fazer com que a rotina dele seja tranquila, garantir comida saudável e criar hábitos de carinho e brincadeiras certamente farão dele um gato feliz e com muita saúde para viver durante anos ao lado das pessoas que o amam.

Agora que você já sabe como tratar o seu bichano ainda melhor, que tal conferir as 5 doenças de gatos mais comuns e como tratá-las?

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora