Siga-nos
conheça a incrível historia dos gatos domésticos

Conheça a incrível história dos gatos domésticos

Você sabia que nem sempre os felinos foram animais domesticados? Se hoje eles ainda apresentam um perfil mais independente e características de um bom “caçador”, podendo ser carinhoso ou arisco em momentos diferentes, esses são alguns dos reflexos das características que herdaram de seus ancestrais.

No post de hoje, vamos explicar como que os gatos domésticos, parentes de animais selvagens, como leões e tigres, se tornaram o nosso querido animal de estimação. Confira:

Os gatos domésticos através dos anos

Acredita-se que os felinos foram domesticados há 10 ou 12 mil anos e não há um local específico, pois foram encontrados sinais arqueológicos em diferentes lugares ao redor do mundo em que a domesticação do animal acontecia.

Em Israel, por exemplo, existe uma das evidências mais antigas, pois foi encontrado um dente molar que pode ter cerca de nove mil anos. Na mesma região, em Israel, existia uma estátua de marfim de um felino, com mais de 3500 anos.

Como e por que foram domesticados

A existência de camundongos e os lixos espalhados nas ruas foram alguns dos atrativos para que esse animal passasse a habitar os vilarejos. Por ser independente e não causar qualquer tipo de transtorno aos habitantes, a convivência entre eles era tranquila.

A presença dos felinos no dia a dia dos Egípcios foi muito representada em pinturas. Nelas, eles eram retratados se alimentando em tigelas, usando coleiras e até sentados em cadeiras.

Gatos considerados deuses

A deusa Bastet era uma das principais divindades do Egito e tinha a forma de um felino. O amor desse povo pelos gatos era tanto que eles passaram a adorá-lo — eles também mumificavam e enterravam, junto aos entes queridos, o animal.

Para que o gato estivesse presente apenas na cultura egípcia, foi proibido que ele fosse exportado para outros lugares. No entanto, era comum a presença de gatos em muitos navios, sendo espalhados para outros locais e seguindo as rotas comerciais com a Grécia e Roma, chegando ao Império Romano, por sinal.

Não há ao certo uma data de quando os felinos passaram a existir na América. Porém, nos manuscritos de Cristóvão Colombo e outras pessoas que faziam parte da tripulação de seus navios, há muitas evidências de que eles traziam gatos a bordo nas viagens.

Relação entre os felinos e os homens

Um dos principais fatores que contribuíram para tornar possível domesticar um gato é a facilidade que ele teve para se relacionar com os homens e os ambientes em que eles viviam. E é por conta de suas origens que gatos domésticos são considerados mais livres e capazes de viverem por conta própria, sem demandar tanta atenção dos donos.

Além disso, eles ainda continuam evoluindo e se desenvolvendo conforme os anos vão passando, surgindo, assim, novas e exóticas espécies.

Já conhecia a trajetória e o processo evolutivo dos gatos domésticos? Sente que o seu animal de estimação ainda tem um “leãozinho” na essência? Compartilhe com a gente as suas experiências com o seu pet e o que você achou da história dele!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora