Siga-nos
Gato siamês

Gato siamês: conheça uma das raças mais populares do mundo

Com uma origem nobre, temperamento particular para a espécie e uma beleza incontestável, o gato siamês é hoje uma das raças de felinos mais populares e difundidas pelo mundo. Mesmo que você não seja um amante de gatos, certamente já se deparou com esse felino na casa de um conhecido ou simplesmente já ouviu falar um pouquinho dele.

Pois seja para matar um pouquinho a saudade de um gatinho dessa raça que já se foi, ou se você quer conhecer melhor o bichano que você tem em sua casa hoje, se está pensando em ter um ou até mesmo se você somente é um amante de gatos, não deixe de conferir nosso post de hoje falando um pouquinho sobre esta linda raça: o gato siamês!

Origem da raça

Por se tratar de uma raça extremamente difundida e popular em todo o mundo nos dias de hoje, não há uma certeza absoluta a respeito de sua origem. Entretanto, a maioria dos historiadores e estudiosos concorda que essa raça tenha surgido em um local do sudoeste asiático chamado Sião, onde hoje fica a Tailândia.

Esse local, aliás, é o que dá origem ao nome siamês, que significa “antigo sião”. Por lá, devido a sua elegância e notável postura, essa raça era conhecida como uma raça feita para acompanhar reis. Não se sabe ao certo quando, mas estima-se que na segunda metade do século XIX esses felinos tenham chegado à Inglaterra e, no início do século seguinte, se espalharam e “dominaram” o mundo.

Características físicas

No que diz respeito à aparência física dessa raça, algumas coisas chamam bastante a atenção. A primeira delas, sem dúvida alguma, são os belos e grandes olhos azuis, que podem apresentar desde uma tonalidade azul mais clara, até uma tonalidade azul turquesa.

Outra marcante característica dessa raça é o seu pelo, pois ele começa com uma cor cinza bem fraca nos primeiros anos de vida, mas vai escurecendo com o passar do tempo, ao passo que os pelos vão caindo e sendo substituídos.

Entretanto, o rosto, o rabo, as orelhas e as patas desses felinos apresentam uma coloração mais escura desde cedo, criando um belo contraste e tornando essa espécie extremamente atraente. Por fim, os gatos dessa raça pesam, em média, entre 3kg e 6kg, medem cerca de 20cm de altura e costumam viver entre 15 e 20 anos de idade quando bem cuidados.

Temperamento do gato siamês

Algumas raças de gatos são conhecidas por serem extramente agitadas, enquanto outras, por outro lado, são famosas por serem calmas e tranquilas. Já os gatos siameses conseguem apresentar essas duas características ao mesmo tempo, sendo, assim, considerada uma raça extremamente imprevisível.

Apesar disso, esses felinos são sempre dóceis e amáveis com seus donos, possuindo como outra de suas particularidades o hábito de se expressar bastante através de miados para se comunicar com eles. O gato siamês também é conhecido por ser bastante inteligente e ciumento, apegando-se em demasia em relação aos seus donos. Apesar disso, conseguem ser independentes e passar um longo período sozinho se necessário.

Essa raça é normalmente bem mais ativa durante o dia do que durante a noite, e isso se deve ao fato deles não possuírem uma membrana ocular presente nas demais raças e que é capaz de melhorar a visão dos gatos no escuro.

Cuidados extras

Se você possui um em sua casa ou acabou de se apaixonar por esses gatos e decidiu adotá-lo como seu animalzinho de estimação, saiba que eles precisam de alguns cuidados específicos como, por exemplo, uma escovação diária para retirar os pelos que caem depressa nessa raça.

Além disso, por terem certa facilidade para desenvolver problemas renais, eles também demandam um pouquinho de atenção neste aspecto, mas nada que manter seu siamês sempre hidratado e oferecer a ele uma ração de qualidade não resolva.

Por fim, o mais importante é que o que esses bichinhos mais necessitam é de muito amor e carinho. Mas, com tantas qualidades, essa, sem dúvida alguma, é a parte mais fácil.

Já teve ou possui um gato siamês em sua casa? Compartilhe conosco sua experiência sobre como é ter convivido ou conviver diariamente com esse animalzinho!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
14 Comentários
  • Eu tenho uma gatinha, seu mone é menina, ela tem aproximadamente 1 aninho de vida, toda pretinha, nunca tive gatos ela é a primeira mas parece um cachorro atras de mim, onde vou ela vai atras. Eu adotei a menina da rua tinha +- uns dois meses cheia de verme……. feia magrela…….
    Ela é a minha companheira, todos os dias antes de ir trabalhar ela me chama para brincar, fico com ela brincando uns 10 a 15 minutos, quando não da tempo, ela fica com raiva, vem e da uma mordidinha de leve na minha perna para me provocar. Ela aprendeu com muito carinho e sempre dando petisco a dar a patinha, sempre que eu peço ela da a patinha(as duas). Hoje minha pretinha tem do bom e do melhor ração de 1ª qualidade ND sem conservante e natural tem um pelo maravilhoso. Assim é minha menina.

  • Eu tenho uma princesinha siamesa aqui em casa. Ela é extremamente carinhosa, mas é também muito exigente, gosta das coisas do jeito dela. Uma mimadinha que eu amo demais.

  • A minha se chama Jane tem 9 meses.
    Quando meu namorado dorme em casa, ela faz questão d dormir em nosso meio….. kkk ciúmes. Pois quando estou sozinha ela dorme nos pés. A Amo de mais

  • arlete de paula
    Responder

    não consigo domar minha gatinha ela é muito arisca, quando consigo pega-lo ela fica grugrunando parece feliz, pede cpmida e fica feliz mais não gosta que pega no colo.

  • Tenho uma gatinha siamesa , Nurbrane. Ela fez 10 anos agora em agosto , ela é muito carinhosa, companheira
    Amo muito ela … Como fala no texto já teve vários problemas renais mais nada de muito grave, recomendo ter um, não importa sendo de raça ou não, gatos são uns amores de animais

  • Tenho a Miosa, o nosso xodó. Contudo, ela é muito temperamental. Gosta de morder e arranhar-me, isso, quando sente seu território ameaçado, por conta de ciúmes. Ela também possui o hábito de “mamar” nas golas de minhas camisetas, acho que é carência, porque foi encontrada ainda bebê, abandonada na rua. Hoje ela está com dois anos. É muito exigente com ração, não aceita qualquer uma. Prefere as mais caras. Isso porque gosto de variar muito para ela não enjoar. E assim vamos levando as nossas vidas cheias de amor e mimos de uma pela outra.

  • Eu tive 2 siamês, a Sasha se foi com 14 anos com infecção de ovário em 2013, sinto sua falta até hoje, pois ela era minha companheira e muito carinhosa , e a outra, a Misha que era do meu filho, ela se foi em 2014, gata excepcional, como ela não existe e nunca vai existir, tb faz muita falta em casa. Hoje temos a Cissa com 7 meses, nosso amorzinho, arteira mas muito carinhosa. Enfim raça maravilhosa, recomendo.

  • Eu tive uma siamesa, Safira, meu amor meu xodó. Infelizmente eu a perdi, eu passava muito tempo fora e minha família deixava ela andar livre na rua do condomínio, assim pegou o hábito de passear na rua. Um dia ela saiu pra dar suas voltas e nunca mais voltou; não sei se alguém a levou ou se ela morreu, fiquei mais de 1 ano a sua procura e nunca superei a perda dela. É por isso que é importante não deixar nossos bichanos passearem na rua, são muitos os perigos que correm. Hoje tenho um frajolinha chamado Pudim e uma sialatinha que estou dando Lar Temporário mas já me apaixonei e tô quase adotando ela; a chamo de Kara rsrs.

    • Oi Talita! Você tem toda razão e está certíssima em manter seus gatinhos em segurança. A rua é muito perigosa pra eles e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, gatos vivem muito bem em ambientes pequenos. Em relação a adoção da Kara, será muito positiva para o Pudim, gatos vivem melhor e mais felizes em locais onde podem conviver com outro gatinho! Gatos não dão muito trabalho não é mesmo? Ah, importante que os dois sejam castrados! Abs Equipe Areia de Gato

  • Eu tenho um siamês macho nome Jonny.. Realmente mto ciumento, mas mto carinhoso.. Foi paixão primeira vista.. Meu companheiro de toda hora.. Amooi estou na expectativa de adotar outro…

  • Te no um siamês, muito montado, inteligente e tudo de gostoso am minha vida e tenho um ralado. Matteo e Michel.

  • Sim. Eu já tive vários siameses, e alguns realmente tiveram problemas urinario. Agora estou c um que é muito levado, mas amorosissimo!

  • É muito interessante ter essa raça de gato em casa! Eu tenho uma sem raça de 4 aninhos, é meu xodó a amo muito, mas o temperamento dela e de um siames é totalmente diferente, os siameses são mais carinhosos, demonstram afeto, costumo dizer que parecem cachorrinhos, por serem extremamente apegados com o dono!
    É Uma raça maravilhosa, amei conhecer.💚

  • Eu tenho uma siamesa que ja esta com 15 anos . É um pouco arredia não gosta de colo mas adora o momento em que paramos pa escova-la seu nome é Francisca.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora