Siga-nos
Caixa de areia para gatos

Caixa de areia para gatos: um guia para deixar tudo limpinho

A caixa de areia para gatos é um item imprescindível quando se possui um ou mais felinos em casa. E não é apenas pela ótica do dono que a vê como uma maneira de evitar que outros cantos da casa sejam utilizados como banheiro, mas também pela própria ótica do animal, pois este possui um senso de limpeza raríssimo na natureza.

Entretanto, apenas adquirir uma caixinha de areia não basta. Para que seu bichinho sinta-se à vontade em utilizar este espaço e para que esta utilização seja feita de forma saudável, são necessários alguns cuidados de manutenção em relação à caixa de areia, e é sobre estes cuidados que trataremos abaixo. Confira!

Por que manter a caixa de areia sempre limpa?

Manter a caixa de areia sempre limpa é pré-requisito mínimo necessário para que esta cumpra a função pela qual você a comprou: servir de banheiro ao seu gato. Alguns gatos possuem uma tolerância um pouco maior, outros um pouco menor, mas todos, eventualmente irão parar de utilizar sua caixinha e passarão a buscar por “banheiros alternativos”, se estas não estiverem limpas e devidamente cuidadas.

Além disto, manter uma rotina de cuidados diários neste sentido também é importante para evitar que seu bichinho venha a se tornar um vetor de doenças, mesmo quando estas não sejam infecciosas aos humanos.

Com qual frequência a caixa de areia deve ser limpa?

O mais recomendado é que a limpeza da caixa de areia seja feita duas vezes ao dia, sendo uma pela manhã e outra à noite. Além disto, caso você tenha mais de um gato, recomenda-se que você também possua mais de uma caixa de areia. Fique atento a possíveis sinais de problemas de saúde em seus bichinhos como sangue na urina ou diarreia.

Como realizar uma manutenção completa e correta da caixa de areia?

Remover as fezes e os torrões de urina com frequência são sim ações extremamente importantes, mas não são as únicas que envolvem o cuidado com este item e com seu gato. Confira 5 dicas para realizar essa limpeza de maneira mais eficiente:

  1. Coloque algumas folhas de jornal embaixo da caixa de areia para auxiliá-lo a limpar alguns grãos, que eventualmente cairão para fora do recipiente.

  2. Utilize pazinhas que possuam furos, pois ela é igualmente eficiente para remover as fezes e os torrões de urina, mas, ao mesmo tempo, permite que grãos de areia limpos caiam de volta na caixa e não sejam desperdiçados.

  3. Ao menos uma vez por semana substitua toda a areia da caixa para, neste intervalo, limpá-la por completo. Você pode realizar esta limpeza esfregando-a com uma esponja e detergente e, por fim, realizando o enxágue com água quente. Para os optantes da areia Hello Kitty, porém, não há necessidade de substituir a areia da caixa após a lavagem, pois ela é extremamente eficiente em formar os torrões de xixi que podem ser descartados sem contaminar o conteúdo remanescente. Sendo assim, após a lavagem, nestes casos, toda a areia restante pode ser  colocada na caixa novamente e reaproveitada sem problema algum.

  4. Caso o mau cheiro teime em não sair, não utilize água sanitária, perfumes, aromatizadores ou nenhum outro produto do tipo para remover o odor, pois além de alguns destes serem tóxicos aos gatos, estes, por sua vez, odeiam cheiros fortes. Nestes casos, uma alternativa eficiente e ao mesmo tempo inofensiva ao seu bichano é aplicar um pouco de vinagre e deixá-lo repousando na caixa por cerca de 30 minutos entre a limpeza da caixa e a reposição da areia.

  5. Substitua a caixa de areia todos os anos, pois os arranhões que inevitavelmente os gatos fazem em seu interior farão com que fique cada vez mais difícil remover odores e realizar uma boa limpeza no recipiente.

E você, já enfrentou problemas relacionados à caixa de areia do seu gato? Possui outras dicas que podem melhorar a sua utilização? Compartilhe seus conhecimentos deixando seu comentário!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
10 Comentários
  • Como a areia heloo kity aumentou de preço! Façam de novo a promoção antiga. Tenho 5 gatos que recolhi das ruas e fica complicado com esse preço.
    Aguardo aquela promoção!!!

  • Olá pessoal, tenho duas Gatinhas e depois que mudei de casa elas costumam fazer coco no tanque.. não fazem todos os dias, limpo direto. Mas mesmo assim elas continuam fazendo, isso aconteceu depois também que peguei um gatinho bebê macho, ele tbm fazia isso.. antes elas não fazia, depois dele elas começaram a fazer também é hoje não param mais..
    Queria alguma ajuda, por favor !

  • Oi pessoal, eu tenho usado a areia da embalagem azul e gostado muito! Minha gatinha tb… a única questão que estou tendo é que ela espalha muito pela casa, e isso pq a caixa é fechada com portinha e tudo… queria sugerir que vcs tivessem uma versão de areia mais grossa não biodegradável tb!
    Obrigada!

  • Já fiz 2 compras de kits da areias Hello kitty 10 pacotes da embatem azul e 10 pacotes do Rosa e grãos finos, gostei mais da embagem Rosa más infelizmente ela é mais cara e como tenho dois gatos q adotei os gastos são altos pois procuro cuidar da melhor maneira

  • Minha gata quando vai cobrir suas caquinhas, espalha areia pra tudo que é lado, uso jornal embaixo da caixa, mas ela não arrasta a areia, ela joga pra cima e fica aquela chuva de areia pelo lavabo todo. E além disso ela às vezes fica de fora da caixa puxando a areia pra fora derramando tufos e tufos de areia. É o jeito que ela encontrou de cobrir, sempre foi assim.

    • Oi Geni, você já tentou trocar a caixa de areia? Tem caixas grandes com bordas altas que evitam que tanta areia saia para fora e tem também as caixas totalmente fechadas! Pode ser que trocando a caixa esse problema seja resolvido! Abs, Equipe Areia de Gato

  • Naidia Maria Domingues
    Responder

    Comprei uma caixa de areia bem fininha, AZUL, mas, não fui feliz, considerando que a mesma me provocou alguns inconvenientes, tais como: alergias de toda ordem, sujeira em todos os ambientes, já que a própria gatinha se encarrega de distribuir por toda a casa. Há outras opções ou dicas que possam melhor me orientar evitando maiores despesas/prejuízos? Grata pela atenção.

    • Olá Naidia, procure uma caixa de areia mais grossa e com as bordas mais altas. Alguns gatinhos gostam de cavar na areia e por isso podem jogar um pouco dela pra fora da caixinha. Sugerimos que escolha uma areia de fácil limpeza e que não forma lama no fundo. Experimente a Areia da Hello Kitty, ela tem um alto poder de absorção e por isso não forma lama no fundo. Abs, equipe Areia de Gato

  • Olá, tudo bem? Fiquei sabendo da AREIA DE GATO através de uma amiga em SP e achei legal. Moro em Sorocaba e não encontrei nos Pets daqui. É só em SP que tem ?

    • Olá Inês, o nosso produto atualmente é vendido através do site http://www.areiadegato.com.br. Temos frete grátis para o Sudeste na compra do Kit com 3 unidades! Acessa nossa página e veja as promoções que preparamos pra você! Abs, equipe Areia de Gato

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora