Siga-nos
como cuidar de gato no inverno

Está frio por aí? Saiba como cuidar de gato no inverno

O frio tem proporcionado muitos daqueles dias em que não queremos sair debaixo dos cobertores, não é mesmo? Em tempos assim, quando olhamos para nossos gatos, cheios de pelos, podemos estar nos equivocando ao achar que eles não estão sofrendo como nós com as baixas temperaturas. Isso porque os felinos, assim como cães e pássaros, também sentem o frio e podem desenvolver doenças respiratórias.

Mas, como cuidar de gato em tempos assim? Primeiramente é preciso entender os riscos e suas origens, para assim tomar as medidas necessárias para que os gatos tenham todo conforto e segurança que merecem. Portanto, acompanhe nosso conteúdo e aprenda como protegê-los!

Abrigue seu gato em locais protegidos das variações climáticas

Os problemas respiratórios que afetam os gatos estão ligados às variações causadas pela mudança no clima — no inverno isso é potencializado. Quando o bichano começa a espirrar, sentir falta de apetite, adquirir certa apatia, ou até mesmo contrair febre e secreções pelas vias nasal e ocular, pode significar que esse choque térmico tenha acarretado algum problema a saúde dele.

Abrigar o gato em locais que não sofram variações de temperatura causadas por fatores como vento, sereno e dias úmidos, é o principal meio de prevenir o desenvolvimento de doenças. Se houver aquecedores no ambiente, por exemplo, utilizá-los poderá fazer toda a diferença, tanto para a redução de tais riscos, quanto para o conforto do gato.

Hidrate as patas do felino

O tempo frio costuma fazer as solas das patas dos gatos ficarem desidratadas, uma vez que eles continuam a lambê-las, como habitualmente. Isso pode acarretar rachaduras e feridas. Para mantê-las hidratadas existem algumas opções:

  • Cremes hidratantes para uso veterinário;

  • Limpeza — diariamente e sempre que houver sujeira — usando pano umedecido com água morna.

Conversar com um veterinário, no entanto, é o melhor a ser feito para cuidar desse problema de forma adequada. Gatos não costumam ver tais medidas como um atrativo, eles se sentem incomodados e necessitados de lamber as patas. Dessa forma, é importante seguir orientações de um especialista para transmitir o conforto necessário aos felinos.

Seque o seu gato quando ele voltar das ruas

Evitar que gatos tenham acesso às ruas é fundamental para sua segurança — o adestramento é uma ótima solução —, porém, caso isso aconteça em tempos de frio, assim como em dias chuvosos, é altamente recomendado secá-lo para que seus pelos não fiquem úmidos, fato que pode agravar os problemas comuns do inverno.

Reduza a quantidade de banhos

Aumentar o intervalo entre os banhos é uma boa medida para esse período do ano, visto que quanto mais tempo o animal passar molhado, mais exposto estará aos problemas do inverno. Além disso, procure dar banho em locais bem aquecidos.

Cuide de gatos mais velhos e filhotes com atenção

Felinos com idade avançada perdem muito do seu sistema imunológico e os cuidados com sua saúde precisam ser redobrados — o mesmo vale para os filhotes.

Além das medidas já mencionadas, outras como o uso de roupas especiais e cobertores para dormir mantêm os animais aquecidos, evitando os resfriados. É importante verificar, também, se as vacinas necessárias ao bichano estão em dia.

Enfim, cuidar de gato no inverno é tarefa fácil para quem trata esses bichinhos como parte da família!

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe o artigo nas suas redes sociais, para que outros donos de pets cuidem melhor de seus bichinhos de estimação!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora