Siga-nos
Meu gato não usa mais a caixa de areia

Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?

O seu gato sempre usou a caixa de areia para fazer as necessidades, só que de uma hora para outra começou a preferir outros lugares? Não entre em pânico — esse comportamento pode ocorrer por diversos motivos.

Pensando em tranquilizá-lo e ajudá-lo a identificar a causa dessa mudança nos hábitos do seu pet, explicaremos alguns dos possíveis motivos no artigo de hoje. Quer conhecê-los? Então continue a leitura e descubra!

Os gatos gostam de limpeza

A primeira coisa a fazer, ao identificar essa mudança de comportamento, é verificar as condições da caixa de areia, o que significa que os gatos se recusam a usar um “banheiro sujo”.

É recomendado que a limpeza da caixa de areia, retirando o xixi e o cocô, seja realizada 2 vezes ao dia, de manhã e à noite. E o descarte de toda areia 1 vez por semana, porém, já existem no mercado areias como a da Hello Kitty que não necessitam dessa mesma freqüência de descarte por conta dos torrões (blocos) de areia mais firmes.

Lembre-se de deixar os potes de água e comida longe da caixinha de areia, pois os gatos não gostam de comer perto de sujeira!

Demarcação de território é coisa muito séria

Se você tem mais de um gato, é natural que a disputa pelo território exista, e isso pode desmotivar um de seus bichanos a usar a caixa de areia, sobretudo se eles forem do mesmo sexo. Para resolver esse problema é importante que se tenha uma caixa de areia para cada gato e também castrá-los já que uma vez castrados os gatos tendem a perder o interesse por demarcar território.

Verifique o tamanho da caixa de areia

Tenha em mente que existem vários tamanhos de caixa de areia para gatos, elas não são “tamanho único”. Se a caixa for pequena demais, seu pet pode sentir dificuldade em enterrar as fezes ou, se a caixa for grande demais, ele pode se sentir incomodado com os odores, já que, quanto maior a caixa, mais odores ela armazena.

Observe com cuidado, também, a altura da caixa, procurando observar se ele tem dificuldade de acessar o interior dela.

Verifique a localização da caixa de areia

Outro ponto importante a ser observado é a localização da caixa de areia, pois os gatos são desconfiados por natureza e adoram ter privacidade. Se a caixinha estiver localizada em um ponto de intensa circulação de pessoas ou em uma área muito ampla, mude-a de lugar. Os gatos preferem fazer suas necessidades em lugares mais reservados e silenciosos, pois assim eles se sentem menos vulneráveis.

O desinteresse pela caixa de areia pode estar ligado à saúde

Quando os gatos têm algum problema de saúde, a forma de demonstrar isso é pelo comportamento, incluindo o uso da caixa de areia. Portanto, se você já tomou em consideração todos os outros possíveis motivos e nenhuma das atitudes recomendadas deu certo, leve-o ao veterinário. Desde infecção no trato urinário a problemas de locomoção — principalmente se a caixa for muito alta —, qualquer alteração no organismo do animal pode levá-lo a ter comportamentos fora do comum, então fique atento!

Achou úteis nossas recomendações? Conte-nos aqui nos comentários!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
Como cortar unha de gato sem machucar o pet

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora