Siga-nos
problemas de pele em gatos

Fique por dentro dos principais problemas de pele em gatos

Atualmente é comum que as pessoas tenham animais de estimação. Uma das espécies que vem a cada dia mais conquistando um lugar nas casas dos brasileiros é o gato. No entanto, não basta apenas criar esses felinos sem entender que eles precisam ter certos cuidados especiais, pois assim como ocorre com os humanos, existem patologias que afetam diretamente esses bichanos. Por isso, hoje vamos falar sobre os principais problemas de peles em gatos para que você possa ficar por dentro de tudo o que pode acontecer com seu bichinho de estimação.

As principais doenças de pele em gatos

Dermatite de contato

Trata-se de uma doença que incomoda muito os felinos, pois causa inquietação, vermelhidão e inflamação. A transmissão ocorre quando um gato entra em contato com um animal infectado, mas pode também ser causada pela ingestão de algum alimento contaminado. O gato afetado pode apresentar perda de pelo excessiva, choro ao se coçar e formação de casquinhas brancas no local da lesão. Existem diversos produtos em lojas especializadas que podem tratar a dermatite, porém, vale ressaltar é indispensável levar seu pet ao veterinário para realizar o diagnóstico e tratamento mais adequado.

Acne felina

Algo que poucos sabem é que a acne também afeta os gatos. Contudo, nesses animais ela se manifesta com a aparição de pontos pretos na parte inferior do queixo e nas bordas dos lábios. Essa doença surge devido a uma produção excessiva de sebo, que entope os poros e causa a inflamação. Quando a acne não é tratada, podem aparecer bolhas de pus que estouram e podem sangrar. Dentre os tratamentos indicados, é comum o uso de antibióticos e de pomadas no local afetado.

Alopecia psicogênica

Higienizar o corpo é algo natural entre esses bichinhos de estimação, no entanto, o ato compulsivo de se limpar pode provocar um problema de pele chamado alopecia psicogênica, que causa falhas no pelo. Com o excesso de lambeduras, a pele pode ser ferida, provocando, em alguns casos, contaminação. O tratamento é realizado à base de modificação comportamental, devendo-se evitar ao máximo o estresse.

Micose

Essa doença é contagiosa tanto para os humanos quanto para os gatos. Trata-se de uma infecção causada por fungos que produz manchas redondas e avermelhadas na pele, ocorrendo também a queda de pelo. Para tratar a micose é necessário o uso de medicamentos específicos, limpeza profunda e esterilização do ambiente.

Abscesso

O abscesso é o acúmulo de pus provocado por uma mordida ou ferida que causa muita dor. Geralmente ocorre um inchaço no local, que vai diminuindo com o tempo ou pode estourar, derramando o pus do seu interior. Como esse tipo de problema aparece devido a uma briga, a melhor forma de tratar é a prevenção, por isso, é importante manter o animal longe de outros bichos agressivos e evitar que ele tenha acesso à rua.

Ácaro na orelha

Os ácaros são parasitas que se instalam na orelha do gato devido à cera natural produzida. Se você verificar que seu pet apresenta coceira constante sua orelha exala um odor forte, leve-o pet ao veterinário para que ele aplique o medicamento apropriado.

Se você deseja ter mais dicas sobre os problemas de pele em gatos e tudo relacionado a esses bichanos, assine nossa newsletter e fique bem informado.

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora