Siga-nos
existe gato feliz em ambientes fechados?

Mito ou verdade: existe gato feliz em ambientes fechados?

Muito se fala da felicidade dos felinos quando são criados em ambientes fechados, sem acesso à rua. Ao contrário do que muitos pensam, essa sim é a melhor conduta para quem decide ter um gato. Não permitir que ele vá para a rua é evitar que enfrente alguns perigos reais, como atropelamento, brigas e doenças.

Existem alguns cuidados obrigatórios que tutores de gatos devem ter, especialmente se viverem em apartamentos, onde há menos espaço para explorarem. Conheça agora o manual para ter felinos felizes dentro de ambientes fechados.

Alimentação na medida certa

Uma das maiores preocupações com os gatos que vivem em ambientes fechados é a obesidade felina. A alimentação na medida certa deve acabar com esse mal que aflige os felinos. O ideal para ter um gato feliz é manter sempre a ração e os aperitivos indicados para a espécie e oferecer a quantidade diária indicada pelo fabricante.

Outro fator para manter a obesidade longe de seu gato é mantê-lo sempre ativo, com brincadeiras e entretenimentos saudáveis.

Brinquedos e arranhadores

Brinquedos que estimulam as atividades e arranhadores para que possam lixar as unhas são essenciais para gatos que vivem em apartamentos. Caso contrário, seu gatinho vai acabar destruindo sofás, mesas e cortinas. Enriquecer o ambiente com esses atrativos é uma boa opção para quem quer manter um convívio sadio com o bichano. Bolinhas e sininhos também ajudam nas atividades físicas tão necessárias.

Ambiente seguro

Os gatos precisam de ambientes seguros, com telas e aparadores abaixo das janelas, no caso de apartamentos, e muros altos e portões fechados, para casas. Um gato feliz é um gato que vive em segurança. Eles têm a mania de perseguir o que os entretém. Imagine se ele está brincando com algum bichinho e ele pula pela janela? Ou corre para o meio da rua? Ele vai acabar querendo ir atrás do seu novo brinquedo. Por isso, proteja o ambiente em que seu gato vive.

Vacinas e vermifugação em dia

Não adianta querer ter um gato feliz sem dar condições para que ele esteja sempre saudável. Leve-o ao veterinário regularmente e mantenha as vacinas e a vermifugação em dia. Gatos necessitam de cuidados como qualquer outro animal de estimação. Assim, você evita que ele tenha doenças e contribui para aumentar sua expectativa de vida.

Castração

A castração, ao contrário do que muitos pensam, não é nada cruel com os animais. É um ato de amor em relação ao seu gatinho. Castrando, você evita que ele tente fugir para “namorar”, o que contribui para que ele não enfrente os perigos da rua e para que haja menos reprodução e, consequentemente, menos gatinhos abandonados nas ruas. Além disso, a castração torna o animal mais calmo, evita que marque território com urina e ainda está ligada à redução significativa da chance de desenvolver câncer. 

Companhia

Pensar em ter mais de um gato pode ser a solução para mantê-los felizes. O contato entre os animais é sempre saudável e os tornam mais ativos e brincalhões. Os gatos são excelentes companheiros, mas, para que não haja brigas entre eles, saiba como evitá-las.

Um gato feliz é aquele que tem os cuidados todos em dia: uma caixa de areia sempre limpa, diversão, momentos de descanso, carinho e saúde. Não é por que vivem em ambientes fechados que não são felizes, muito pelo contrário. Mantenha os cuidados com seu gato e ele será sempre feliz e você poderá desfrutar do melhor companheiro que um ser humano pode ter.

Quer saber mais sobre como melhorar a vida de seu gato? Leia nosso artigo sobre as 5 maneiras de deixar seu gato feliz e saudável.

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora