Siga-nos
caixa-de-areia

Areia para gato: qual é a melhor opção para meu bichano?

Se tem uma característica comum a todos os gatos é que eles são muito higiênicos e não gostam de estar em ambientes sujos.

Por conta disso, é mais do que importante saber escolher a caixa de areia e, consequentemente, a areia higiênica e mantê-la sempre limpa e em condições propícias para garantir o bem-estar do felino.

Se você, assim como a gente, ama gatos e quer proporcionar ao seu apenas o que há de melhor no mercado pet, este post é para você! Nele, listamos os principais tipos de areia para gato e explicamos melhor as vantagens e desvantagens de cada uma. Confira:

O que é a areia higiênica?

Um item necessário a toda casa que tem um felino é a caixa de areia — que é o local no qual o gato faz as necessidades de maneira natural e confortável. E para que ela cumpra com o seu papel, é necessário ter também a areia higiênica.

A areia higiênica torna mais fácil a limpeza da caixa, absorvendo o xixi e, em alguns casos, abafando o odor exalado pelos dejetos do animal. A escolha deve ser feita com sabedoria, conferindo o custo-benefício de cada uma e se o animal se adapta bem a ela. Além disso, é ideal observar se ela não provoca algum tipo de alergia ou desconforto.

Quais são os tipos de areia para gato?

Para ajudá-lo nessa escolha, listamos abaixo os principais tipos de areia:

Pedrinhas minerais

A areia higiênica feita de pedra mineral tem um valor mais em conta, não costuma provocar alergia no pet e ainda é fácil de ser limpa. No entanto, por não ser tão eficaz em segurar mau cheiro das necessidades feitas pelo gato, é necessário realizar com maior frequência a limpeza da caixa.

Areia granulada à base de argila

A areia granulada comum é um dos tipos mais populares de areia para gato e pode ser facilmente encontrada em supermercados e pet shops.

Essa areia é feita à base de bentonita, uma argila altamente absorvente e que forma pequenos aglomerados quando exposta à umidade. Além da variedade sem cheiro, opções perfumadas também estão disponíveis no mercado.

A areia granulada, em geral, é muito fina — o que ajuda a empoeirar todo o ambiente. Além dessa desvantagem, alguns tipos de areia granulada formam lama, o que dificulta o processo de limpeza da caixa.

Areia de sílica

Você pode optar entre dois tipos de areia de sílica: nas formas de cristais e bolinhas. Os dois tipos são eficientes em mascarar o cheiro e prometem não necessitar tantas trocas. Porém, isso faz com que sejam mais caras.

Outro ponto negativo, mas que ainda não foi comprovado, é que ainda está sendo estudado se o material delas faz mal à saúde do felino.

Areia comum

Por mais que seja tentador investir nesse tipo de areia por conta do preço mais baixo, você deve, também, levar em consideração todos os pontos negativos dessa opção.

Provavelmente, o pet fará bagunça todas as vezes que usar a caixa, espalhando areia por onde ele for. Outro ponto de desvantagem é que a areia comum não consegue mascarar o odor exalado e é indicado limpar a caixa todas as vezes que o seu animal de estimação fizer as necessidades — e isso não é nada prático, não é mesmo?

Areia higiênica natural (Hello Kitty)

Uma das principais vantagens dessa areia higiênica é o fato dela eliminar todo o odor da urina do gatinho pois forma torrões bem firmes de fácil remoção. Sua composição é de 50% mandioca e milho e 50% de dolomita (rica em cálcio e magnésio). Ela não contém produtos químicos, totalmente segura para a saúde do gatinho.

Existem opções biodegradáveis que podem ser descartadas no vaso sanitário, já que ela é 100% natural e feita de material orgânico (100% mandioca e milho).

Outra excelente vantagem é que com ela é possível ficar de olho na saúde do pet, como  a areia é clara é possível observar a presença de sangue na urina e nas fezes do gatinho. Além disso é possível observar a quantidade de xixi que ele está fazendo de acordo com o tamanho do torrão. Lembre-se de que gatinhos com problemas urinários ou renais podem apresentar dificuldades em fazer xixi. Você não quer descuidar da saúde do seu bichinho, não é mesmo?

Tem um excelente custo-benefício e também é conhecida por não deixar a caixa de areia com mau cheiro.

Já se sente pronto para escolher a melhor areia para gato? Quer mais dicas sobre o assunto? Então leia o nosso post e conheça os benefícios da areia de gato Hello Kitty!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora