Siga-nos

Como criar um gato? Veja o que você deve fazer para ter um felino feliz

Como não amar os gatos? É sempre uma alegria chegar ao lar e ser recepcionado com uma boa “esfregada nas pernas”! E quando, ao acordar, ficam aninhados ao nosso lado, curtindo um momento de preguiça? Ou se deitam na frente do notebook, pedindo por um pouco de atenção e carinho?

Se você também é um amante dos gatos, está pensando em ter um em casa, mas não se sente pronto para cuidar dele, não se preocupe! Escrevemos este post para que você prepare o seu lar e garanta que o seu pet seja muito feliz! Confira:

Como criar um gato?

Mantenha o cartão de vacina em dia

Ao longo do primeiro ano de vida de um gato, muitas serão as vacinas que ele deverá tomar. A primeira dose acontece quando ele completa 60 dias — uma polivalente v3 ou v4.

A diferença entre essas duas vacinas é a quantidade de antígenos (anticorpos) que elas contêm. Enquanto que a V3, conhecida como tríplice, age na prevenção de 3 doenças — Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose — a V4, chamada de vacina quádrupla, atuará na prevenção dessas doenças e, também, da Clamidiose.

Aos 90 dias, ele recebe o reforço da polivalente e o mesmo acontece quando ele tiver 120, quando também vai tomar a vacina antirrábica.

Para evitar outros tipos de doenças, é preciso também que ele seja vermifugado. A vermifugação é dividida em três doses — com 30, 45 e 60 dias. O ideal é repetir esse processo pelo menos uma vez ao ano.

Garanta a segurança do seu pet

Por mais que algumas pessoas não vejam problema em deixar o gato sair de casa, essa é uma prática que precisa ser eliminada. Tenha em mente que o seu animal de estimação corre sérios riscos na rua, podendo contrair doenças, entrar em brigas com outros animais, sofrer acidentes e engravidar, se estiver no cio.

O indicado é que todas as janelas do seu lar tenham tela, visando impedir tais “passeios” e até que ele caia — isso vai ser muito importante se você mora em um andar muito alto.

Além disso, todo cuidado é pouco na hora de sair de casa, já que ele pode escapar sem que ninguém perceba. Não se engane: gatos são muito espertos e conseguem alcançar lugares que você nem imagina.

Castre o seu gato o quanto antes

Quanto antes o gato for castrado, menores serão as chances dele desenvolver câncer. Alguns veterinários recomendam, por sinal, que o procedimento aconteça antes do primeiro cio, por volta dos seis meses de vida.

Além disso, a castração pode trazer outros benefícios. O felino pode se tornar mais calmo e não sentir tanta necessidade de sair de casa. É possível também que o gato macho não tenha vontade de marcar território, como fazer xixi em determinados lugares e arranhar móveis.

Saiba o tempo certo de desmame

A ansiedade de levar o gatinho para casa é enorme, não é mesmo? No entanto, é muito importante aguardar o tempo adequado de desmame, pois, assim, ele receberá todos os nutrientes necessários para ter uma boa saúde.

Isso pode levar entre 7 e 8 semanas e vai depender de quanto tempo vai demorar para a lactação da mãe diminuir e os primeiros dentinhos do filhote surgir.

Compre alguns brinquedos

Os brinquedos não serão essenciais apenas para entreter o felino. Alguns mordedores, por exemplo, podem ser úteis na fase de troca de dentes. Já o arranhador ajudará a evitar que ele destrua seus móveis.

Esperamos que agora você não tenha mais tantas dúvidas de como criar um gato e se sinta pronta para dar todo o suporte e amor que o seu animal de estimação precisa!

Quer mais dicas de como criar um gato? Então curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de todas as dicas e novidade que compartilhamos!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora