Siga-nos
Cuidados com o gato: saiba como acabar com o tédio do bichano

Cuidados com o gato: saiba como acabar com o tédio do bichano

Quem possui um felino como bichinho de estimação sabe: apesar de eles viverem em plena harmonia com seus donos dentro de casa ou do apartamento, é importante mantê-los sempre animados e felizes, oferecendo cuidados para que o gato não fique entediado.

Caso esteja pensando em adotar um bichano, é importante saber que os cuidados com o gato vão além de oferecer uma boa alimentação e levá-lo ao veterinário: é necessário proporcionar diversão e atividades que mantenham seu animalzinho entretido.

Para isso, também é importante entender os sinais que ele apresenta quando está entediado. Preste atenção e aprenda a interpretar seu felino de estimação:

Sinais que o gato apresenta quando está entediado

Quando os bichanos ficam muitas horas sozinhos, eles podem se sentir entediados ou tristes, pois não recebem incentivo mental ou físico suficiente ao longo do dia. Essa falta de estímulo pode causar desânimo e até doenças. Nesses casos, eles costumam demonstrar alguns sintomas que devem ser sempre observados. Confira alguns:

  1. Comportamentos repetitivos: O gato costuma se lamber sem parar e repetir alguns movimentos como morder a própria pele e arrancar os pelos, podendo até mesmo causar feridas;

  2. Inatividade em grandes períodos: Apesar de dormirem muito, os gatos tendem a ficar mais desanimados quando não recebem atenção suficiente, tornando-se inativos por longos períodos;

  3. Comilança durante o dia: Assim como os seres humanos, os felinos entediados passam a comer mais e não ficam satisfeitos facilmente, correndo o risco de se tornarem obesos.

Além desses sinais, o seu bicho pode apresentar outros, como miar alto sem razão aparente, se esconder com frequência e deixar de usar a caixa de areia como fazia antes. Por isso, fique atento à linguagem corporal do seu bichinho de estimação. 

Como acabar com o tédio e manter os cuidados com o gato?

Para acabar com a monotonia da rotina do seu felino, existem algumas dicas importantes que devem ser seguidas. Confira algumas:

Diversão com alimentos

Uma ótima dica é fazer com que o felino procure pelo alimento dele. Separe um pouco da ração e esconda em alguns pontos da casa, dando pistas para que ele possa caçar.

Quebra-cabeça

Pegue um recipiente de plástico, faça aberturas em volta dele e coloque mimos dentro. Depois disso, pendure em algum lugar para que seu gato possa pular até alcançar o objeto. Ele se sentirá estimulado e terá momentos de diversão.

Escaladas e brinquedos

Existem alguns objetos que o felino pode escalar para caçar brinquedinhos ou aperitivos. Eles podem ser encontrados na maioria das lojas de produtos para animais. Além disso, bolas e bichinhos de pelúcias podem distrair seu animalzinho enquanto você estiver fora de casa.

Pesquisando aromas

Pegue algumas meias e coloque essências de aromas diversificados. Espalhe as meias pela casa, podendo fazer marcas pelo caminho. Seu gato ficará encantado com os cheiros e passará horas atrás das fragrâncias.

Canse-o

Antes de sair de casa, passe algum tempo brincando com o bichano, fazendo com que ele gaste um pouco de energia. Dessa maneira, ele ficará mais cansado, aproveitará os momentos que ficará sozinho para descansar e estará mais animado quando você retornar ao lar.

Por fim, lembre-se de que brincar e distrair seu felino fará com que você e ele possam ter algum tempo de entretenimento, trazendo felicidade e harmonia para ambos.

Nesse sentido, os bichos de estimação são como as crianças, pois também necessitam de carinho e atenção. Por isso, mantenha certos cuidados com o gato e aproveite para passar algum tempo agradável com ele, proporcionando ao seu bichinho bem-estar e uma vida mais saudável.

Gostou dessas dicas? O que você faz para acabar com o tédio de seu bicho? Deixe seu comentário e participe da conversa!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora