Siga-nos
Meu gato fugiu, o que devo fazer?

Meu gato fugiu, o que devo fazer?

Não adianta, por mais que tenhamos todos os cuidados e preparamos a casa para que o gatinho fique tranquilo e seguro dentro dela, pode acontecer de um dia você procurar por ele e não encontrá-lo em lugar algum.

Nesse momento, você provavelmente vai começar a se questionar, “como meu gato fugiu?” ou “o que devo fazer?”. Antes de mais nada, não se desespere. Tenha calma e verifique com atenção se ele não está escondido em algum canto da casa. Se mesmo após chamá-lo e checar em todos os locais ele ainda não for encontrado, é preciso, então, tomar algumas providências.

Se você está passando por essa situação e quer encontrar o seu gato ou quer estar prevenida para caso isso aconteça, este post é para você. Confira as nossas dicas e saiba o que deve ser feito se o seu gato fugiu.

Por que os gatos fogem?

Seja porque alguém deixou uma porta aberta ou ele descobriu uma frestinha para escapar, gatos são animais curiosos e que gostam de explorar diferentes ambientes.

Além disso, geralmente, existem alguns outros motivos que podem motivar essa fuga, como tédio ou falta de atenção, medo de alguma situação, negligência, maus tratos ou até mesmo para encontrar um parceiro sexual, se ele não for castrado.

Meu gato fugiu, o que devo fazer?

O primeiro passo é certificar que ele realmente não está em sua casa. Chame por ele, faça barulhos que ele conheça ou com os brinquedos favoritos, coloque a ração para ver se ele aparece, cheque armários e gavetas, atrás dos móveis ou em qualquer espaço que seja suficiente para ele caber dentro.

Verifique locais próximos da sua casa

Após essa etapa, o ideal é você verificar nos locais próximos ao local em que você mora. Veja se não está no telhado da sua casa/prédio ou de algum edifício vizinho. Se for preciso, saia chamando por ele em diferentes horários. Se possível, confira até mesmo em bueiros, pois ele pode ter entrado por curiosidade e, depois, não ter conseguido sair.

Converse com vizinhos e donos de empreendimentos da redondeza. Leve fotos e pergunte se eles viram o seu gato na região.

Compartilhe informações sobre ele na internet

Divulgue em suas redes sociais o sumiço do seu gatinho. Poste fotos e informações específicas sobre ele, como nome, comportamento e até o possível horário em que desapareceu. Peça para que todos compartilhem, pois, assim, aumenta o número de pessoas cientes e também as chances dele ser achado o quanto antes.

Procure em ONGs de proteção animal e clínicas veterinárias

Entre em contato com clínicas veterinárias próximas à sua casa e veja se eles encontraram algum felino recentemente. Além disso, você pode verificar se alguma ONG de proteção animal recebeu alguma notícia sobre um gato perdido com características semelhantes às do seu. Aproveite e solicite para que eles divulguem o sumiço do seu gatinho.

Divulgue cartazes nas ruas

Imprima e divulgue cartazes alertando sobre o sumiço do seu gato. Deixe alguns exemplares em lojas da redondeza e prédios. Você deve escrever no topo GATO PERDIDO, informar nome, comportamento, idade, data em que desapareceu e forma de contato. Se achar adequado, pode até estipular uma recompensa.

Mantenha a casa protegida

Para evitar passar por este tipo de situação, é preciso reforçar a importância da posse responsável. Nossos animais de estimação não são brinquedos e precisam de atenção e carinho.

Portanto, garanta que todas as possíveis rotas de fugas estejam fechadas, coloque telas em todas as janelas da sua casa ou apartamento e deixe claro para todos os moradores do seu lar ou pessoas que o visitam com frequência que é preciso ter muito cuidado com o seu gato para que ele não fuja.

Além disso, não deixe de colocar uma plaquinha de identificação nele. Hoje em dia, além das tradicionais, existem algumas com chip que ajudam a localizar onde o animal de estimação está.

E não perca a esperança! Por mais difícil e preocupante que esse momento seja, continue a busca pelo seu gatinho. Após alguns dias fora, ele pode se cansar e até mesmo retornar para casa quando você menos esperar.

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora