Siga-nos
Como cortar unha de gato sem machucar o pet

Como cortar unha de gato sem machucar o pet

Você é do tipo que cuida super bem do seu gatinho, mas na hora de cortar as unhas dele se atrapalha, com medo de machucá-lo? Ainda por cima, ele faz birra e você se rende diante de tamanha fofura? A seguir, veja como cortar unha de gato e resistir ao charme – e rebeldia – dos felinos!

A importância de cortar as unhas dos gatos

Os gatos costumam usar as unhas para escalar, se defender e como uma forma de arranhar para marcar o território. O problema é que, geralmente, esse “território” pode ser o seu sofá, aquela sua blusa nova, o capô do seu carro ou, até mesmo, você.

Por isso é importante aparar as unhas do bichano com certa frequência. Alguns proprietários costumam cortar uma vez por mês, enquanto outros cortam a cada 15 dias. Você é quem vai escolher o período adequado para renovar essa missão. Lembre-se: cortar as unhas não é um processo doloroso para o seu gatinho. Basta ter cautela.

O que você vai precisar

Além de um pouco de paciência, você vai precisar de um cortador de unhas próprio para gatos. É um objeto muito parecido com um alicate, mas que tem a parte cortante arredondada. Ele pode ser facilmente encontrado em lojas pet shops a um preço bastante acessível. O uso de uma tesoura comum não é recomendado, porque pode machucar o seu gato.

Passo a passo: como cortar unha de gato

1. Escolha um local confortável

Para que o seu gatinho se sinta seguro, procure um lugar agradável na sua casa para realizar essa tarefa. É importante também que o local seja bem iluminado, para que você possa ver bem o ponto certo do corte.

2. Faça com que ele fique bem tranquilo

Se o peludo estiver agitado, brinque um pouco com ele. O ideal é que permaneça calmo, para não ficar se mexendo na hora em que você estiver manejando o cortador de unhas.

3. Procure a melhor posição 

Muitas pessoas costumam cortar as unhas de seus gatos no próprio colo, com o animal em pé. Outras, preferem colocá-lo sobre uma mesa ou pia. O importante é encontrar uma posição que seja, ao mesmo tempo, confortável para ele e seguro para você.

4. Segure firme uma das patinhas e aperte um pouco

Ao apertar levemente o centro da pata, as unhas ficam mais visíveis. Observe que existe uma área mais rosada, que é o local aonde ficam os vasos sanguíneos. A parte que deve ser cortada é só a pontinha da unha. É um pedaço bem pequeno.

5. Faça pequenos intervalos para acariciar a barriguinha dele

O seu gato pode ficar estressado se não tiver o hábito de cortar as unhas. É normal. Basta um pouco de carinho e tudo estará resolvido. Pode passar para a próxima pata!

Cortar unha de gato pode parecer uma tarefa complicada, mas não é. Se for para você se sentir mais seguro, peça para um veterinário aparar a primeira vez. Assim, você pode observar com atenção como ele faz e, nas próximas vezes, vai fazer tudo certinho, sem medo de machucar o seu pequeno felino.

Viu como cortar unha de gato pode ser simples? E você, tem alguma outra dica para ajudar a acalmar o seu gatinho nesses momentos? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
8 Comentários
  • Queria sugerir como tema a esporotricose, minha gatinha Virgínia está fazendo o tratamento. Busquei muito na internet sobre o tema é na maioria das vezes os sites só te assustam muito a respeito da doença.

  • Olá boa tarde!
    Parabéns pelo blog, muito útil e esclarecedor!!Tenho uma dúvida, tenho uma gatinha a Mel, ela tem 7 meses e operou com 6 meses.Ela foge de casa todos os dias pela manhã e durante a madrugada as vezes. Pensei que após a castração ela ia ficar mais calma em casa. É normal ela querer sair todos os dias? Sei que tem uns gatos no cio que andam com ela.Devo deixar ela sair assim mesmo?

    • Oi Marcos, depende de cada gato, alguns depois de castrar param de sair de casa, outros continuam. O ideal é que você proteja sua casa para que ela não consiga sair. No começo ela vai reclamar porque estava acostumada com as voltinhas, mas logo ela se acostumará. Falamos isso porque acreditamos que gato feliz é gato protegido e saudável, na rua além da maldade humana e atropelamentos, ainda há o risco de contrair doenças. Gatos dormem a maior parte do tempo, por isso vivem muito bem em ambientes pequenos. Quando você estiver em casa tente brincar com ela e dar atenção para que ela não sinta mais vontade de sair! Abs Equipe Areia de Gato

  • Seria interessante falar sobre gato criptorquido. Ñ sabia nada sobre isso. Descobri passando por isso com meu filhote. Ñ encontrei nada que pudesse informar na net. Apenas dois casos que um ñ tinha condições financeiras p fazer a cirurgia e o outro ñ autorizou. O veterinário q operou meu gato disse q foi a cirurgia mais difícil que ele já fez. Mas graças a Deus meu pequeno está ótimo.

  • É a primeira que leio blog. Adorei. Acho que vou me arriscar a cortar as unhas do Hans.

  • Muito obrigada, Euziel! Um abraço!

  • Olaaaa, amei o blog, agora fica ainda mais fácil trocar informações. Meu gatinho o Jhom corta a unha todo mês, no início levei no pet, mas depois tive mais segurança, e hoje faço eu mesma. E super tranquilo, mas tem que ser feito com muita segurança, para não machucar o gatinho. Queria deixar uma sugestão de tema: CASTAÇÃO, algo que para mim está sendo motivo de muitas pesquisas, já que o Jhom passará pelo procedimento no dia 25/05. Lambeijos

    • Olá Nayara, que bom que está gostando do nosso blog! Agradecemos sua sugestão de tema e já te adianto que iremos falar dele em breve! Em relação ao seu gatinho fique tranquila, o procedimento é simples e a recuperação é bem rápida! Se puder procure um veterinário com boas referências! Vai dar tudo certo! Abs, equipe blog Areia de Gato

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora