Siga-nos
gato-agitado-de-noite-e-dormindo-de-dia-entenda-porque-isso-acontece

Gato agitado de noite e dormindo de dia? Entenda porque isso acontece

Já é madrugada, a casa está aparentemente silenciosa, mas, de repente, algo cai. Quando você vai verificar o que está acontecendo, descobre que o seu felino andou aprontando e, ao tentar subir em um local mais alto, derrubou um objeto.

Você já passou por esse tipo de situação, gato agitado de noite e dormindo de dia? No post de hoje, vamos explicar os hábitos dos felinos e mostrar quando a movimentação do bichano pode ser considerada hiperatividade noturna e o que fazer para lidar com ela. Confira:

Entenda os hábitos dos felinos

O fato de os gatos se mostrarem mais ativos durante a noite se deve ao forte instinto de caça que eles têm, o que os torna animais noturnos — por conta dessa característica, a visão deles se acostuma com facilidade à escuridão.

Além disso, por eles se entediarem com facilidade com a falta do que fazer durante a noite, podem começar a explorar o seu lar ou brincar uns com os outros — caso você tenha mais de um.

Com o passar do tempo, é comum que o pet se acostume com a rotina do seu lar e passe a acompanhar os seus hábitos, principalmente se a casa for movimentada durante o dia.

Quando a agitação dele acontece uma vez ou outra, é um comportamento considerado comum e que, portanto, não é preocupante. No entanto, caso ele desenvolva o que é conhecido como hiperatividade noturna, é chegado o momento de levá-lo ao veterinário.

Saiba lidar com a hiperatividade noturna

Identificando o problema

É simples identificar a hiperatividade noturna em um gato: ele ficará tão agitado durante a madrugada que não deixará que as pessoas durmam.

Se o seu felino estiver com esse problema, ele vai vocalizar mais do que o normal, com miados bem altos, correrá pelos ambientes, derrubará objetos e arranhará os móveis.

Normalmente, gatos filhotes, de até um ano e meio, são os que mais apresentam esse comportamento. Porém, gatos mais velhos também podem ser afetados devido a alguns motivos, como:

  • modificação na rotina da casa — como a chegada de um novo animal de estimação;

  • problemas de saúde;

  • pode estar com fome;

  • chamar a atenção dos donos;

  • ficar muito tempo sozinho durante o dia.

Melhorando o comportamento do gato agitado

Dependendo do grau de agitação do seu gato, o veterinário pode recomendar o uso de medicamentos, que vão ajudá-lo a diminuir o ritmo.

Durante o dia será muito importante também realizar brincadeiras e atividades que o ajude gastar energia, de modo que de noite ele se sinta cansado e com vontade de dormir.

Delimitar os ambientes que o felino tem acesso durante a noite é outra possibilidade. Uma boa dica é colocar a caminha dele ao lado da sua, pois, assim, ele se sentirá mais seguro e tranquilo, percebendo que chegou a hora de dormir.

Aprendeu direitinho o que deve ser feito para evitar o gato agitado de noite e dormindo de dia? Então compartilhe agora este post em suas redes sociais e ajude a outras pessoas que estejam passando por essa situação!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora