Siga-nos
Gatos e crianças

Gatos e crianças: tire aqui suas dúvidas sobre essa linda amizade

Ter um gatinho em casa pode ser muito especial para todo mundo, principalmente se você tiver crianças pequenas. A amizade entre esses dois pode ser muito benéfica para ambos e ainda pode ajudar a criança em sua formação (como, por exemplo, a ter responsabilidade e cuidar bem de animais).

Porém, muitos pais ficam com dúvidas em relação a essa amizade, com medo de que problemas possam aparecer. E é sobre esse tema que vamos falar hoje. Continue com a gente!

Gatos e crianças: uma amizade inesquecível

Gatos tendem a ser bastante carinhosos com crianças. Ao mesmo tempo, crianças tendem a gostar bastante de ter contato com os animais, formando, juntos, uma bela parceria.

Até mesmo os gatos mais ariscos podem se dar bem com as crianças. Na verdade, é até comum que animais desse tipo fiquem mais tranquilos com elas, justamente por encará-las como inofensivas e amigas. E há também benefícios para as crianças, que ficam mais sociáveis e animadas quando têm um gato para brincar e fazer companhia.

É preciso que os pais tenham consciência de que estão introduzindo em um mesmo ambiente duas partes que precisam de cuidados bastante delicados e exigem responsabilidades. Crianças e gatos recém-adotados precisam de supervisão, de educação, de cuidados em relação à saúde, por exemplo. Se não sentir que está pronto para a dose dobrada, é melhor esperar um tempo para juntá-los.

Um detalhe importante que precisa ser visto é como escolher o gato certo para esse tipo de situação. Não é uma regra, mas é importante que você escolha gatos que tenham tendências mais carinhosas, já que constantemente serão acariciados e pegos no colo. Por isso, tenha contato com o gato antes de adotá-lo para verificar como ele se comporta nesse tipo de situação.

Cuidados com a saúde

É comum a preocupação com a saúde, principalmente da criança, ao ter esses dois amigos juntos. Isso porque essa fase da vida é quando muitas delas descobrem problemas respiratórios e alergias.

É importante que você mantenha as vacinas e a vermifugação do gatinho em dia e também que não deixe as crianças terem contato com a caixinha de areia.

Esteja sempre de olho a possíveis arranhões e mordidas que possam acontecer e sempre repreenda o gato na hora para que ele saiba que não deve fazer isso. Também ensine seus filhos a serem carinhosos e cuidadosos com os gatos e reconhecerem alguns sinais característicos de quando eles não estão gostando de algo.

Sobre alergias, o contato precoce da criança com o gato ajuda a aumentar anticorpos e a evitar esse tipo de problema. Além disso, não há correlação clínica entre o surgimento de alergias e pelos de gato. O que pode acontecer é crianças que já tenham alergias agravarem o seu quadro quando em contato com gatos. Por isso, converse com seu pediatra a respeito desse assunto.

Como fazer as adaptações

Alguns pais costumam ficar em dúvida sobre ter primeiro o gato e depois a criança ou fazer o contrário, afinal de contas, a adaptação dos dois pode ser difícil. Vale dizer que as duas situações são possíveis, o que importa é a maneira de fazer a adaptação. Quando já há um gato na casa e a criança virá depois é preciso que os pais fiquem atentos para não gerar ciúme no animal. Vale lembrar que é importante dedicar uma parte do dia a dar atenção para seu amiguinho, colocando-o na companhia da criança aos poucos.

Quando você vai trazer um gato para uma casa que já tem crianças, é importante educar os pequenos para que eles sejam pacientes nesse primeiro momento. Os gatos precisam de um tempo de adaptação para se acostumarem com a casa nova e isso, muitas vezes, é possível deixando o bichinho mais quieto nos primeiros dias, até ele se acostumar.

E então, curtiu o nosso post? Pretende encarar essa amizade na sua casa também? Então saiba que outra amizade que pode ser bastante duradoura é a entre cães e gatos. Descubra mais lendo o nosso post Saiba como iniciar amizade entre cachorro e gato!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora