Siga-nos
comida para gato

Comida para gato: é preciso ter um potinho para cada bichano?

Dar comida para gato, especialmente para quem tem mais de um bichano, pode ser uma tarefa mais difícil do que parece. Isso porque cada um deles pode precisar de um tipo específico de alimento.

Os filhotes, por exemplo, após o desmame não precisam mais consumir leite, devem comer rações ricas em vitaminas, próprias para gatinhos em fase de crescimento. Há ainda rações especiais para animais idosos, castrados, obesos ou em tratamento veterinário.

No entanto, apesar de os gatos serem animais espertos, nem sempre é possível fazê-los comer no seu próprio pote, por isso é importante que o tutor os acompanhe na alimentação.

Necessidades de cada gato

A principal razão para que cada gato coma em um potinho diferente é a adequação da ração às necessidades individuais. Cada gato necessita de cuidados específicos, tanto pela idade quanto por questões metabólicas.

Gatos filhotes – Devem ter seu próprio potinho, já que as rações destinadas a eles são ricas em vitaminas próprias para filhotes. A recomendação é que os tutores deem preferência à rações úmidas, para que aumente o consumo de água dos gatinhos.

Gatos castrados – Os gatos castrados, tanto os machos quanto as fêmeas, têm uma tendência a ter mais apetite, e por isso engordar. As marcas produzem, então, rações especiais para eles para evitar esse problema, já que um gato obeso pode desenvolver doenças como diabetes, problemas renais, etc.

Gatos com problemas no trato urinário – Existem gatinhos geneticamente propensos a terem problemas com o trato urinário e, por isso, eles necessitam de cuidados especiais. Além do acompanhamento veterinário, é indicado o uso de uma ração específica para esse tipo de problema.

Gatos idosos – Os gatos acima de 10 anos de idade já podem ser considerados idosos. Mas isso não quer dizer que eles tenham saúde debilitada. Eles ainda podem viver muito! Para ter um gatinho idoso saudável, você precisa fornecer a ele mais nutrientes, já que a absorção deles é mais difícil do que em gatos jovens.

Cuidados com os potinhos

É muito importante a total higiene com os nossos felinos e seus pertences. Por isso, toda vez que for colocar comida para o gato, lave e seque bem o pote. Como geralmente as vasilhas ficam no chão, elas absorvem muita poeira, e precisam ser lavadas mesmo que seu gato coma apenas ração seca.

Deixe sempre água disponível

É essencial que os gatos, em especial os que se alimentam de ração seca, tenham potes de água por toda a casa. A ração provoca muita sede. Mesmo os que se alimentam de ração úmida precisam beber água com regularidade, já que gatos têm uma propensão muito grande a problemas no trato urinário.

Acompanhe-os na hora da alimentação

Durante a alimentação é aconselhável que o tutor fiscalize seus gatos, já que nem sempre é possível determinar qual o pote certo para cada um deles — do contrário, o ideal é que se crie mecanismos de controle para que isso ocorra.

Vale lembrar que durante grande parte da vida os gatos vão compartilhar seus potes de comida com os demais, só havendo a necessidade de separar em caso de necessidades especiais.

Gatos são animais metódicos

Quem tem gatos sabe o quanto eles são metódicos e apegados aos hábitos cotidianos. Dormem a cada hora do dia em um local da casa, afiam suas garras nos mesmos pontos, brincam em horários específicos. O potinho de comida  para gato também faz parte desses rituais felinos, e é confortável para eles que estejam sempre lá no momento que quiserem.

Por isso tudo, gatos são bichinhos especiais. Quem convive com muitos deles sabe que cada um tem sua personalidade própria. São animais muito afetuosos e caprichosos, aprendem a fazer suas necessidades rapidamente na caixinha de areia e retribuem todo o afeto que recebem de seus donos.

Conseguiu enxergar seu gatinho nesse texto? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam aprender a cuidar melhor dos bichanos que têm em casa.

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora