Siga-nos

Diarreia em gatos: fezes podem indicar doenças ou má alimentação

Quem tem um animal de estimação sabe que é essencial ficar de olho em todos os sinais que o pet pode nos dar, seja ele comportamental ou caso apresente algum sintoma enviado pelo organismo. Entre eles, um que deve receber atenção redobrada é a diarreia em gatos.

Por ser uma alteração das fezes dos gatos, pode significar tanto uma doença ou sinal de que a alimentação dele não tem sido de qualidade.

Quer aprender a identificar o que as fezes do seu gato podem significar? Continue lendo este post e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Como são as fezes de um gato normalmente?

Os gatos costumam fazer as necessidades uma vez por dia. O normal é que as fezes apresentem um tom amarronzado, com consistência nem muito dura ou muito mole. Ter certo odor também é uma característica comum.

Portanto, é importante averiguar:

  • cor;

  • tamanho;

  • odor excessivo;

  • conteúdos estranhos;

  • forma;

  • consistência.

Fezes com manchas vermelhas ou esverdeadas, muito moles ou líquidas, com um odor mais desagradável do que o normal ou em mais quantidades do que o normal podem ser sinais de que tem algo errado com o seu animal de estimação.

O que a diarreia em gatos pode significar?

Dependendo do tipo de cocô que o seu gato fizer, ele pode ter diferentes motivos, como:

  • alteração na alimentação ou de má qualidade;

  • vírus;

  • parasitas;

  • colite;

  • câncer;

  • problemas no intestino ou no pâncreas;

  • hipertireoidismo.

Quais cuidados é preciso tomar?

Para evitar que o seu gato tenha diarreia, é importante tomar algumas medidas. Abaixo, listamos as principais.

Sempre observe as fezes do gato

Nós já falamos isso, mas é preciso reforçar. Se você conhece todos os hábitos do seu animal de estimação, vai ser capaz de reconhecer qualquer tipo de mudança de hábito dele, como é o caso da diarreia em gatos.

Portanto, quando for limpar a caixa de areia, observe todos os fatores que listamos sobre o cocô do felino e, também, se ele aumentou a frequência de “idas ao banheiro”.

Para identificar a coloração diferente nas fezes, tais como sangue, é importante utilizar uma areia de cor clara, como as areias Hello Kitty.

Garanta a boa alimentação do animal

Você também viu que mudanças na alimentação ou quando ela não é feita de maneira satisfatória são fatores que podem provocar alterações nas fezes do gato.

Portanto, converse com o veterinário sobre o que é preciso fazer para garantir que as refeições sejam suficientes para o pet, tanto em relação à qualidade como em quantidade. Rações com teor alto de corantes ou de sódio geralmente não são indicadas.

Mantenha as vacinas e a vermifugação em dia

Para evitar que ele pegue alguma doença ou parasita, garantindo, assim, a saúde do seu gato, o ideal é manter a vacinação e a vermifugação em dia.

Invista em uma areia de qualidade

Uma areia de qualidade vai fazer toda a diferença para a observação das fezes de um gato. As areias higiênicas biodegradáveis, por exemplo, têm boa durabilidade, não provocam alergias, não se espalham pela sua casa e formam torrões que facilitam a limpeza da caixa. Ou seja, facilitam a sua vida e também garantem a adaptação e qualidade de vida do animal.

Deu para perceber a importância de ficar sempre de olho nas fezes do pet? Dessa forma, ao menor sinal de diarreia em gatos você já pode correr com ele para o veterinário, caso seja necessário.

Gostou dessas dicas? Então assine agora a nossa newsletter! Assim, conteúdos de qualidade publicados no blog sempre chegarão de forma prática em seu e-mail!

Postagens relacionadas
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
doenças de gatos
5 doenças de gatos que você precisa conhecer e como tratá-las
Caixa de areia para gatos
Caixa de areia para gatos: um guia para deixar tudo limpinho
Gato no cio: aprenda como cuidar das fêmeas
Gato no cio: aprenda como cuidar das fêmeas
2 Comentários
  • Oi preciso muito de ajuda meu gatinho tem 5 anos e desde abril que estou tratando de leite com um prob lema de pele mas até agora não tevê melhora e agora já tem 2 dias que as fezes dele está muito líquida e tem raJas de sangue as vacinas estão todas em dias. Não sei o que fazer mais e como moro no interior os Verona rios daqui não tem muito recurso. Não sei o que fazer e não quero perder meu bichinho. Por favor me ajude com dicas

    • Oi Eleda, você já fez o exame de fezes? Ele pode estar com alguma verminose, giárdia, por exemplo, é muito comum em gatos. Tente fazer um exame das fezes pra ver se está tudo ok com ele. Abs Equipe Areia de Gato

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora