Siga-nos
Dentes de gatos: é normal eles caírem?

Dentes de gatos: é normal eles caírem?

Encontrar um dentinho do seu felino pelo chão da casa pode parecer bastante preocupante, não é mesmo? Existem diversos motivos que podem ocasionar a perda de dentes de gatos. Alguns deles são comuns e fazem parte do ciclo de vida do animal, outros merecem a nossa atenção. Continue a leitura e entenda até que ponto é normal que os bichanos percam os seus dentes.

Os gatos têm dentes de leite?

Assim como os humanos, os gatos também nascem sem dentes. Após a segunda semana de vida é que começam a surgir os primeiros dentinhos de leite. A partir de então, os felinos passam a comer alimentos pastosos. 

Dos 4 meses de vida em diante, inicia-se a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, que acompanharão o animal pelo resto da vida. Durante esse período, é comum que ele sinta um certo desconforto e fique mais seletivo quanto à alimentação. Portanto, vale a pena ficar de olho no comportamento do gato e na sua dentição.

Os dentes de leite são muito pequenos, por isso, não é comum que os tutores os vejam durante a troca da dentição. Em geral, os gatos acabam engolindo-os enquanto brincam ou se alimentam. Às vezes, o dente permanente, por nascer sobre o dente de leite, ocasiona acúmulo de placa bacteriana, dores e inflamações. Neste caso, é necessário consultar um veterinário para extrair o dente de leite.

Os felinos também têm problemas bucais?

Os gatos também podem apresentar problemas bucais, como gengivite, halitose felina, tártaro e lesão reabsortiva odontoclástica, uma afecção semelhante à cárie. Todas essas enfermidades podem ser evitadas com cuidados de higiene e boa alimentação. Além dos zelos diários, as visitas de rotina ao veterinário poderão ajudar a prevenir e tratar os problemas na boca do seu animal.

Se o veterinário julgar necessário, o animal poderá fazer a limpeza de tártaro no consultório. Alguns gatos nunca precisarão fazer esse tipo de limpeza, outro terão que fazer com frequência. Por isso, o acompanhamento de um profissional é fundamental. 

Quando negligenciadas, essas doenças podem causar a perda de um ou mais dentes, o que é bastante prejudicial à saúde do bichano, uma vez que a dentição influencia diretamente na alimentação.

Gatos idosos podem perder os dentes?

A partir do décimo primeiro ano de vida, o seu felino já pode ser considerado idoso. Durante essa fase, alguns cuidados especiais são necessários, inclusive em relação aos dentes. Isso porque, com o passar dos anos, formam-se crostas de tártaro no dente do animal, que pode ficar escuro e cair. O gato idoso também pode apresentar dificuldades para comer, portanto, ofereça uma alimentação mais pastosa e de acordo com as suas necessidades nutricionais. Durante essa fase, o acompanhamento de um veterinário é fundamental.

Quais cuidados devemos ter com os dentes de gatos?

Dois fatores são determinantes para manter a saúde bucal do gato e prevenir a queda de dentes: alimentação e higiene.

A ração pode ser uma boa aliada da saúde bucal dos gatos. Além de não conter substâncias prejudiciais aos dentes, esse alimento estimula o exercício de mastigação, que ajuda a eliminar a placa bacteriana dental.

Você também pode conversar com o veterinário sobre a escovação. No mercado, já existem diversos produtos com essa finalidade, desenvolvidos especialmente para gatos. Lembre-se: nunca use pasta de dente para humanos na boca do seu gatinho.

Agora que você já sabe que os dentes de gatos podem cair e quais são os motivos para que isso ocorra, fique de olho no desenvolvimento e na saúde do seu bichano! Dedique atenção especial a cada detalhe aprendido neste post e continue cuidando do seu felino com amor e carinho.

Como você cuida dos dentes do seu gato? Deixe sua resposta nos comentários!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
5 Comentários
  • Edson domicio de Barros
    Responder

    Meu gato tem 10 anos e caio o dente o que eu faço

    • Oi Edson, leve o seu gatinho ao veterinário para entender o motivo que gerou a queda do dente. Gatos podem perder dentes por diversos motivos. É importante que o veterinário avalie especificamente o caso do seu gatinho! Abs Equipe Areia de Gato

  • Puxa, que boa notícia.
    Hoje de manhã achei um dente do meu gato em cima da minha colcha e quase morri de susto, ele completa seis meses semana que vem, fiquei bem assustada e vim procurar notícias.

    Obrigada! 💖

  • Meu gato tem um ano, e apareceu sem a presa de cima, perdeu… mas, aparentemente o hálito tá normal e ele come normal também. Devo me preocupar?

    • Oi Clarisse, é importante levar o seu gatinho ao veterinário para entender o motivo da perda dessa presa. Pode ter sido uma pancada ou algo relacionado à saúde dele, é sempre importante investigar! Abs Equipe Areia de Gato

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora