Siga-nos
Areia de sílica para gatos

Areia de sílica para gatos: quais os riscos para a saúde do seu gato?

São tantas as opções de areia sanitária disponíveis no mercado que nós, donos de gatos, ficamos sem saber qual é mais indicada, não é mesmo? Dentre marcas e materiais diferentes, existem aquelas feitas de sílica. Mas será que ela é recomendada para os nossos felinos?

É sobre isso que falaremos no post de hoje. Nele, tiraremos todas as suas dúvidas e mostraremos as vantagens e desvantagens da areia de sílica para gatos. Confira:

Conheça a areia de sílica

A areia de sílica para gatos foi lançada como uma alternativa para quem não quer usar as areias tradicionais. Ela apresenta dois modelos diferentes, a em formato de bolinhas e a de microcristais.

A de bolinhas dura mais, mas pode provocar mais bagunça, pois dependendo de como o gato entra e sai da caixa, costuma derramar algumas no chão. Já a feita de microcristais, pode provocar certo estranhamento no início para o felino, por conta do seu formato.

Características da areia de sílica

Ela alcançou popularidade e se tornou a preferida de alguns donos de gatos por conta de prometer alguns benefícios, como não precisar de tantas trocas como a tradicional e por camuflar com maior eficácia o odor exalado pelo xixi e cocô dos felinos.

Por sinal, para que ela dure por mais tempo, algumas pessoas costumam deixar a caixa do gato por cerca de duas horas expostas ao sol, pois, assim, ela solta os cristais e tem sua durabilidade aumentada. Ela também não faz tanta sujeira, por não espalhar pó e poeira nos ambientes.

E por apresentar estes diferenciais, o preço da areia de sílica é mais salgado do que o das tradicionais. Por conta disso, algumas pessoas costumam mesclar os dois tipos de areias para aproveitar os benefícios propiciados por elas.

Por que a areia de sílica para gatos não é recomendada?

Você já deve ter escutado falar que a areia de sílica não é recomendada para gatos, pois ela pode proporcionar alguns perigos. Dentre eles, têm os que são nocivos tanto para os animais como para humanos.

Além de não ser biodegradável, as areias de sílica cristalina, foram apontadas como carcinogênicas pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer. Isso quer dizer que elas podem provocar câncer nas pessoas.

Outro ponto negativo que esse tipo de areia sanitária apresenta, é que elas soltam um tipo de pó que, quando inalado pelos felinos, pode provocar a doença Silicose. Ela é extremamente prejudicial para as vias respiratórias do seu gato e afeta diretamente a capacidade de respiração dele, tornando-a curta.

Antes de escolher a areia ideal para o seu gato, é muito importante que você considere os prós e os contras, além de observar a adaptação dele. Você deve também conversar com o veterinário e tirar todas as suas dúvidas sobre a relação entre a areia escolhida e a saúde do seu gato.

Agora que você já entende melhor os benefícios e possíveis riscos da areia de sílica para gatos, leia o nosso post e conheça quais são as vantagens da areia de gato Hello Kitty!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora