Siga-nos
Como fazer gato parar de morder?

Como fazer gato parar de morder? Aprenda aqui!

A grande maioria dos gatos domésticos são pacíficos e tranquilos por natureza. Eles não querem propositalmente morder ou arranhar, muito pelo contrário, os gatos evitam ao máximo situações em que isso ocorre. Porém, alguns deles podem ferir seus donos e, além de a mordida ser dolorosa, a ferida pode gerar infecções. No artigo de hoje, trouxemos algumas dicas de como fazer gato para de morder. Quer saber como? É só continuar a ler esse post!

Aprenda como reagir a mordidas do gato

A melhor maneira de ensinar um gato a não morder é saber reagir quando isso acontece. Primeiramente, mantenha a calma. Nada de bater, gritar ou perseguir o gato pela casa. Isso só fará com que ele se assuste e fique nervoso e confuso. Assim que o gato provocar a mordida, saia do lugar e mantenha as mãos longe do alcance dele.

Evite acariciar o gato após a mordida e demonstre reprovação. Retire-o lentamente de seu colo e remova-se da situação. Outra opção é fazer uso do método vocal corporal. Sempre que ele morder, diga em tom autoritário a palavra “não”, ao mesmo tempo em que aponta o dedo para ele com olhar de desaprovação. Feito isso, saia do ambiente e ignore o gato por cerca de alguns minutos.

Ensine os limites paras as brincadeiras

Quando o gato morder durante as brincadeiras, retire a mão imediatamente e grite alto, demonstrando dor. Após isso, sinalize que a brincadeira acabou. Com isso, o gato aprenderá que morder faz com que a brincadeira acabe e evitará fazer isso.

Dê brinquedos ao gato

Brincar sempre com as mãos pode fazer com que o gato seja mais descuidado na hora de morder. Fornecer brinquedos que não imitem partes do corpo humano é uma ótima opção. Varas de pescar (varinha com uma pena na ponta, simulando uma passarinho ou um outro bichinho – eles adoram!), ratos de borracha e lasers são algumas opções de brinquedos adequados.

Deixe que o gato brinque bastante

A ideia aqui é estimular o comportamento mental do gato para que ele queime todas as energias acumuladas. Um gato cansado é muito menos predisposto a morder e atacar do que um gato entediado e cheio de energia.

Coloque o gato para correr atrás de um brinquedo até cansar. Sessões diárias de brincadeiras devem ser organizadas, durante 5 a 10 minutos.

Considere a castração como uma opção

Gatos que não são castrados são muito territoriais, e, apesar de isso não significar agressividade, a castração possui um efeito tranquilizante ao animal, fazendo com que o gato seja mais social e caseiro.

Reconheça os sinais que antecedem a mordida

Alguns sinais indicam que o gato está pronto para morder. Pupilas dilatadas, pele ondulada e escassez de ronronamento podem ser indícios de que o gato vai atacar. Além disso, ele pode rosnar em tom baixo e rouco enquanto abaixa as orelhas e abre a boca para morder.

Mas, vale lembrar que quando um gato está brincando, ele também possui as pupilas dilatadas. Por isso, analise a linguagem corporal como um todo.

Existem milhares de métodos que servem para desencorajar a agressividade de um gato. Mas, a maioria deles são mais propensos a piorar o problema do que de fato ajudar. Reações agressivas não são bons métodos de se criar um relacionamento afetivo e interativo com o seu gato. Por isso, siga as nossas dicas e aproveite mais o tempo que passa com o seu gatinho!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
15 Comentários
  • A Bella morde demais…ela me adotou no inicio do ano 2018 e logo no primeiro dia ela se mostrou muito mansa e carinhosa…mas em seguida já começou a morder…e morde muito, é só a gente começar a toca-la que ela morde. As vezes quero acaricia-la mas tenho medo. O que fazer.

    • Oi Edna, se ela ainda for filhote pode ser que está trocando os dentes de leite por permanentes, então é natural esse comportamento. Alguns gatos gostam de morder para brincar, então tente oferecer brinquedos que ela possa morder à vontade. Utilize catnip, erva do gato, para estimular as brincadeiras. Aos poucos ela vai parar de morder com tanta frequência. Abs, Equipe Areia de Gato

  • Muito obrigado pelo tok, chartreux e ele morde muito forte. O outro que eu tinha era um vira lata e não mordia assim

  • Olá, tenho um gato de 5 anos que peguei na rua ainda filhote, tinha uns dois meses, cuido com muito amor e carinho, mas sempre que ele é contrariado e não tem a sua vontade atendida ele ataca e morde. Já tentei de todas essas dicas ao longo desses anos e nada adianta. Ele não era assim quando filhote, e eu nunca maltratei e muito menos bati. O que pode ter deixado ele com esse temperamento agressivo assim? Será que ainda existe algo que eu possa fazer para melhorar isso? Ele já é castrado!
    Obrigada

    • Oi Gabriella, nós acreditamos que o melhor é educar seu gatinho através de recompensa e não com punição. Então, sempre que ele se comportar bem agrade-o bastante, ofereça coisas que ele goste, como petiscos por exemplo. Outra coisa que pode funcionar é estimular ele com brincadeiras, pode ser que ele esteja com muita energia acumulada e entediado também e por isso está desencadeando essa agressividade. Compre, ou faça você mesmo, uma varinha com uma pena na ponta. Você brincará com ele simulando os movimentos de um pássaro, gatos amam caçar e isso com certeza fará ele correr muito, gastando bastante energia. Abs, Equipe Areia de Gato

  • Oi preciso de ajuda adotei um gatinho ele 4 mês. Ele morde muito, preciso ensina para morde, não sei como fazer.

    • Oi Maria, nessa idade é normal eles morderem pois estão trocando os dentes de leite por dentes permanentes. Assim que toda a troca de dentição terminar ele vai parar de morder assim. Abs Equipe Areia de Gato

  • Ola!tenho um gatinho!esta soltando muito pêlo!
    Passo a escovinha mas mesmo assim continua de mas!o que fazer.

  • Vera Regina da Silva
    Responder

    Desejo saber se a areia de sílica faz mal aos gatos, e se faz oque pode causar???

    • Oi Vera, alguns veterinários acreditam que a areia feita de sílica pode causar problemas respiratórios e pulmonares nos gatinhos, porém não há estudos específicos que comprovem isso. Sabe-se que em seres humanos ela é muito prejudicial podendo causar até câncer pulmonar, por isso não indicamos a sílica como opção de areia para o seu gatinho! Abs Equipe Areia de Gato

    • Carmen Catelli do Amaral
      Responder

      Eu não gostei dessa areia de sílica, a durabilidade era mínima e a urina ficava debaixo da areia, sem fazer bolinha. Comprei só uma vez… Como eu sempre digo, a areia tem que agradar o dono do gato rs

  • Adotei um gatinho de rua no meu trabalho .A loja pegou fogo daí o trouxe p casa mas ele quando dorme se bate muito até se urina. Parece , estar sonhando mas é muito forte se bate muito e até machuca quem estiver perto.Será que tem algo que possa fazer p ele parar ? Obrigado desde já.

    • Oi Luciana, nesse caso é importante você levar seu gatinho ao veterinário para entender o que pode estar ocorrendo com ele! Aproveite para marcar a castração se ele ainda não tiver sido castrado! Boa sorte!

  • Boa tarde crio tres felinos lindos dou muito amor e ja faço a maioria dessas instruções pois sempre criei gatos.so me preo cupa deles serem castrados e ainda gostarem de ir para rua a noite.não vão para longe mas saem.me preocupa por causa dessa doença que esta por ai se espalhando.Eu semore dei liberdade para eles e todos que tive que muito embora castrado foram embira e nunca mais os vi.dizem que são fatos andarilho? Obg pela oportunidade de me expressar.

    • Oi Iara! Gatos não precisam sair de casa como muitas pessoas pensam. Seria muito bom se ao sairem de casa tivéssemos a certeza de que nada de mal iria acontecer não é mesmo? Mas isso não é uma realidade, as ruas representam um risco muito grande para os gatos pois além de correrem o risco de atropelamentos, brigas com outros gatos, contaminação por doenças, ainda tem a maldade humana. Infelizmente muitos gatinhos não voltam porque perdem suas vidas nessas voltinhas. Se puder mantenha-os em casa, no começo eles vão sentir falta mas nada que não se acostumem depois. O ideal é que eles possam se exercitar dentro de casa, brinque com eles um pouquinho todo dia. Dê bastante atenção e carinho e pronto, eles viverão muitos anos ao seu lado! Boa sorte e agradecemos seu contato!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora