Siga-nos
Meu gato está velhinho... Quais cuidados preciso ter?

Meu gato está velhinho… Quais cuidados preciso ter?

Os avanços na medicina veterinária, na nutrição dos gatos e os maiores cuidados prestados pelos tutores possibilitaram um grande aumento no tempo de vida destes pets, ao longo das últimas décadas. Para que continuem tendo uma vida feliz e saudável, os gatinhos idosos precisam de alguns cuidados especiais. Nada mais justo do que oferecer ainda mais amor ao animalzinho que sempre proporcionou tantas alegrias à família, não acham?

Com qual idade um gatinho fica idoso?

Os gatinhos podem ser considerados maduros, ou de meia idade, dos 7 aos 10 anos. A partir dos 11 anos, os gatinhos são idosos.

Quais cuidados devo ter com a alimentação do meu gatinho idoso?

As necessidades nutricionais do gato idoso são muito diferentes daquelas de um gato filhote ou adulto, por isso é essencial que este animalzinho seja alimentado com ração/alimento úmido/ alimento natural balanceado para a sua faixa etária.

Os gatos idosos apresentam tendência ao emagrecimento, por isso precisamos estar bem atentos ao seu peso e condição corporal. Oferecer várias refeições ao longo do dia pode ser uma boa forma de estimular o apetite dos gatinhos!

Muitos gatinhos idosos apresentam problemas na boca, como excesso de tártaro, doença periodontal ou perda de alguns dentes, o que pode levar a dor ou dificuldade em se alimentar. Para estes animais, é interessante o uso de alimentos úmidos, que são os sachês ou patês. Além disso, o alimento úmido é bastante rico em água, e a hidratação adequada também é muito importante para a saúde do gatinho idoso.

Quais cuidados devo ter com a saúde do meu gatinho idoso?

Gatos idosos saudáveis precisam realizar check up veterinário a cada 6 meses. Este check up deverá incluir o exame físico e alguns exames de sangue, para pesquisa de anemia, infecção e da função de alguns órgãos importantes, como fígado, rins e tireóide, além do exame de urina. Também é essencial que a pressão arterial dos gatinhos idosos seja medida periodicamente.

Gatos idosos que apresentem alguma doença podem necessitar reavaliações mais frequentes, de acordo com as recomendações veterinárias.

 As doenças que ocorrem com maior frequência em felinos idosos, às quais devemos estar atentos, são:

  • Doença renal crônica: gatinhos geralmente apresentam perda de apetite, perda de peso, vômitos esporádicos, apatia, aumento na quantidade de urina;
  • Hipertireoidismo: principais sintomas são mudanças no comportamento, diarreia e perda de peso, mas pode ser uma doença silenciosa;
  • Diabetes: gatos obesos apresentam maior risco de desenvolver a doença. Os principais sintomas são excesso de fome, emagrecimento, excesso de sede e aumento na quantidade de urina;
  • Câncer: doença pode ser silenciosa, sintomas variam de acordo com o órgão atingido;
  • Doenças ósseas e articulares: o gatinho pode mancar ou pode ficar mais quieto, distante e escondido, devido à dor;
  • Doença cognitiva, ou “Alzheimer felino”: mudanças do comportamento como urinar/defecar fora do lugar habitual, andar em círculos ou compulsivamente, vocalizar sem motivo aparente, alternar momentos de agitação com outros de prostração intensa.

O cuidado com os gatinhos, especialmente os idosos, baseia-se na parceria entre a família e o médico veterinário.

 

 

Silvia Trindade
Silvia Trindade

Sílvia Trindade é médica veterinária especialista em clínica médica de cães e gatos pela UFMG e mestre em ciência animal também pela UFMG. É mãe orgulhosa da Mia e da Gigi, duas gatinhas sem raça definida, que foram adotadas.

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora