Siga-nos
105256-como-dar-remedio-para-gato-veja-aqui

Como dar remédio para gato? Veja aqui!

A situação já é terrível, afinal, ninguém gosta de ver o bichinho de estimação doentinho, não é mesmo? Porém, como diz o ditado, nada está tão ruim que não possa piorar, e chega a hora de dar remédio para gato!

A tarefa é, de fato, complexa! Os bichanos são ultrasseletivos e não se deixam enganar facilmente com os truques de misturar o medicamento na ração. Isso sem falar nas unhadas, nas mordidas — por mais calmo e manso que sejam — e na possibilidade de ver o remédio ser cuspido para fora da boca, mesmo com toda a trabalheira para fazê-los engoli-lo.

Ufa. Parece cena de filme de terror, não é? Parece, mas não precisa ser! Separamos 5 dicas práticas que auxiliarão você a superar essa tarefa quase impossível e ajudarão seu felino a recuperar logo a saúde. Acompanhe!

Passo a passo para dar remédio para gato

Antes de começar o procedimento, prepare o ambiente e também o psicológico. Os animais sentem quando seus donos estão apreensivos ou nervosos, por isso, tente conduzir a situação com calma e tranquilidade.

Caso seu gato seja muito agitado, é bom que você tenha a ajuda de mais alguém para dar o medicamento. Enquanto um segura o bichano, o outro dá o remédio. Isso facilitará a tarefa.

1. Prepare a medicação

Prepare a medicação que será dada ao animal, bem como as dosagens, e deixe tudo ao alcance das mãos. Se forem comprimidos, veja a necessidade de parti-los e faça isso antes de segurar o gatinho. Caso o remédio seja líquido, dê preferência à utilização de uma seringa para facilitar a administração. 

2. Traga o felino para o local em que será dado o remédio

Nessa hora, é muito importante usar um tom de voz leve e feliz para que ele se sinta seguro. Brinque com seu gatinho para que ele gaste energia e não fique agitado durante o procedimento.

3. Posicione o animal no chão

A melhor maneira de dar remédio para o seu gato sem a ajuda de outra pessoa, é posicionando-o no chão, de costas para você. Então, você deve se ajoelhar e colocá-lo entre as suas pernas (que o ajudarão a imobilizar o bichano, deixando as mãos livres). Essa técnica é essencial para evitar acidentes com unhadas e mordidas

4. Tenha o remédio em mãos e segure a cabeça do felino em direção ao teto

O jeito certo de segurar a pílula é entre o polegar e o indicador (e sempre com a mão com que se tem mais habilidade). O mesmo vale para a seringa. Com a outra mão, segure com firmeza a cabeça do seu gatinho, sendo que o polegar pressionará um lado da mandíbula e os demais dedos pressionarão o outro lado.

Ao fazer seu bichano olhar para o teto, automaticamente, a mandíbula inferior se abrirá. Com os dedos livres da mão que está segurando o comprimido, pressione para baixo os caninos inferiores.

5. Coloque o remédio na boca do felino

Rapidamente, coloque o comprimido dentro da boca do animal, o mais fundo possível. No caso da seringa, coloque sua ponta na boca do felino, no espaço atrás do canino, até que ultrapasse os dentes. Essa área possui apenas alguns dentes pequenos.

Dica: existem aplicadores de comprimidos que ajudam a administrar o comprimido sem que se coloque a mão dentro da boca do gato.

6. Segure a boca do gato fechada

Para evitar que o gato cuspa o comprimido, segure sua boca fechada e coloque sua cabeça em posição normal para facilitar a deglutição.

No caso de comprimidos, você pode passar um pouco de azeite ou manteiga para facilitar que o bichano engula o remédio. Se for líquido, é normal que ele cuspa um pouco, mas não repita a dosagem.

Dica: quanto mais tranquilo você estiver, mais fácil será o processo. Paciência é fundamental, e somente a prática leva à perfeição! Lembre-se de também acalmar o animal depois de medicá-lo, para que as próximas vezes sejam ainda mais tranquilas.

Com essas dicas, dar remédio para gato será uma tarefa menos complicada para donos e felinos. Pode apostar!

Quer saber mais sobre o incrível mundo dos bichanos? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora