Siga-nos

5 razões pelas quais você deve adotar gato adulto

Adotar gatos — assim como outros animais — é uma prática de responsabilidade e respeito que oferece melhores condições de vida a seres que sofreram (ou estão sofrendo) com circunstâncias precárias de sobrevivência.

Normalmente, quem pensa em acolher animais considera os filhotes como primeira opção. No entanto, gatos adultos também podem levar alegria ao seu lar, e sua adoção tem várias vantagens. Quer saber quais são? Não se preocupe! No post de hoje, reunimos informações detalhadas sobre cada uma delas para que você fique por dentro de tudo. Continue a leitura e confira!

1. O gato já está pronto

Mesmo que a aparência não seja um ponto determinante, ter o tamanho já definido facilita a escolha para quem precisa considerar questões como espaço disponível.

Como os adultos também já têm hábitos estabelecidos, você pode optar por aqueles que se encaixem melhor na sua realidade e na sua rotina. Se seu apartamento é pequeno e você passa a maior parte do tempo fora de casa, não conseguiria atender às necessidades de um gato muito ativo, por exemplo.

2. O animal adulto causa menos estragos

De acordo com sua personalidade, gatos adultos podem ser tão espertos, brincalhões e ativos quanto os filhotes. A diferença é que seus reflexos e instintos já estão desenvolvidos, por isso, eles são bem menos propensos a morder, rasgar e quebrar objetos.

Além disso, grande parte dos animais adultos disponíveis para adoção já estão castrados — o que elimina os incômodos das práticas de demarcação de território e os deixam menos agressivos.

3. Gatos experientes são mais cuidadosos

“A curiosidade matou o gato” não é um dito popular tão conhecido por acaso. Filhotes exploram o mundo de maneira muito mais inconsequente do que animais adultos. Eles se jogam de lugares muito altos, entram em qualquer abertura, mordem tudo o que encontram pela frente etc.

Gatos adultos são mais cuidadosos quanto às suas aventuras, e as chances de você precisar ir correndo ao veterinário por conta de algum incidente são bem menores.

4. Eles são animais mais limpos

Um filhote leva algum tempo para se tornar hábil com a própria higiene. Nesse período é comum ele errar o alvo da caixa de areia ou sair andando antes do “serviço” estar realmente finalizado.

O animal adulto já é um especialista no controle de suas necessidades, e seus banhos higiênicos são bem mais eficazes.

5. Adotar gatos adultos é uma prova de amor

É comum que os animais mais velhos disponibilizados para adoção tenham histórico de abandono e maus-tratos. Outros nunca tiveram a experiência de pertencer — no significado mais amplo da palavra — a uma família, e nem de se sentir protegido, cuidado e amado.

A adoção é uma prática de amor, uma conduta que nem idade nem raça deveriam determinar. Portanto, se você está disposto a abrir sua porta para um bichinho, abra também seu coração para os mais velhinhos, que têm menos tempo de usufruir da felicidade de ser acolhido e bem tratado.

Então, se quer adotar gatos, considere a possibilidade de levar um animal adulto para casa. Além das vantagens que citamos, você irá se surpreender com a gratidão e a fidelidade que eles têm a oferecer.

O que acha da adoção de animais adultos? Conhece alguém que passou por essa experiência? Conte para a gente aqui nos comentários!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gato siamês
Gato siamês: conheça uma das raças mais populares do mundo
1 Comentário
  • Adotei meu cão e meu gato já adultos e eles são perfeitos pra mim, já que os escolhi pela personalidade. Aqui em casa é pura paz e amor!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora