Mitos sobre gatos: você conhece todos? Descubra!
O gato é um animal muito interessante, considerado até misterioso. Por já ter sido símbolo de uma divindade, até hoje pode parecer meio místico aos olhos de algumas pessoas. No entanto, esse felino é muito querido como bichinho de estimação, e muitos desses mitos sobre gatos são confirmados ou quebrados com a convivência com esse animalzinho. Conheça alguns deles!
Os gatos não amam os seus donos como os cães
Os gatos são animais muito territoriais, por isso passam a impressão de serem mais ligados à casa do que aos seres humanos. No entanto, eles compreendem quem cuida deles, e há diversos estudos e fatos que mostram que eles são extremamente amorosos, apesar de muitas vezes não serem efusivos quanto a isso.
Gatos precisam ir para a rua
O instinto deles certamente os fará tentar, mas não significa que seja obrigatório. Aliás, nem é indicado permitir que o bichano frequente a rua. Ele pode cruzar com outro gato e acabar se envolvendo em uma briga, pode ser atropelado e até mesmo envenenado. É indicado que o animal seja castrado, para dar uma acalmada nesses instintos, e também que o dono tele as janelas e tenha muros altos.
Ele será feliz, mesmo sem acesso à rua, e estará bem mais seguro. Isso não passa de outro mito sobre gatos.
Os gatos sempre caem em pé
Quem nunca ouviu falar sobre a teoria do gato flutuante? É aquela velha história sobre amarrar o pão com manteiga nas costas do gato. A verdade é que o gato só consegue cair em pé se está caindo de uma distância grande o suficiente do chão para que possa se virar antes de chegar ao chão. Ainda assim, isso não impede que ele se machuque.
Gatos não gostam de banho
Isto pode ser bem pessoal de cada gato, variando até mesmo de acordo com a raça. Algumas adoram água, e podem se enfiar embaixo dela quando a encontram. Para todo gato, o banho deve ser uma questão de adaptação. Eles são animais extremamente higiênicos, sempre estão se limpando.
Gatos pretos trazem má sorte
Este mito sobre gatos é completamente sem fundamentos. Quem tem um gatinho preto em casa certamente sabe que o seu bichinho pode trazer tudo, menos azar.
Na Idade Média, essa crença surgiu e vem sendo propagada com o passar do tempo, mas não é presente no mundo todo. Em alguns lugares, o gato preto é, inclusive, sinal de que algo bom vai acontecer. Porém, como ainda existe esse preconceito, é imprescindível tomar muito cuidado com os gatos pretos, mantendo-os protegidos das ruas, especialmente em datas como Halloween e sextas-feiras 13.
Eles são animais fascinantes e há muito o que saber sobre eles. Além dos exemplos que demos aqui, existem muitos outros mitos sobre gatos que se espalham por aí. É sempre bom lembrar que, assim como outros animais, e até mesmo os seres humanos, eles têm a sua própria personalidade.
Muito bem! Agora que você já conhece alguns mitos sobre gatos, que tal compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais?
Amooo …tenho duas lindas gatinhas….Chiara e Morena …..adotadas