Siga-nos
levar o seu gato no carro com segurança

5 dicas para levar o seu gato no carro com segurança

Quando estiver prestes a fazer uma mudança para outro bairro, cidade ou país, sem dúvida você levará seu bichano junto e terá que tomar precauções quanto à forma como ele será transportado. Levar o gato no carro requer cuidado especial, porque o comportamento deles varia e é preciso ficar atento para não causar acidentes ou mal-estar ao animal.

Para ajudar você nesta tarefa, selecionamos cinco dicas essenciais para garantir o conforto do seu gato durante a viagem. Veja: 

1. Tenha uma caixa de transporte adequada

Compre uma caixa de transporte bem firme e à prova de fugas. Dê preferência àquelas que não possuem muitos furos nas laterais e na parte de trás. Assim, o gato se sentirá mais seguro e consequentemente ficará menos nervoso.

2. Conforte seu gato

Acostume seu gato a entrar na caixa de transporte como se fosse sua cama, para que se torne um lugar onde ele gostará de ficar. Forre com panos e almofadas, de forma que a caixa fique bem aconchegante. Esse processo é muito importante para ele se acostumar com a caixa e não sentir medo.

3. Fique atento à temperatura

Quando for sair com seu gato, atente-se à temperatura que está fazendo no momento da viagem. Temperaturas muito elevadas causam desconforto aos gatos. Também evite que ele se alimente momentos antes de sair, para evitar enjoos e vômitos. 

4. Prepare o espaço no carro

Leve seu gato para dentro do carro, no banco de trás, coloque o cinto em volta da caixa e verifique se está bem firme. Faça isso com o carro ainda desligado para ele se acostumar com o ambiente. 

5. Observe o comportamento depois da mudança

O gato passou por uma viagem estressante, e é normal que ele demore alguns dias para se adaptar. porém observe se ele está se alimentando direito, se ele passar mais de um dia sem comer procure o auxílio de um veterinário. Isso pode acontecer devido à tensão que o bichano passou e ele deverá ser tratado da forma correta para não provocar doenças mais graves. 

Outros cuidados e o que não fazer

  • nunca transporte seu gato solto no carro;
  • coloque um tapete higiênico dentro da caixa de transporte para o caso dele fazer xixi ou cocô dentro dela;
  • não se preocupe em alimentar o seu gato durante a viagem, com o estresse ele não sentirá vontade de comer;
  • se você perceber que o gato está passando mal, vomitando e quieto demais, leve-o ao veterinário;
  • nunca deixe o gato sozinho no carro;
  • se achar necessário coloque uma coleira no gato com o nome dele, o do dono(a) e telefone para contato; em casos de mudança ele poderá ficar perdido em seu novo lar e acabar fugindo, recomendamos que a casa ou apartamento seja previamente preparado para receber o seu gato para que não haja possibilidade de fugas;
  • somente abra a caixinha de transporte quando estiver em local seguro sem chance de fuga, dentro do carro não é recomendado.

Se o gato vomitar, se sujar ou ficar miando o tempo todo, mantenha a calma e não repreenda o animal. Ficar nervoso com o seu bichano não fará com que ele mude o comportamento. Entenda que a viagem de carro é algo diferente para ele e pode causar estresse e mal-estar. Acalme-o com carinho.

Por mais simples que sejam as viagens de carro, para os animais elas podem ser verdadeiros desafios. Com bastante paciência, carinho e acompanhamento veterinário é possível levar o gato no carro com segurança e tranquilidade. 

Quer saber mais dicas de como cuidar de seu gato? Leia também nosso post sobre 10 dicas de como lidar com gato arisco!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora