Siga-nos
adocao-de-gatos-como-preparar-a-casa-para-a-chegada-do-novo-morador

Adoção de gatos: como preparar a casa para a chegada do novo morador

A chegada de um novo animal de estimação em um lar é sempre uma alegria. No início, tudo é novidade e é muito interessante observar os hábitos e diferentes comportamentos do pet. Porém, pode trazer também alguns desafios — e com a adoção de gatos não é diferente.

Por serem mais ressabiados, os felinos precisam de um pouco mais de cuidado para se adaptar a um novo ambiente. Além disso, para que ele não fique muito ansioso ou estressado durante o trajeto entre o abrigo e a sua casa, coloque-o dentro de uma caixa de transporte.

Está pensando em adotar um gatinho e precisa de algumas dicas do que deve ser feito? Continue a leitura deste post e confira como preparar a casa para a chegada do novo pet e o que deve ser comprado para garantir o bem-estar dele.

Adoção de gatos: preparando a casa para o novo pet

O gato é um animal desconfiado por natureza. Por conta disso, demora um tempo maior para se acostumar com mudanças. É muito importante ter paciência e dedicação para ajudá-lo a se adaptar ao novo lar.

Para garantir a segurança e o aconchego dele, vai ser preciso:

Ter cuidados com as plantas

Algumas plantas podem ser tóxicas para os gatos. Caso você tenha alguma em sua casa, verifique se ela não fará algum mal a ele.

Colocar tela nas janelas

Não é segredo para ninguém que a maioria dos gatos gostam de dar passeios pela vizinhança. No entanto, essa não é uma prática recomendada, pois ele pode se machucar, entrar em brigas com outros gatos e até contrair doenças.

Colocar tela nas janelas é uma ótima solução para evitar que ele dê escapulidas e até para deixá-lo mais seguro. Se você mora em um andar mais alto de um prédio, essa dica é ainda mais importante.

Não tenha dúvidas de que o instinto explorador do seu gato fará com que ele vá até os pontos mais inusitados da sua casa.

Deixar objetos perigosos fora do alcance

Qualquer objeto pode despertar o interesse de um gato — não é à toa que um dos “brinquedos” preferidos deles são as caixas de papelão.

Portanto, é imprescindível não deixar nada espalhado caso você tenha um gato, principalmente itens cortantes e tóxicos.

Cuidados básicos: o que é preciso ter em casa

Além de tomar certos cuidados, vai ser preciso comprar algumas coisas para recepcionar bem o novo morador.

Caixa de areia

A caixa de areia é um item indispensável, pois é nela que o felino faz suas necessidades. Consequentemente, vai ser necessário comprar também a areia para colocar na caixa.

Potes de água e ração

Vai ser necessário adquirir também potes de ração e água. Eles devem ter um tamanho condizente com o porte do gato e não devem ficar em locais que bata sol ou que sejam movimentados.

Caminha

O gato precisa ter um espaço só para ele. Dessa forma, sempre que quiser se recolher, dormir ou ficar um tempo sozinho, saberá aonde ir — e a caminha é o que vai definir esse local. Escolha uma que seja macia, confortável e que tenha o tamanho apropriado para ele.

Pode acontecer também de, com o tempo, o próprio felino definir onde prefere ficar. Se isso acontecer, basta apenas levar os pertences dele para o novo espaço.

Brinquedos

Gatos podem se entediar com muita facilidade, principalmente se passam muito tempo sozinhos. Para evitar que isso aconteça, compre alguns brinquedinhos para que ele possa se entreter e distrair.

Arranhador

Você não quer que o seu felino afie as unhas no seu sofá novo ou móveis da sala, não é mesmo? Portanto, não se esqueça de ter um arranhador em sua casa.

Caixa de transporte

Seja para levá-lo a uma consulta com o veterinário ou para dar um passeio, é preciso ter uma caixa de transporte. Ela garantirá a segurança e conforto do animal durante todo o trajeto.

Gostou dessas dicas de adoção de gatos e como preparar a casa para a chegada do novo pet? Então assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de dicas e novidades do mundo dos animais de estimação!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora