Siga-nos
82861-e-indicado-ter-gato-em-apartamento

É indicado ter gato em apartamento?

O gato é um dos pets mais populares do mundo: sua independência e ao mesmo tempo o amor que tem por seu dono conquistam cada vez mais apaixonados pelos felinos. A característica comum entre todos eles é a fácil adaptação em qualquer lugar. Por isso, ter um gato em apartamento é uma ótima escolha.

Mas todos os gatos se dão bem em apartamento? Como fazer o animal se acostumar em um ambiente menor, mesmo que seja habituado a sair pelas ruas? Você poderá solucionar essa e outras dúvidas em nosso post de hoje. Continue a leitura e confira nossas dicas para ter um gato feliz dentro do apartamento!

Existe uma raça que se adapte melhor ao apartamento?

Não existe uma raça melhor para se ter em apartamento. Certamente cada animal tem sua personalidade e comportamento, porém todos são capazes de se adaptar ao espaço, não importa o tamanho, desde que possam fazer suas necessidades, comer e ter um tempo de lazer.

Muitas pessoas pensam que os gatos adotados e sem raça definida são mais difíceis de se adaptarem a esse tipo de moradia. Porém, é importante lembrar que mesmo os gatos resgatados podem viver felizes dentro de um apartamento. Eles precisam apenas do amor e do cuidado de seus humanos para se sentirem bem, sem a necessidade de sair pelas ruas.

O gato habituado a ir para a rua pode se sentir confortável em apartamentos?

Sim, é totalmente possível que o gato se adapte ao conforto do seu apartamento. Se o gato ainda não for castrado, verifique com seu veterinário a possibilidade de realizar essa cirurgia.

A castração tem, entre inúmeros outros benefícios, o poder de deixar o animal mais calmo. Castrado, ele não terá a necessidade intensa de caçar nas ruas e tampouco de procurar outros animais para reproduzir.

Como deixar meu apartamento interessante para o bichano?

Seu apartamento pode sim ser interessante e bastar para o seu gato. Porém, é preciso que o lugar tenha uma estrutura para que o felino não se sinta entediado. Lembre-se de que aquele espaço será onde ele irá viver todos os dias, por isso, capriche na preparação dele.

Deixe a caixa de areia em um ambiente tranquilo e seguro para o gato, evite locais de circulação de pessoas. Coloque comida e água sempre fresca, longe do lugar onde faz suas necessidades, como na cozinha ou na varanda.

Também é importante se preocupar com a diversão do seu animal. Coloque arranhadores e rampas para que ele possa subir e observar a rua. Não se esqueça de sempre comprar brinquedos novos, para estimulá-lo e mantê-lo interessado.

O que fazer para manter a segurança?

Não importa a altura do seu apartamento: é preciso deixá-lo seguro para que não haja nenhum acidente, já que a história de que os gatos têm 7 vidas não passa de um mito.

Coloque redes de proteção em todas as janelas e na sacada. Nas janelas menores, como as do banheiro, coloque limitadores de abertura, disponíveis em lojas de materiais de construção. Assim, você garante a segurança do seu pet e pode ficar tranquilo enquanto estiver fora ou se quiser deixar alguma janela aberta.

Ter gato em apartamento é totalmente possível e muito indicado, já que é um bichinho muito higiênico, exige poucos cuidados e se adapta facilmente em qualquer lugar, de qualquer tamanho. Seja de raça ou não, o que fará seu gato se adaptar a esse tipo de lar é o carinho e o cuidado que você tem em mantê-lo alimentado e feliz.

Quer ficar sempre por dentro de conteúdos informativos e interessantes sobre pets? Siga-nos no Facebook e no Instagram!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora