Siga-nos
Como ensinar o gato a usar caixa de areia

Como ensinar o gato a usar caixa de areia

Os gatos naturalmente gostam de fazer suas necessidades em lugares que tenham terra ou areia. Ou seja, se você mostrar a eles uma caixa de areia, eles facilmente farão uso dela. Se isso for ensinado logo nos primeiros dias em que ele for levado para casa, ele vai aprender muito mais rápido. Apesar de parecer simples, é preciso encontrar a caixa certa e incentivar o seu uso. No post de hoje vamos dar dicas de como ensinar o gato a usar caixa de areia. Confira!

Escolha os materiais adequados

Primeiramente, é preciso saber que não é qualquer caixa que agrada o gato. É preciso que ela seja grande, pois os filhotes crescem rápido e os gatos já crescidos necessitam de um espaço maior. 

Porém, é preciso atentar-se à altura da caixa. Ela deve ser acessível para os filhotes, facilitando sua entrada. É possível encontrar também modelos que são fechados, esses modelos são úteis para gatos que costumam ser mais bagunceiros. Outra vantagem é a diminuição do mau cheiro, principalmente em lugares pequenos. 

Na hora de comprar a areia, prefira uma marca sem perfume – felinos não gostam de fragrâncias. Não se esqueça de comprar também uma pá para fazer a limpeza da areia.

Apresente a caixa de areia ao seu gato

O primeiro contato com a caixa deve ser em um lugar tranquilo e de fácil acesso, e claro, que respeite a privacidade do bichano. Procure escolher um lugar visível e à disposição do gato, mas que seja distante da sua comida. Gatos não gostam da presença da caixa de areia perto de sua refeição. Caso seja necessário alterar o local da caixa do gato, faça isso aos poucos.

Assim que o gato chegar em casa pela primeira vez, coloque-o dentro da caixa imediatamente para que ele possa se acostumar com a textura da areia e com o cheiro dela. O ideal é que ele seja colocado após as refeições e assim que acordar. 

Caso o gato faça suas necessidades fora da caixinha, leve-o imediatamente à caixa, para que ele entenda que ela é o “banheiro” dele. Evite castigá-lo se ele não usar a caixa, em vez disso, elogie-o ou acaricie-o sempre que ele acertar o lugar. Esse comportamento pode ser demarcação de território e ocorre em gatos não castrados, nesses casos, a castração é a melhor opção.

Vale lembrar que existem gatos que aprendem imediatamente para o que serve a caixinha de areia, mas, outros precisam de mais paciência e pode ser que seja necessário levá-lo à caixa mais de dez vezes ao dia. Por isso, tenha calma.

Seu gato parou de usar a caixa de areia? Entenda os motivos

  • Gatos gostam de privacidade, se você deixou a caixa de areia em um lugar movimentado, barulhento e exposto, provavelmente fará com que o gatinho não se sinta confortável em depositar suas necessidades naquele local. Prefira sempre lugares reservados;
  • O gato precisa entender que a caixinha de areia é o lugar ideal, por isso, caso ele faça suas necessidades em um lugar diferente, não o castigue e coloque-o na caixa, pois ele pode identificar que a caixa de areia é um lugar de punição;
  • O gato também pode ter problema com o tipo de areia depositada na caixa. Experimente mudar a areia até encontrar a que ele se adapte. 
  • Faça a limpeza da caixa diariamente, pois os gatos não gostam de aliviar-se em áreas sujas. Se você não retirar as sujeiras do local, ele procurará um lugar mais limpo para fazer de banheiro.

Os gatinhos aprendem muito rápido que a caixa de areia é o seu banheiro, mas caso ele insista em depositar suas necessidades em outro local, tenha paciência e procure facilitar a vida do bichano, escolhendo uma caixa acessível, com a areia apropriada e no lugar ideal. Além disso, se o problema persistir, é importante procurar um veterinário a fim de analisar o motivo do comportamento do gato. 

Para saber mais sobre o assunto baixe nosso e-book “Tudo que você precisa saber sobre a caixa de areia para gatos” e fique por dentro do mundo dos felinos!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora