Siga-nos
Gato no cio: aprenda como cuidar das fêmeas

Gato no cio: aprenda como cuidar das fêmeas

Se você tem um animal de estimação que é uma fêmea, sabe que o período do cio pode ser mais difícil que as pessoas imaginam. E no caso das gatas não é diferente! A partir dos 5 meses de idade, elas já podem entrar no cio, ciclo que pode se repetir a cada dois meses. É um tipo de situação que os donos de animais não castrados têm que aprender a lidar. Se você ficou interessado e quer saber como cuidar de gata no cio, continue conosco!

O que é cio e quanto tempo dura?

O cio da gata é o período em que ela está fértil no seu ciclo e, por isso, ela vai procurar alguma maneira de acasalar. E elas têm um caso peculiar: normalmente entram no cio na primavera e no outono. Esse período pode durar de poucos dias até longas semanas.

O período normal de duração é entre 8 e 12 dias. Se a sua gatinha não ficar prenha nesse período, ele vai se repetindo a cada dois meses. Mas, mesmo que ela tenha filhotes, é bom ficar de olho, pois ela pode entrar no cio menos de um mês depois do parto.

Como é esse período?

Se a sua gata já passou por um cio, você, com certeza, já percebeu. Ela fica carente, querendo atenção e dá certos “berros” que é difícil esquecer! Esse miado mais alto tem o objetivo de atrair o macho para o acasalamento.

A gata também começa a urinar com um odor mais forte com o objetivo de demonstrar a sua disponibilidade para os machos que passarem por ali. Se você reparar, pode ser que ela eleve os quadris algumas vezes durante o dia, já que essa é a postura do acasalamento. 

Ela também se esfrega contra as paredes, mobília e se enrosca nas pessoas com quem ela tem mais afinidade. E, obviamente, ela vai tentar fugir de casa de todas as maneiras para encontrar outros gatos.

O que devo fazer?

Algumas pessoas recomendam o uso de medicamentos para inibir o cio, mas isso é uma péssima ideia! Esses remédios podem causar muitos problemas de saúde para sua gata, aumentando consideravelmente as chances de ela ter alguma doença. Alguns exemplos são os tumores no útero e nas mamas e processos de infecção.

A castração é a melhor solução, afinal de contas, ela faz com que seu animal não entre no cio. O procedimento é feito através de uma cirurgia com os médicos veterinários em que o útero e os ovários da gata são retirados.

Essa medida pode acontecer em qualquer época decidida pelo dono, de preferência antes do primeiro cio. Gatas filhotes podem ser castradas a partir dos 3 meses de idade. A castração precoce pode até mesmo prolongar o tempo de vida do animal!

Caso sua gata esteja no cio, o recomendado é aguardar uma semana após o término do período fértil para castrar. Isso porque durante ou após o cio os riscos de hemorragia durante ou depois da cirurgia aumentam. Na dúvida, pergunte a um veterinário de confiança sobre qual o melhor momento.

Muitas pessoas se perguntam se o animal deve ter, pelo menos, uma cria antes de ser castrado, pois assim ele teria uma saúde melhor. Mas essa não é uma necessidade real. No fundo, a castração é boa para a gata e para você, como dono, que ficará mais tranquilo com um animal calmo e sem riscos de pegar doenças.

Pronto, agora você já se inteirou sobre o assunto e sabe tudo sobre o gato no cio. Se você quer continuar tendo acesso a assuntos desse tipo e saber sempre como cuidar bem do seu pet, então não pode deixar de assinar a nossa newsletter e acompanhar tudo de perto. Deixe seu e-mail com a gente e receba nosso conteúdo diretamente por lá! 

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
55 Comentários
  • Olá me chamo Vanessa, tenho uma gata que entrou no cio a 2 dias, não tenho como pagar veterinário, muito menos como manter uma possível ninhada estou com mede de ela pegar cria, o inibidor de cio seria o ideal pra mim no momento, vcs tem alguma dica pra mim?

    • Oi Vanessa, o inibidor de cio seria o anticoncepcional que não indicamos pois pode causar graves problemas de saúde na sua gatinha. Procure na sua cidade se há castração gratuita oferecida pela prefeitura. Você pode pedir ajuda para alguma ONG também para castrar sua gatinha. A castração é a única solução segura pra evitar o cio e ainda protege sua gatinha de problemas de saúde. Abs Equipe Areia de Gato

  • Qual o risco de castrar no cio?

    • Oi Ale, os riscos de hemorragia aumentam muito se a gata estiver no cio, por isso o recomendado é esperar o cio terminar. Abs Equipe Areia de Gato

  • Olá. Tenho uma gata de 8 meses e entrou no cio tem 2 dias. De lá pra cá, ela tá comendo muito. Suspeito q possa ser verme, mas ela é vermifugada, mas queria dar outra dose, pois já tem 3 meses q foi vermifugada. Posso vermifugar ela mesmo estando no cio?

    • Oi Lilian, converse sobre isso com o veterinário que irá castrar sua gatinha, é importante a orientação de um especialista nesse caso. Abs Equipe Areia de Gato

  • Oie , queria uma ajudinha, minha gata entro nucio pela primeira vez e foi horrivel esse periodo foi longo . acho que de uma semana, dai passou , e se fez 2 semanas que termino o primeiro cio e ela esta entrando hoje novamente :/ Isso é normal ? Nao passou nem um mes ! Ja vi para castrar ela , mas so queria saber se é normal entrar 2 vezes nucio em um mes ! Obrigado

    • Oi Letícia, pode acontecer sim. No geral as gatas entram no cio de 2 em 2 meses, porém se for um animal doméstico pode entrar mais vezes no cio. Espere acabar esse período e leve ela para castração! Abs Equipe Areia de Gato

      • Assim entendi , ela é sim uma gata domestica , mas nao tem algo que podemos fazer para acalmar ela ? Pq ela faz de tudo para fugir , nao deixa nem dormirmos a noite pq fica miando ! Dai acaba incomodando os vizinhos ! Tem alguma dica do que fazer ? Se a algum remedio , algo assim !

  • Recentemente adotei dois gatos, a fêmea com 12 meses e um macho com 6 meses. Faz duas semanas que estão comigo, e nos últimos dias notei que o macho estava correndo atrás e ela se saindo correndo dele. Notei que ele ficava cheirando as partes intimas dela. Logo achei que ela estava no cio e resolvi separar os dois. Fiz alguns testes de carinho, apertar a nuca dela e ela sempre fica na posição de acasalamento. Tbm fiz o colocando o cabo da escova encostar na bundinha dela e ela fica lá se esfregando e tremendo. Até ai ok, todos os sinais de que ela está no cio, porém nada de miados, nenhum até o momento, já é o terceiro dia e nada. É normal isso? Será que ela não está no cio? Obg pela postagem!

    • Oi Wallace, se ela não foi castrada é muito provável que ela esteja no cio, pois isto ocorre de 2 em 2 meses podendo até ser mais frequente em gatos domésticos. O ideal é que você espere uns 10 dias até o cio terminar e levar ela pra castração. Isso será excelente pra saúde dela e evitará uma série de doenças. O seu gatinho de 6 meses também já pode ser castrado! Abs Equipe Areia de Gato

  • Olá, minha gata tem um ano de castrada e agora parece q está no cio. Não sei se o convívio com outros gatos pode ter despertado esse cio psicológico, não sei se existe isso. Só sei que está terrível pois os gatos estão ao redor da minha casa e ela nervosa querendo sair

    • Oi Fernanda, procure um veterinário para te orientar melhor e avaliar se a castração da sua gatinha foi efetuada de forma correta. Abs Equipe Areia de Gato

  • Minha gata tem 8 anos. É possível castrá-la nessa idade? Ou é arriscado?

    • Oi Kely, o ideal é você procurar uma clínica veterinária para fazer os exames pré operatórios, converse com o veterinário para entender os riscos. Sabemos que a castração protege as gatas e gatos de várias doenças, se ela estiver bem de saúde possivelmente poderá ser castrada sim. Procure um profissional da sua confiança, ou peça indicação de algum conhecido. Abs Equipe Areia de Gato

  • olha eu estou muita preoucupada com minha gatinha ; ja fiz 4 injeicao nela mas em tempo longe,uma da outra agora ela ta no cio, pensei que a nao ia mas entrar no cio.

    • Oi Gislaine, o ideal seria você castrar sua gatinha. Essas injeções são muito perigosas para as gatas, podendo causar graves problemas de saúde, ou até mesmo, em alguns casos, levar à morte. Procure um veterinário da sua confiança e agende a castração dela. Abs Equipe Areia de Gato

  • oi meu nome é Marcia minha gatinha entrou no cio e depois de 2 dias q ela saiu do cio eu vacinei vai fazer mal a ela?

    • Oi Marcia, a vacina anticoncepcional é altamente perigosa em qualquer período, seja logo após o término do cio ou não. A maioria dos veterinários nem aplica mais essa vacina devido a tantos casos graves que ela tem ocasionado. O ideal é a castração, pois além de interromper os cios ainda previne a sua gatinha de várias doenças. Não confie em veterinários que orientam a aplicação dessa vacina, procure um veterinário de confiança e agende a castração antes do próximo cio. Abs Equipe Areia de Gato

  • Olá! Minh a gata está no cio, ela não desesperadamente. Tem alguma coisa que eu possa fazer pra ela ficar tranquila? Fico com tanta pena dela,parece sofrer.
    Tem técnica?
    Obrigada.

    • Oi Fabíola, não tem o que fazer durante esse período, porém quando o cio terminar você poderá castrá-la. A castração irá trazer muitos benefícios, um deles é o de que ela nunca mais entrará no cio! Além disso, você estar protegendo contra várias doenças. Abs Equipe Areia de Gato

  • Tem 40 dias que minha gatinha pariu , porém ja doei os filhotes , como faço pra secar o leite dela?, pois parece que estão inchados de leite.
    Outra dúvida , ela parece que ja entrou no cio novamente , ja marquei a castração dela , porém só será feita no final de novembro .Assim que passar esse cio , sem ela ter contato com nenhum macho , pois to mantendo ela presa em ksa, eu posso ta dando a injeção anti-cio até esperar a dara da castração? Pois tenho medo dela entrar no cio várias vezes até lá! Me ajude por favor!

    • Oi Jamile, a injeção anticoncepcional é muito prejudicial para a saúde das gatas, jamais dê essa injeção em sua gatinha. E desconfie de veterinários que oferecem essa solução pois já é conhecido o mal que isso pode causar. O ideal é você levar sua gata para castração assim que o cio terminar, tente adiantar a castração dela! Porém independente dela estar castrada não deixe que ela vá para a rua, são muitos os riscos que ela corre. Abs Equipe Areia de Gato

      • Ok , obrigada ! Ela esta com as tetas inchadas, devido ao leite , não sei se empedrou ou não, como faço pra secar o leite ja que ela não estão mais com os filhotes?

  • Minha gatinha está no cio a poucosvdias e o pior é que não sei de onde vieram tantos gatos machos aqui pra casa atras dela tem uns 4,5 e ficam berrando a noite e de dia não aguento mais,não sei oque fazer!!

    • Oi Debora, você precisa agendar a castração dela. O ideal é castrar assim que o cio terminar, com a castração ela nunca mais terá cios e estará protegida contra várias doenças também. Abs Equipe Areia de Gato

  • Minha gata foi vacinada para não engravidar . É normal ela entrar no cio mesmo vacinada?????

    • Oi Gilberto, a vacinação anticoncepcional é terrível para as gatinhas pois pode causar sérios problemas de saúde e até a morte. Castre a sua gatinha o quanto antes pois somente a castração evitará o cio. Além de prevenir contra inúmeras doenças. É um absurdo saber que ainda tem veterinários que aplicam essas injeções sabendo de todos os riscos. Abs Equipe Areia de Gato

  • Minha gata tem oito meses, está prenha. Depois que tiver os filhotes, quanto tempo devo esperar para castrar?

    • Oi Roberto, o ideal é castrar após o desmame, em torno de 60 dias. É importante que ela não tenha contato com nenhum gato macho nesse período pois poderá engravidar novamente! Os filhotes poderão ser castrados após 4 meses. Abs Equipe Areia de Gato

  • Minha gata está perto de seus filhotes, com quanto tempo depois do nascimento eu posso castra-la?

    • Oi Samara, o ideal é castrar após o desmame, 60 dias aproximadamente! Os filhotes poderão ser castrados após os 4 meses de idade. Abs Equipe Areia de Gato

  • minha gata entrou no cio e fugil de casa ja faz cinco dias e não voltou é normal gata femea sumir assim? sera que ela volta pra casa? quanto tempo ela levara pra voltar?

    • Oi Nina, infelizmente não há uma resposta exata para suas dúvidas. Gatos que saem as ruas estão expostos a todo tipo de perigo e maldade humana. Além disso, se ela cruzar com outro gato poderá pegar doenças graves e passar para os bebês. A castração é muito importante para evitar tudo isso e ainda controlar a população de gatinhos abandonados. Nós recomendamos a castração e casa segura, em que os gatos não tenham acesso às ruas. Abs Equipe Areia de Gato

  • Minha gata foi castrada a cinco meses e essa semana entrou no cio, como isso pode acontecer, estou apavorada…

    • Oi Mônica, isso não é normal, entre em contato com o veterinário que efetuou a castração ou leve-a em outro veterinário para entender o que está acontecendo! Abs Equipe Areia de Gato

  • Minha gata tem uma ano e três meses. Já teve filhotes, que hoje estão com 3 meses. Agora ela já está no cio de novo. Mas parece não passar nunca. No máximo ela fica 3 ou 4 dias quieta, mas depois os miados altos voltam novamente e ela começa a se esfregar em tudo.

  • Gata com 12 anos pode ser castrada? Obrigada

    • Oi Liciane, é melhor entrar em contato com um veterinário para saber se ela poderá ser castrada. Abs Equipe Areia de Gato

  • Minha gata está com 5meses e ela acabou de entrar no cio, agora depois de quanto tempo posso castrá-la?

    • Oi Andreia, assim que acabar o cio você pode castrar ela. Em geral um cio dura 8 dias, o veterinário saberá identificar melhor quando for o melhor momento para a castração. É muito importante que ela não tenha contato com nenhum gato macho nesse período! Abs Equipe Areia de Gato

  • Olá minha gatinha, de 2 anos, está tendo cios constantes!! Com intervalos de no máximo 2 semanas!! Estamos desesperados, pois nem podemos programar a castração! O que fazer??

    • Oi Cristhiane, isso acontece com algumas gatas mesmo, é importante você esperar o cio acabar e nesses intervalos, entre um cio e outro, castrar ela. Procure um veterinário assim que perceber que o cio terminou. Abs, Equipe Areia de Gato

  • ADOREI AS SUAS DICAS…TENHO DUAS GATAS UMA DE TRÊS ANOS E UMA DE SEIS MESES E PRA VARIAR AS DUAS ESTÃO NO CIO…. E ESTOU PREOCUPADA PORQUE A MAIS TOMOU A VACINA CIO TRES VEZES…QUANDO PEQUENA SERÁ QUE OCASIONOU ALGUMA COISA GRAVE NELA?

    • Oi Lucimar! Que bom que você gostou das nossas dicas! A vacina anticoncepcional realmente pode causar sérios danos à saúde das fêmeas, por isso muitos veterinários não a aplicam mais! Muitas gatas desenvolvem tumores que se não tratados podem levar à morte! O melhor que se pode fazer por elas é a castração, que além de evitar o cio ainda protege de inúmeras doenças! Procure na sua cidade uma clínica de confiança para fazer a castração delas. Quanto antes melhor! Abs, Equipe Areia de Gato

  • Amei as dicas muito boa principalmente das raças minha filha quer um persa nuca tive um sempre sem raça definida tenho siameses agora tenho uma a lista linda e ciumenta mais já tive muitos outros uns dócil e outros nervosos um chegou a me morde várias vezes só porque eu prendi ele pra viajar mais pra segurança dele porque tinha uma cachorra que matava gato era uma tortura a cachorra mataram ela envenenada o meu gato ficou com raiva de mim tive que soltar ele ele foi embora é nunca mais voltou ele era lindo cores bem forte e marcante pelo e olhos muito lindo mais infelizmente ele ficou revoltado comigo

  • Minhas gatas foram castradas, mas continuam entrando no cio. È um inferno, fogem de casa a procura de namorados…Por que isso?

    • Oi Iracy, nesse caso é melhor você procurar o auxílio de um veterinário! Abs Equipe Areia de Gato

    • Iraci, aconteceu a mesma coisa a minha. Fizemos um ultrassom e foi diagnosticado SÍNDROME DO OVÁRIO REMANESCENTE. Pesquise sobre isso, quem sabe também é o seu caso.

  • Castrar é um ato de amor. Castrem seus gatos e cachorros!

  • Amei a dica!

  • Amei as dicas. Tenho 4 gatos velhos e uma jovem.

  • A minha gata tem 8 meses nao entrou no cio.Vou fazer a castração.No seu anuncio diz 5 meses .

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora