Siga-nos
como escolher caixa de areia para gatos

Aprenda aqui como escolher caixa de areia para gatos

Tendo um novo gatinho, é essencial disponibilizar a caixa de areia para que o bichano possa fazer suas necessidades no local correto.

Esse item exige atenção tanto na hora de comprar quanto no momento de decidir o local para posicionar e o tipo de areia a ser utilizada.

Afinal, de fato os bichanos são animais independentes e que prezam pela limpeza em seus itens de uso cotidiano, principalmente a caixa de areia.

A seguir você vai aprender como escolher a melhor caixa de areia para gatos. Confira!

Comece pelo tamanho

Ao iniciar a procura pela caixa de areia ideal para o seu gatinho, você vai se deparar com inúmeros modelos e é normal se perder.

A dica é começar a filtrar a escolha pelo tamanho do acessório. Muitos donos compram uma caixa de areia pequena pensando que é a melhor opção para atender um gatinho filhote.

A ideia pode parecer boa nos primeiros meses, mas assim que o gatinho começar a crescer ele não vai mais caber na caixa. E, você não quer ver o seu bichano todo espremido, certo?

Então, opte por uma caixa de tamanho médio a grande, já pensando no futuro.

Pense na praticidade e não no design

O segundo ponto a se pensar é o formato da caixa de areia para gatos. 

Há modelos com design diferenciado e que vão deixar a sua casa muito mais estilosa. Porém, o gatinho não liga para isso. Portanto, o ideal é que a caixa de areia seja de formato simples, sem muitos cantos e detalhes.

Esses detalhes que originam um design diferente acumulam sujeira e, na hora de limpar, o estresse é certo.

Você pode deixar o papel de ter um design mais bonito para outros acessórios, como a caminha.

Avalie a compra de uma caixa de areia aberta ou fechada

A grande queixa dos donos de felinos é quanto à areia espalhada do lado de fora da caixa. Nesse ponto você deve avaliar se prefere uma caixa de areia aberta ou fechada.

O modelo aberto é o mais usado pelos gatos e mais simples de limpar. Ao mesmo tempo, há mais riscos de ter areia espalhada. Além disso, quando o bichano fizer suas necessidades, elas ficarão à mostra.

Já o modelo fechado oferece uma passagem para que o gatinho entre e tenha privacidade. Por um lado, esse modelo evita maior sujeira, mas também a limpeza da caixa é mais complicada.

Na dúvida — e, se possível — você pode disponibilizar ambas as opções para o gatinho e deixá-lo escolher qual se adapta melhor. Se não for o caso, vale escolher a que parecer mais prática no momento.

Ofereça a quantidade ideal de caixa de areia para gatos

De nada adianta investir na melhor opção de caixa de areia e não oferecer a quantidade ideal para o seu gatinho.

Caso o felino seja o único usuário da caixa, você deve disponibilizar de uma a duas caixas de areia para que ele possa fazer suas necessidades. Já se a casa conta com dois gatinhos, o ideal é ter três caixas do tipo.

O segredo é oferecer sempre um número a mais de caixa de areia de acordo com a quantidade de gatos no ambiente.

Acerte no uso da areia

Por melhor que seja a caixinha escolhida, se ela estiver com a areia incorreta não servirá para o bichano. Para que isso não aconteça, busque a areia ideal e mais confortável para o seu gatinho.

Além disso, a caixa deve ficar sempre limpa. Assim que notar que o odor está diferente faça a troca da areia. Isso é necessário porque quando o gato não quer usar o acessório, ele prende suas necessidades até encontrar o local adequado.

Isso pode causar problemas urinários sérios, os quais podem ser evitados com esse cuidado.

A caixa de areia para gatos é um item essencial e a escolha correta do acessório vai garantir o conforto do felino e evitar problemas de saúde. Com essas dicas, vai ficar fácil escolher corretamente entre tantos modelos.

E, para complementar a sua escolha, que tal usar uma areia higiênica com material orgânico? Conheça a Areia Biodegradável Hello Kitty, entre em contato conosco e faça já o seu pedido!

Foto Instagram: @instafelix_the_cat

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
1 Comentário
  • Boa tarde

    Essa postagem caiu em boa hora. Porém vou descrever a situação aqui em casa. Tenho 4 gatos, todos castrados, adultos. Eles tem 5 caixas de areia espalhadas pela casa, com areia daquelas mais brancas e com os grãos maiores, que nao viram lama com o xixi. Tenho tb vasilhas de água longe da de comida.
    Ainda assim elez fazem xixi em lugares errados: em um ralo debaixo da pia da cozinha, na cortina da sala, no ralo do meu banheiro, e por varias vezes , e o q está me deixando irritada e triste, no tapete da sala. Quem faz no tapete é só um gato. Faz 2, 3 vezes ou mais. Lavo, lavo mas é só colocar o tapete que ele vai lá e faz. Nao sei mais o que fazer.
    E as caixinhas são trocadas pelo menos 1 vez na semana. E independente da troca, acontece isso.
    Muitas vezes troco as caixinhas com areia nova, e eles fazem cocô fira dela.

    Estou desesperada
    Me ajudem

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora