Siga-nos
mitos-e-verdade-gato-pode-beber-leite

Mitos e verdade: gato pode beber leite?

Responda rápido: depois da vaca, qual o animal mais frequentemente associado ao leite nos desenhos animados, publicidade, filmes e nas histórias infantis?

Se você pensou no gato, acertou. Não é nada incomum ver um apaixonado por gatos suspirando ao observar a foto de um filhote fofinho se deliciando com a bebida. Mas afinal, o que há por trás dessa imagem tão clássica?

Será que gato pode beber leite realmente ou o alimento prejudica de alguma maneira a saúde dos felinos? Confira alguns mitos e verdades sobre o assunto no post de hoje e tire todas as suas dúvidas!

Embora gatos adultos não sintam necessidade, filhotes devem ser alimentados apenas com leite

Mito. Ao adquirir um filhote ou recolher um gatinho abandonado na rua, muita gente acredita que a melhor ideia é oferece-lo leite de vaca, o que não é verdade. Sim, gatinhos com até 4 semanas de vida devem beber apenas leite para sobreviver, mas leite materno.

Se, por algum motivo, ele não está disponível, eles não devem consumir leite de vaca. O melhor é alimentá-los com uma fórmula especialmente desenvolvida para animais com esse perfil, que pode ser encontrada em casas de produtos especializados ou indicada por um veterinário de sua confiança.

O melhor leite a oferecer para os gatos é o leite de cabra, não o de vaca

Mito. Apesar de ser uma informação bastante divulgada, ela não é verdadeira. O leite de cabra não é mais indicado do que o leite de vaca para os felinos, pois também apresenta alta concentração de lactose e quantidades insuficientes de proteína e gordura.

Todos os gatos têm intolerância à lactose

Mito. Embora muitos gatos apresentem intolerância à lactose, não é verdade que isso seja uma regra comum a todos os felinos. O motivo pelo qual eles não devem ser alimentados regularmente com leite de vaca é que, além da possibilidade da intolerância, esse tipo de alimento não oferece os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde dos animais.

Consumir leite de vaca regularmente pode fazer mal ao meu gato

Verdade. Gatos adultos produzem pequenas quantidades da enzima capaz de processar a lactose. Por isso, é bastante comum que os animais apresentem diarreia e outros problemas intestinais ao serem expostos a esse tipo de alimento.

Dependendo da frequência e da quantidade de leite que é oferecido ao gato, ele pode desenvolver ainda problemas digestivos severos que colocam em risco a sua saúde.

Por isso, o ideal é que a dieta regular do animal seja composta basicamente pela ração indicada pelo veterinário da sua confiança, com poucas exceções.

Meu gato adora leite, oferecer ocasionalmente não fará mal

Se ainda assim você quiser oferecer leite ao seu gato, dê preferência ao leite especial para gatos, que pode ser encontrado em casas especializadas em produtos para animais, ou ofereça o leite de vaca em pequenas quantidades, de maneira bastante ocasional, como um agrado especial e não como parte central da dieta do animal.

Gostou de saber um pouco mais sobre a saúde dos bichanos e entender de uma vez por todas se gato pode beber leite ou não? Então não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais para que mais pessoas saibam mais sobre o assunto!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora