Siga-nos

Como a castração de gatos machos pode ajudar o seu bichano?

A decisão de castrar o seu gatinho pode trazer inúmeros benefícios para ele e para você. Além de deixar o seu bichano mais tranquilo, a castração de gatos machos ajuda muito a eliminar outro problema: a marcação de território.

Saiba tudo sobre a castração de seu gatinho e como isso vai melhorar a vida da família toda!

Qual a diferença entre machos e fêmeas?

A castração é bem diferente para gatinhos e gatinhas. Para elas, a cirurgia é maior e o pós-operatório exige mais cuidados — como o uso de malhas para evitar que o animal lamba os pontos. 

Para os machos, o processo é bem mais tranquilo. Sob anestesia, o procedimento é bastante rápido e o gatinho tem alta no mesmo dia. Mesmo que ele chegue um pouco anestesiado em casa, logo vai ficar bem. 

Nesse período, é importante que ele tenha um lugarzinho para descansar e que o contato com outros animais seja controlado.

A castração de gatos machos dói?

Não. Toda a cirurgia é feita com o gatinho sob anestesia e o procedimento é bastante simples. Na verdade, os tutores costumam sofrer muito mais do que seus bichanos!

Tente não passar o seu nervosismo para ele. Afinal, seu companheiro sabe tudo o que você sente, não é mesmo?

Quando ele deve ser castrado?

Na maioria dos casos, a castração de gatos machos acontece após os seis meses. Porém, essa prática vem mudando. Hoje em dia, gatinhos machos podem ser castrados a partir de oito semanas. A castração pediátrica pode trazer inúmeros benefícios para seu filhotinho. 

É muito importante lembrar que a castração deve ser feita o quanto antes. Quando a castração é feita quando o gatinho ainda é um filhote, sua qualidade de vida no futuro será bem melhor.

Nos gatos adultos, a castração pode aumentar os riscos de problemas como obesidade e o desenvolvimento de diabetes. A diminuição nos casos de câncer de próstata e de testículos é um dos maiores benefícios para os felinos. 

A castração é o passo mais importante para diminuir o número de gatos abandonados nas ruas e de acidentes envolvendo felinos.

Meu gatinho vai mudar sua personalidade?

Um pouco. Pode ser que depois da castração seu gatinho fique um pouco mais calmo e preguiçoso. Mas, isso não é uma regra!

O que já está comprovado com estudos científicos é que os gatos aumentam a alimentação após a castração. Por isso, é muito importante que a alimentação dos animais castrados seja controlada. Oferecer rações especiais pode ajudar a diminuir o risco de obesidade e de diabetes. 

A castração de gatos machos também traz um alívio para quem tem mais de um bichano na casa: o fim pela disputa de território. Gatos machos costumam fazer xixi para demarcar seu território e determinar a hierarquia. A castração inibe esse hábito, o que ajuda muito a controlar o possível odor de urina na casa.

Se você adotou um gatinho já adulto, seu caso é ainda mais urgente! Vale a pena castrar seu bichano logo que possível. Ele pode querer sair de casa para se encontrar com uma gatinha e acabar sofrendo um acidente. Proteja o seu novo amigo! 

Que tal saber mais sobre o pós-cirúrgico do seu gatinho? Venha descobrir tudo em pós-castração: o que fazer?

Postagens relacionadas
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
doenças de gatos
5 doenças de gatos que você precisa conhecer e como tratá-las
Caixa de areia para gatos
Caixa de areia para gatos: um guia para deixar tudo limpinho
Gato no cio: aprenda como cuidar das fêmeas
Gato no cio: aprenda como cuidar das fêmeas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora