Siga-nos

Frutas para gatos: bonitinho ou perigoso? Descubra!

Animais de estimação são como filhos, mas, isso não quer dizer que eles devem ser tratados como os bebês humanos. No que diz respeito à alimentação, por exemplo, ter hábitos como o de oferecer papinhas ou pedaços de frutas para gatos pode incentivar o consumo de alimentos deteriorados e causar muitos problemas.

Conheça os efeitos que as frutas podem trazer para a saúde dos felinos e como elas interferem na nutrição e no desenvolvimento do seu gato neste post. Confira!

Frutas proibidas para gatos 

Resistir aos grandes e brilhantes olhinhos nos encarando durante as refeições não é uma tarefa fácil. Todavia, deixar um amiguinho peludo com água na boca enquanto você saboreia sua comida é a melhor maneira de provar que o ama. Veja alguns itens que podem causar muitos problemas para a saúde do seu gato: 

Abacate 

Contém muita gordura e afeta o pâncreas do animal. Além disso, possui persin — uma substância tóxica para os gatos. 

Banana 

Tem sabor e textura que costuma ser atrativo para os bichanos, mas a ingestão em quantidade inadequada leva a quadros graves de diarreia

Uva, passas e caqui 

Prejudicam a digestão, ocasionando transtornos intestinais que podem evoluir para problemas mais graves, além de causar doenças renais. 

Pêssego, ameixa e maçã 

O ácido cianídrico existente nas sementes dessas frutas leva a uma intoxicação que atrapalha o transporte de oxigênio no sangue, ocasionando alterações da frequência cardiorrespiratória, convulsões, coma e até a morte dos felinos. 

Frutas cítricas 

A acidez presente em limões, laranjas, tangerinas e abacaxis, por exemplo, são insuportáveis para os bichanos, podendo causar irritação da parede do estômago.

Além da questão nutricional, oferecer petiscos não recomendados para os gatos induz ao hábito de experimentar sabores diferentes, colocando-os em situações de perigo, pois diminui suas habilidades para identificar alimentos estragados. 

O que não traz risco para os felinos 

Alguns itens podem ser consumidos pelos gatos sem acarretar problemas de saúde. Porém, elas não podem substituir refeições e nem atrapalhar a ingestão dos alimentos principais de sua dieta. Por isso, consulte um veterinário para que a quantidade oferecida esteja de acordo com as necessidades do seu bichinho. 

Água de coco 

Por ser um isotônico natural com alto poder de hidratação, é utilizado durante o tratamento de problemas digestivos tanto em humanos quanto em animais. 

Melancia e melão 

Por conter muita água, é um ótimo aliado para manter o seu gato hidratado no verão. Todavia, tenha cuidado para que ele não coma as sementes, pois elas podem causar problemas renais. 

A dieta ideal para o seu bichano 

A natureza carnívora dos gatos faz com que a base alimentar deles seja a proteína encontrada, principalmente, em carnes vermelhas, frango e peixe. Como o organismo dos bichanos é adaptado para essa realidade, a utilização de frutas em forma de aperitivo ou complemento às refeições não contribui em nada para a sua nutrição.

Saciar a fome do seu gato com itens não recomendados para a alimentação, além de não melhorar a saúde, impedirá que ele se alimente do que deveria, causando anemia e problemas de peso. Por isso, consulte um profissional da área para montar uma dieta balanceada e invista em rações caseiras ou industrializadas e alimentos que supram as quantidades de proteína diária que ele precisa.

Por melhor que seja a intenção, oferecer frutas para gatos não é uma boa maneira de demonstrar carinho por eles. Afinal, seu bichinho não precisa ingerir as mesmas refeições que você para se sentir parte da família, não é mesmo? 

Então, se você gostou dessas dicas e quer receber mais informações para cuidar cada vez melhor do seu gato, assine nossa newsletter e receba todos os nossos artigos diretamente em seu e-mail!

Postagens relacionadas
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
doenças de gatos
5 doenças de gatos que você precisa conhecer e como tratá-las
Caixa de areia para gatos
Caixa de areia para gatos: um guia para deixar tudo limpinho
Gato no cio: aprenda como cuidar das fêmeas
Gato no cio: aprenda como cuidar das fêmeas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora