Siga-nos
obesidade em gatos

Como lidar com a obesidade em gatos?

Assim como acontece com os humanos, a obesidade em gatos tem cada vez mais aumentado e está se tornando uma questão preocupante. Por conta disso, o ideal é estar sempre atento a alterações na estrutura física dele e também com o comportamento, de modo a evitar que isso se torne um problema.

No post de hoje, saiba como identificar se o seu gatinho está obeso, como isso pode prejudicar a saúde dele e o que fazer para ajudá-lo. Confira:

Como identificar que o meu gato está obeso

As causas mais comuns para o ganho de peso dos gatos são o aumento da ingestão de alimentos, como ração e petiscos, e a falta de atividades físicas. O normal é que o peso do seu gatinho varie entre 3 e 4 kg (fêmeas) e 4 e 5 kg (machos) — dependendo também do porte e raça.

Além de perceber visualmente se o seu gato engordou, existe alguns outros métodos que podem apontar o ganho de peso. Um deles é passar a mão nas costelas dele e ver se onde deveria estar uma “cintura” apresenta uma boa camada de gordura. Um gato que esteja com o peso ideal estará, consequentemente, com a estrutura esguia e esbelta.

Problemas de saúde causados pela obesidade em gatos

Engana-se quem pensa que um gato “fofinho” está sadio. Ter uma grande quantidade de gordura corporal causa diferentes malefícios. A obesidade em gatos pode, por sinal, desencadear uma série de problemas de saúde, como:

  • Diminuição da expectativa de vida;

  • Desenvolvimento de doenças cardiológicas, osteoarticulares e no fígado (como a Lipidose);

  • Dermatites;

  • Diabetes;

  • Doenças metabólicas;

  • Dificuldade de locomoção;

  • Complicações respiratórias.

Como posso ajudar o meu felino

Ao perceber o aumento de peso, procure um veterinário para identificar qual o motivo para isso estar acontecendo — é importante saber se é por conta de problemas genéticos ou de saúde, por exemplo.

Se foi diagnosticado que o seu felino está obeso e você quer ajudá-lo a perder peso e a ficar mais saudável, siga as dicas que preparamos para você — mas saiba que pode levar até um ano para que ele retorne ao peso normal.

  • A embalagem da ração informa a quantidade diária indicada para alimentar um gato, de acordo com a idade e peso — siga essas instruções com atenção;

  • Considere, com a orientação do veterinário, a viabilidade de trocar a ração dele por uma que tenha menos calorias e que seja considerada light;

  • Diminua a quantidade de petiscos;

  • Procure brincar mais com o seu gatinho, de modo a incentivá-lo a fazer atividades físicas.

É importante frisar novamente que você deve contar com o auxílio e orientação de um veterinário. Ele saberá identificar as causas do aumento de peso e qual o tratamento mais indicado para o seu gatinho! Tenha em mente que a obesidade em gatos é mais grave do que parece e que eles precisam de toda ajuda dos donos para ficarem com a saúde em dia!

Agora que você já aprendeu a lidar com a obesidade em gatos, leia o nosso post sobre como deixar o seu gato feliz e saudável!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
2 Comentários
  • Silvana Pereira Rodrigues
    Responder

    Tenho um gato macho castrado, mas que urina em quase tudo, acredito que querendo marcar território. Na verdade tb tenho 2 fêmeas que são castradas tb e fazem o mesmo. Coitados dos nossos travesseiros, bolsas, roupas esquecidas em cima da cama, se dermos mole, já era!! Quero uma dica pra evitar isso! Obrigada!

    • Silvana, é importante que tenha em sua casa uma caixa de areia pra cada gatinho e que ela seja limpa duas vezes por dia pelo menos. Se estiver tudo certo com as caixinhas você precisa eliminar o cheiro da urina nos lugares que eles estão fazendo fora, como o cheiro é forte eles voltam para esses lugares pois acham que ali é o certo. Alguns casos de gatos que fazem xixi fora da caixinha também podem ser para chamar atenção, se alguma coisa mudou na casa e no comportamento de seus donos eles podem estar reagindo para demonstrar alguma insatisfação! Abs Equipe Areia de Gato

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora