Siga-nos
gatos podem comer ração de cachorro?

Afinal, gatos podem comer ração de cachorro?

Quem convive com cães e gatos na mesma casa sabe que as duas espécies são bem diferentes, mas podem conviver em harmonia. Os nossos pets conseguem dividir o lar e a atenção dos tutores muito bem, mas eles precisam ter espaços reservados. Potes de água e de ração, caixinha de areia e camas devem ser de uso exclusivo. Contudo, é comum que o animal tenha o impulso de invadir o espaço do outro para experimentar coisas novas. Muitas vezes, vemos cães tentando comer a ração dos gatos e vice-versa. Mas afinal, gatos podem comer ração de cachorro?

A resposta dependerá da frequência que a troca de rações ocorre. Se o seu gato conseguiu driblar o cachorro e comeu um pouco da ração em um dia isolado, não haverá problemas. Não existem substâncias que possam intoxicar os gatos nas rações para cachorro.
 
Por outro lado, se o consumo for frequente e o tutor acabar optando por substituir a ração do gato por ração de cachorro, o animal poderá sofrer consequências graves e desenvolver doenças.
 
Pode parecer mais simples e prático, não é mesmo? O tutor compraria um grande pacote de ração para cães e deixaria o alimento disponível para todos os animais da casa. Mas existe um motivo para que sejam produzidas rações para cada espécie: a necessidade nutricional do gato é diferente da necessidade do cachorro.
 

Necessidades nutricionais dos gatos

O gato, em sua essência, é um animal carnívoro, que precisa de uma substância chamada taurina para manter a saúde do seu organismo. Na natureza, o gato consome suas presas vivas, o que lhe dá todo o suporte nutricional necessário. A ração para gatos tem a função de suprir essa necessidade, por isso possui taurina em sua composição. Além disso, a ração do gato tem mais gorduras e nutrientes quando comparada à ração do cachorro.
 
As rações para cães não possuem taurina e têm diversos nutrientes elaborados para animais bastante ativos. Levando em consideração que o gato é um animal sedentário, o consumo prolongado desses nutrientes pode levar a casos de convulsão. Portanto, nunca alimente o seu gato com ração de cães.
 
Embora uma dieta com a ração adequada seja suficiente para a nutrição do seu pequeno felino, existem alimentos que podem ser oferecidos e que são bastante benéficos para a saúde do gato.
 

Como evitar que o gato coma a comida do cachorro?

Para evitar que o gato coma a comida do cachorro, você pode tomar algumas atitudes simples, como estabelecer horários fixos para alimentar o cão e retirar a comida após 20 minutos. Para os cães, essa rotina também é vantajosa, pois evita que o animal coma compulsivamente, o que poderia levá-lo a um quadro de obesidade.
 
Já para evitar que o cachorro coma a comida do gato, você pode colocar o potinho de ração em uma bancada alta, onde apenas o gato tenha acesso. Por ser mais independente, o gato tem dificuldade de adaptar-se a horários certos para comer. A melhor opção é deixar a comida disponível, sempre em pequenas porções.
 
Agora que você já descobriu que gatos só podem comer ração de cachorro em casos esporádicos, e que a melhor forma de garantir a saúde do seu animal é oferecendo a alimentação adequada, saiba como escolher a melhor ração para gatos.
Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora