Siga-nos
É necessário dar banho em gatos?

É necessário dar banho em gatos? Saiba aqui!

Os gatos são bichinhos de estimação que costumam arrancar suspiros de seus admiradores. Mas quando falamos em banho, o assunto chega até ser um pesadelo. Isso porque os gatinhos não são tão fãs da água, o que pode tornar a tarefa, um bicho de sete cabeças.

Embora eles sejam os animais mais limpos do mundo, existem alguns casos em que o banho em gatos é essencial. Vamos conferir mais informações sobre a higiene felina? Com nossas dicas a hora do banho com seu melhor amigo vai ser uma festa!

Quando dar banho em gatos?

A higiene do animal torna-se fundamental em duas situações: quando ele está muito sujo ou se adquiriu algum problema dermatológico que pede uma limpeza com produtos medicinais. Em outros casos o banho pode ser necessário devido à idade do bichinho. Algumas doenças como a artrite ou qualquer outra que dificulte seus movimentos, pode atrapalhar a higiene correta.

É importante ressaltar que dar banho em excesso nos gatos – um por mês – pode desenvolver secura na pele e causar até comichão. Sem contar que pelo fato dos felinos não gostarem de água, um banho desnecessário pode lhe irritar e muito. Em geral, se o bichinho de estimação vive em lugar fechado e está com sua saúde em dia, não há necessidade de banho. Eles próprios conseguem realizar sua higiene. Gatos peludos podem realizar uma tosa completa duas vezes ao ano, pois os nós podem machucar o animal e até gerar fungos.

Como dar banho no felino?

Prepare tudo com antecedência para que o processo seja o mais rápido possível, ok? Dessa forma você evita deixar seu gatinho ainda mais nervoso. Prepare seu material de limpeza, como o shampoo, uma escova específica para o felino, toalha grande e uma pequena banheira ou o próprio chuveiro, se preferir. Para evitar os arranhões, vista roupas que cubram todo seu corpo.

Siga as instruções na embalagem do higienizador, e veja quanto tempo o produto deve agir no bicho. Enxágue muito bem para não ficar resíduo no seu corpo. Fique atento para não entrar água no seu ouvido. 

Elimine o excesso de água com ajuda da toalha e esfregue até que o animal fique completamente seco. Se tiver um secador em casa que seja silencioso pode usá-lo para acelerar o processo de secagem.

Quando cortar as unhas?

O ideal é fazer o corte um dia antes de dar banho em gatos. Dessa maneira você minimiza seu estresse. Durante o procedimento acaricie sua barriga para relaxar o animal e tornar a tarefa mais fácil. Se não souber como aparar corretamente as garras, peça ajuda para um veterinário e aproveite para perguntar qual a parte da unha que você pode cortar sem risco de sangramento.

Dar banho em gatos geralmente é um pouco difícil, mas você vai ver como nossas dicas vão te ajudar a fazer da atividade um hábito simples. 

Se preferir pode deixar a tarefa do banho do seu pet para um profissional capacitado, que saberá lidar com a hora do banho do gatinho da melhor forma possível.

E você, como costuma limpar seus amigos de quatro patas? Deixe seu comentário! Suas sugestões podem ajudar nossos leitores!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
14 Comentários
  • É muito importante cuidar bem do pet, adorei!

  • Tenho duas gatinhas irmãs de 4 meses e no banho que dei nelas na semana passada, a Felícia estranhou a Minhoca, fazendo sons característicos de estresse, evitando chegar perto, se escondendo. Passou dois dias tudo voltou ao normal. Ontem a Minhoca aprontou uma que tive que dar banho nela e, imediatamente após o banho, Felícia está repetindo o comportamento agressivo. A especificação do shampoo usado é Sanol Cat de uso veterinário/queratina vegetal/ph balanceado/sem perfume e sem corante. Podem me ajudar a evitar este comportamento da Felícia?

    • Oi Tiago, esse comportamento é normal! Os gatos tem o olfato muito apurado e o banho tira a referência de cheiro deles. Procure um shampoo com cheiro bem suave ou use menor quantidade do produto da próxima vez. É sempre recomendado que todos os gatos tomem banho no mesmo dia, justamente pra não ficarem agressivos com aquele que tomou banho! E só dê banho quando for estritamente necessário, gatos não gostam de banho e se eles não saem na rua ou no quintal não há necessidade de banho com regularidade! Abs, Equipe Areia de Gato

  • Eu dou banho no meu filho todos os sábados, será que estou fazendo o certo ?

    • Marília, gatos não precisam de tantos banhos assim, eles mesmos conseguem se limpar da maneira deles. A menos que ele tenha uma recomendação de um médico veterinário, reduza os banhos para uma vez por mês ou só quando houver necessidade. O banho estressa o gato e tira o cheiro que lhe é característico. Repare que após o banho eles se lambem muito mais, o cheiro de shampoo ou sabonete os incomoda! Abs Equipe Areia de Gato

  • Gislaine Santos
    Responder

    Ultimamente estou dando banho nos meus dois gatinhos a cada 15 dias. Minha pequena pegou um fungo e desde então os banhos tornaram-se frequentes. Eles não gostam muito não… ela fica meio estressada… ele já não muito… já está mais acostumado… mas, enquanto a veterinária mandar dar o banho, eles vão ter q tomar… o duro eh passar o shampoo 2 X e aguardar 10 minutos… as vezes n consigo ficar tanto tempo, devido ao estresse, mas faço o possível….

    • Oi Gislaine, se o veterinário recomendou você está fazendo o certo mas depois que ela já estiver curada do fungo evite os banhos com tanta freqüência pois não há necessidade se o gato estiver saudável! Abs Equipe Areia de Gato

  • adorei as dicas

  • Realmente evito os banho, somente se estremamente necessário!

  • Dou banho de vez em quando e uso sempre lenços umedecidos especiais para eles.

  • Quando vejo q a minha atena está bebendo água da torneira e está praticamente em baixo da gua to mando banho. Eu acho q ela esteja com calor e dou banho srsrs e ela gosta

  • Sandra Tomie Canno
    Responder

    A minha May pede banho a cada um mês e meio. Ela começa a ir para o box e ficar por lá. Adora a água morna no corpo, porém não curte os shampoos.

  • Cleide dos Santos Pimentel masuda
    Responder

    Os meus gatos já estão velhinhos quase não do banho mais uma vez por ano quando é verão pois eles gosta de água quente e não gosta de bacia do no chuveiro ou no tanque com bonequinha para não estressar muito já tive. 22 gatos e 5 cachorros e todos tomava banhos agora com a idade. O veterinário acha melhor esperar o momento certo pois eles sentem muito frio o mais velho que tive viveu 19 anos agora tenho uma com 18 anos e o mais novo de 10 anos tenho 4 agora é nenhum cachorro pois sofri muito com a morte da minha nikita uma poodle

  • Lavo uma vez a cada 6 meses ou até menos…. é só pra dar um cheirinho, pois eles ficam em casa e estão sempre limpos!!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora