Siga-nos
areia de gato

Como conservar a areia do gato? Dicas para ela durar mais tempo

Como bons donos de felinos que somos, sabemos muito bem que é preciso trocar a areia da caixa do gato com certa frequência, de modo a se certificar que ela não exale odores desagradáveis ou que se torne propícia para desenvolver doenças. A quantidade ideal de trocas, porém, vai depender do tipo de areia utilizada, de quantos gatos você tem em casa e quantos usam a mesma caixa.

No entanto, é possível adotar algumas dicas que tornem possível fazer com que a areia do gato dure mais tempo. Quer saber como? Então confira as dicas que preparamos para você neste post:

Use areia de qualidade

O primeiro passo para garantir que a areia utilizada dure por mais tempo, certamente, não poderia ser outro: é imprescindível utilizar um produto de qualidade.

Se a sua intenção é ter um bom custo-benefício, não adianta escolher apenas a areia mais barata. É preciso avaliar qual é mais agradável para o animal, que não forma uma espécie de lama (que provoca bastante bagunça), se é capaz de bloquear odores e não provoca nenhum problema de saúde ao pet.

Mantenha a caixa sempre limpa

A chance de o seu gato não fazer xixi ou cocô porque encontrou a caixa de areia suja, é muito grande. Esse hábito, quando acontece muitas vezes, pode fazer com que ele desenvolva problemas urinários e que perca o costume de utilizar o item quando sentir necessidade — e não é isso o que você quer, não é mesmo?

Utilize-a de maneira adequada

Percebeu que o seu pet fez as necessidades na caixa? Vá, retire a área afetada e reponha se for necessário, pois é indicado mantê-la sempre com uma altura confortável para o uso do felino.

Alguns tipos, como a areia higiênica Hello Kitty, formam torrões quando o animal faz xixi, o que facilita a limpeza e remoção do material e ainda evita que você tenha desperdício.

Outra dica primordial para que a areia dure mais é utilizá-la da maneira adequada. Portanto, é preciso seguir algumas dicas, como:

  • encha a caixa com cerca de 5 a 7 cm de areia, de modo que ela esteja com a altura correta;

  • tenha em casa uma pá vazada, pois ela permite que o torrão formado seja retirado e separa o excesso de areia que ainda está limpo;

  • reponha a areia a cada limpeza, já que assim o torrão não grudará no fundo ou prejudicará a limpeza da caixa.

Além disso, por mais que a sua intenção seja adotar algumas técnicas para tornar maior a duração da areia do gato, não se esqueça de que ele é um animal muito higiênico e que pode parar de utilizar a caixa, caso ela esteja em uma situação em que ele julgue inadequada.

Gostou dessas dicas de como fazer com que a areia do gato dure mais tempo e quer ter sempre acesso a informações sobre cuidados com felinos? Então assine agora a nossa newsletter e receba todas as dicas que compartilhamos em sua caixa de e-mail!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora