Siga-nos
Doenças de gatos: conheça FIV, FELV e PIF

Doenças de gatos: conheça FIV, FELV e PIF

Quem tem gatos sabe: eles são uma excelente companhia. Os donos fazem de tudo para que o animalzinho se sinta bem, assim como ele os faz sentir. Pensando na saúde e no bem-estar do seu felino, trouxemos para você informações importantes sobre algumas doenças de gatos, consideradas as mais perigosas por ainda não terem tratamento. Conheça melhor a FIV, FELV e PIF e aprenda a preveni-las ou detectá-las o mais cedo possível. Seu gatinho agradece!

Aids Felina (Feline Immunodeficiency Virus – FIV)

A FIV é transmitida por meio do contato com a saliva ou o sangue de outro gato contaminado. Não há indícios de que a relação sexual seja um meio de propagação e ela não contamina seres humanos. A Aids Felina é encontrada principalmente em machos, por se envolverem com maior frequência em brigas e acabarem saindo machucados.

Para evitá-la, é preciso tomar cuidado com os comedouros, bebedouros e caixas de areia, pois o bichano fica mais exposto à doença quando entra em contato com secreções e excrementos de outros gatos.

Infelizmente, não há vacinas para preveni-la, mas o gato portador de FIV pode ser seu sistema imunológico fortalecido por muitos anos. O efeito do vírus aparece depois de um longo tempo, e quando os sintomas aparecem, podem ser tratados com os devidos medicamentos. A expectativa de vida do bichado pode ser normal, podendo atingir seus 15 anos ou mais.

Febre, gripe, diarreia e feridas na boca são alguns dos vários sintomas que podem aparecer. A doença é comprovada por meio de exames em laboratório.

Periotonite Infecciosa Felina (PIF)

A PIF é uma doença causada por um vírus. Sua incidência é maior em filhotes de 3 meses a 2 anos de idade e em gatos mais velhos, que têm o sistema imunológico enfraquecido. A transmissão do vírus pode ocorrer na gestação ou pela amamentação, pois o vírus é passado pela mãe. Gatos de raça pura, como os Bengals e os Persas, são mais predispostos a desenvolver a PIF.

Gatos contaminados que passaram por algum tipo de estresse podem ter as defesas do seu organismo diminuídas, facilitando a contaminação. O controle da doença é difícil, principalmente se o local tiver muitos animais.

Para preveni-la, reduza ou elimine ao máximo o estresse dos felinos. Isso pode ser feito por meio da separação de objetos pessoais, como as vasilhas de água e comida. As caixas sanitárias merecem atenção redobrada, pois a contaminação pelo vírus da PIF se dá a partir do contato de um gato saudável com as fezes do portador.

Não há vacina no Brasil que possa ser usada contra a PIF, Quando um gato é diagnosticado com a doença, sua expectativa de vida pode variar de alguns dias até poucos meses.não é muito alta, variando de alguns meses até mesmo a poucos dias.

A doença pode aparecer de várias formas, não existido sintomas específicos, mas alguns deles podem ser lesões oculares e neurológicas. Ela pode ser identificada por um exame laboratorial.

Leucemia Felina (Feline Leukimia Virus – FELV)

Essa doença também afeta o sistema imunológico do gato, deixando-o fraco e possibilitando o desenvolvimento de comorbidades que podem levar à morte. A FELV é responsável por 30% dos óbitos de felinos com algum tipo de câncer. Após o diagnóstico, a maioria dos gatos morre em até três anos.

Ela é transmitida pelo contato com outros gatos em diferentes situações. Por exemplo, no momento do parto, da amamentação e por meio de secreções como saliva, lágrimas, fezes e urina. Aqui vai uma boa notícia: gatos com FELV podem conviver com gatos saudáveis, basta estarem vacinados com a quíntupla!

A vacina contra o vírus da Leucemia Felina é um dos meios mais eficientes de prevenir a doença. Os sintomas são diversos, como alterações comportamentais, problemas na gengiva, febre e anemia, mas o diagnóstico é feito somente por meio de exames laboratoriais.

Agora você já conhece as diferenças entre FIV, FELV e PIF e sabe como evitá-las, garantindo a saúde do seu gatinho. Caso ele apresente algum sintoma, leve-o ao veterinário imediatamente.

O que achou deste post? Você já conhecia essas doenças de gatos? Lembra de mais alguma que não abordamos aqui? Para compartilhar a sua história ou passar mais informações, deixe seu comentário!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
14 Comentários
  • Meu filhote fez exame para titulacao de coronavirus antes de ser introduzido no ambiente onde vivem meus outros gatos O resultado deu 1:536 Queria saber se posso coloca-lo junto dos outros ou se essa é uma titualacao alta. Obrigada

    • Oi Maria Luiza, orientamos que você entre em contato com o seu veterinário para que ele possa te passar todas as informações necessárias sobre esse caso! Abs Equipe Areia de Gato

  • Minha gatinha pegou pif … Graças a Deus encontrei uma veterinária especializada em infecção felina e conseguimos reverter o quadro, não irá morrer, mas tenho que dar remédio manipulado para o resto da vida dela..

    Gostaria de partilhar isso com vcs, pif não tem cura, mas tem tratamento para reverter o quadro, quem precisar de maiores informações pode me contatar pelo facebook van Holger ou minha esposa Marcia Vasny…

  • Acabei de encontrar um filhote na rua, mas tenho 2 gatos saudaveis em casa!
    O novo está separado, mas com qto tempo depois devo fazer os exames para testar PIF, FIVE E FELV?

    • Oi Victor, o ideal é você já fazer o teste antes de misturar com o seus gatos saudáveis! Abs Equipe Areia de Gato

      • Se o gato tem felv ou fiv, e o gato morre.
        Aquela doença pode ficar ali no local
        Que o gato costuma a ficar?

        • Oi Guilherme, os vírus da FIV e FELV não são resistentes fora do organismo. Por isso não há perigo de contágio no ambiente! Abs, Equipe Areia de Gato

  • Meu gato no seu exame deu fiv e megativo fevels quero repetir o exame depois dois meses ou agora pois quero fazer o. Exame do. Três doenças fiv fevels pif ele foi castrado e passa bem quero vacinalo com a qintupla nos três gatos tem uma gata que nao fiz o exame e tem q ue deu negativo fiv e fevels mas também vou repetir não sabia festa doença sempre vacinei contra raiva e as 10 vacinas e 4. vacinas. ,os meu gato vou atrás da quíntupla agradeco orientacao.

    • Oi Mara,
      O teste para pif é ineficaz, mais de 90% dos gatos foram infectados pelo coronavirus e vivem sua vida normalmente. O animal só tem pif quando ocorre a mutação do coronavirus. E ainda não sé sabe o que causa essa mutação, infelizmente.

      Quanto a felv, o ideal é que os animais sejam separados 30 dias antes de realizar o teste. Se vc tiver algum positivo para felv em casa, pode vacinar todos com a quíntupla. Caso todos os seus gatos sejam negativos e não tenham acesso a rua, vc pode dar a tríplice, que tem menor índice de sarcoma vacinal.

      Os gatos só precisam tomar 2 vacinas anulamente: a de raiva e a polivalente (que pode ser tríplice, quádrupla ou quíntupla) converse com seu vet pra ver qual se adequa mais ao seus babys

  • Roberta Nogueira
    Responder

    Boa tarde.

    Tenho sete gatinhos. Uma delas começou a emagrecer e descobrimos a FeLV. Ela paralisou as patinhas traseiras depois disso. Está com sonda alimentar e passa bem. Mais dois deles estão infectados sem apresentar os sintomas da doença.

    A pergunta é: a vacina garantirá a convivência entre todos sem risco de transmissão da doença? Eles estão separados no momento e aguardam a vacinação da semana que vem (sexta).
    Obrigada.

    Roberta Nogueira.

    • Oi Roberta, a vacina quintupla protegerá seus gatinhos saudáveis de contrair a FELV sim, eles poderão inclusive ter contato direto com o gatinho com Felv. O importante é vacinar somente os gatinhos que não possuem a Felv pois a vacina pode fazer mal para gatinhos com Felv! Converse com seu veterinário para ter mais detalhes sobre a vacina e sobre os testes de Felv para os outros gatinhos, se necessário! Abs, Equipe Areia de Gato

  • Tenho vários gato e sempre procuro cuidar muito bem deles, no entanto perdi um gatinho final de semana passado, foi tudo muito rápido. Ele ficou 2 dias muito tristinho,mas comendo e bebendo normalmente, na sexta feira da semana passada quando chegamos em casa ele já estava quase morto, tentamos socorrer internamos, mas ele não resistiu. Depois disso a outra gatinha, amiguinha dele perdeu a voz, a rouquidão ela é tão severa que quase não se dá para ouvir. Ela já vinha perdendo pelos a mais de um mês, acreditei que era normal devido ao período do ano mas agora já não acredito mais que o motivo seja este.
    Já levei ao veterinário, fizemos inúmeros exames de sangue, inclusive os para detecção de alguns dos principais vírus que atacam os gatos, mas até agora , nada. Estou muito preocupada, não sei o que fazer, não encontro nada na internet sobre rouquidão em gatos, só sei que ela não está normal. Ela já tem quase 10 anos. Por favor me ajudem a salvar minha gatinha. Pois o veterinário não conseguiu detectar nada de errado.

  • Tenho uma gatinha com 1 ano aproximadamente, q desde os 5 meses estamos em tratamento com ela. pois nos exames q fizemos antes da castração, as plaquetas dela deu muito baixa.. em todos os exames sempre entre 30 e 43. ate agora não a castrei por este motivo, porem levei a outro veterinário tb de confiança da familia e ele disse q pode operar desde q seja anestesia leve e ela tomar uma medicação antes da castração. Não sei o que fazer.

    • Oi Cintia, se você ainda está em dúvida procure uma terceira opinião, de um outro veterinário. Como se trata da saúde dela é sempre melhor se precaver de todas as formas. A castração é necessária, mas no momento certo, se ela ainda está em tratamento talvez seja prudente esperar um pouco mais. Abs Equipe Areia de Gato

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora