Siga-nos
Alimento para gatos: 5 opções proibidas para seu pet

Alimento para gatos: 5 opções proibidas para seu pet. Conheça!

Cuidar da alimentação do seu gatinho de estimação é algo importante, afinal, ele precisa dos nutrientes certos para se desenvolver corretamente, manter a pelagem bonita e ter uma boa saúde. Gatos são animais curiosos por natureza e você, com certeza, já se deparou com o bichano vidrado em algum alimento que estava comendo. Nessas horas, negar a comida se torna uma missão difícil já que o gatinho vai fazer manha para conseguir o que quer.

Entretanto, é importante saber que os gatos têm um sistema digestivo completamente diferente do seu e dar alimentos que não são feitos especialmente para eles pode até mesmo levar a quadros de infecção alimentar.  

A seguir você vai conferir cinco opções que estão proibidas para seu pet. Conheça!

Leite e derivados

O leite é tido pela maioria das pessoas como um alimento que pode ser dado aos gatos, sem restrições. Porém, os gatos não produzem a enzima responsável por ajudar na digestão da lactose — a lactase — na quantidade necessária e isso faz com que desenvolvam intolerância ao leite.

A ingestão do leite pode causar no seu gatinho dores abdominais, diarreia e náusea. Logo, risque do cardápio do bichano esse tipo de alimento.

Ração para cachorro

Cães e gatos possuem uma alimentação diferente, por isso, dar uma ração que não seja específica para o seu bichinho pode resultar em falta de nutrientes na dieta.

A taurina é um componente essencial na alimentação do gato e que está presente na ração. Quando o gatinho tem uma deficiência nesse componente ele pode desenvolver alterações cardíacas e até cegueira.

Doces

Muitos gatos sentem o cheiro de longe e podem vir correndo assim que você abre uma embalagem de doce, principalmente de chocolate.

Entretanto, o chocolate tem em sua composição a teobromina — um derivado do cacau — que quando ingerido pelo gato pode causar uma intoxicação grave, levando até mesmo à morte.

Por sua vez, os doces em geral têm alta concentração de açúcar e muitas calorias, provocando aumento de peso, diabetes, cáries e outros problemas dentários.

Frutas, legumes e vegetais

As frutas, legumes e vegetais são alimentos recomendados pelos médicos na alimentação humana porque ajudam a evitar doenças. Já para os gatos nem todos esses alimentos farão bem à sua saúde.

Quando ingerem alimentos de origem vegetal, os gatos podem ter reações adversas. O abacate, por exemplo, provoca vômito, diarreia e problemas respiratórios. O tomate, por sua vez, pode levar ao óbito do animal devido à presença da solanina. As uvas também são proibidas, já que levam a problemas renais. 

No entanto, alguns alimentos como a cenoura, o brócolis, a ervilha, a vagem, a abobrinha e a abóbora são alimentos recomendados e que podem ser inseridos na dieta do seu gatinho. O importante é que sejam cozidos sem sal e sem óleo.

Sempre lembrando que a dieta precisa ser rica em carnes, frangos ou peixes, pois os gatos são animais, por natureza, carnívoros. 

Massas e pães

As massas e pães são alimentos ricos em carboidratos, fonte de energia para os seres humanos. Já os gatos adquirem energia por meio da quebra de moléculas de proteína, sendo desnecessário o consumo do carboidrato.

Ao oferecer massas e pães para o seu gatinho, portanto, você pode contribuir para o excesso de peso, que leva à obesidade.

Conhecer as opções que não devem estar entre os alimentos para gatos evita problemas de saúde para o seu animalzinho. Por isso, deixe esses alimentos longe do alcance dos felinos e, em caso de ingestão acidental, observe se o bichinho apresenta qualquer tipo de reação. Em caso afirmativo, procure um veterinário.

Como anda a alimentação do seu gatinho? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
1 Comentário
  • Marilene R de Castro
    Responder

    Mantenho meus peludinhos (10), bem saudáveis somente com alimentos próprios para eles. De preferência livre de corantes, e uespeciais para gatos castrados. Pois todos eles são castrados. Ah! E com água a vontade. Meus gatos, minha vida!!!!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora