Siga-nos
mordidas-de-gato-por-que-eles-mordem-e-o-que-fazer-quando-exageram

Mordidas de gato: por que eles mordem e o que fazer quando exageram?

Certamente, você já passou pela seguinte situação: está tudo tranquilo e você está fazendo carinho em seu gato. No entanto, de uma hora para outra, ele começa a morder a sua mão, cada vez com mais força.

Quer entender melhor o porquê disso acontecer? No post de hoje, entenda as mordidas de gato, porque eles fazem isso e saiba quais hábitos podem contribuir para que eles exagerem e que devem ser evitados. Confira:

Quais são os motivos para as mordidas de gato?

Antes de se preocupar, é preciso entender o porquê de o seu gato estar te mordendo. Entre os principais motivos, estão:

Ele é filhote

O filhote pode ter a tendência de morder tudo o que aparece pela frente. Esse costume se deve, principalmente, por ele estar em fase de troca de dentes e isso provoca muita coceira na gengiva.

Brincadeira

Quando o gato encara a mordida como uma brincadeira, esse é um hábito que pode ter surgido quando ele ainda era um filhote.

Sim, nós sabemos o quanto é fofo brincar com um filhote e deixar que ele morda os dedos das nossas mãos, mas isso pode desencadear um comportamento agressivo quando ele for um adulto.

Portanto, preste bastante atenção se você não está influenciando de alguma forma a “mania” das mordidas de gato.

Chamar a atenção

Outro motivo que pode estar motivando o seu gato a mordê-lo, muitas vezes quando você não está esperando, é que ele encontra nessa ação uma forma de chamar a sua atenção.

Pare um minuto e tente pensar em qualquer situação que possa estar contribuindo para esse comportamento. Ele está passando muito tempo sozinho? Você tem dado a atenção que ele quer e precisa? Chegou um novo morador pet na sua casa e ele está com ciúmes? Ele tem acesso a todos os itens que precisa para se sentir feliz e confortável?

Observe esses e outros fatores-chave que são possíveis de incomodá-lo de alguma forma e busque formas de evitá-los.

Desconforto

Os felinos podem sentir certo desconforto ao receberem carinho em algumas partes do corpo. Portanto, é imprescindível observar se ele o morde ao ser acariciado no estômago, por exemplo, ou próximo ao rabo e ouvidos.

Para não ser pego de surpresa, acompanhe de maneira atenta todos os sinais que ele está emitindo. Por exemplo, provavelmente, antes de mordê-lo, ele vai demonstrar irritação e insatisfação, tentando se desvencilhar de você.

Mostrar que está no controle da situação

Por mais que esteja gostando de receber o carinho, ele pode vir a mordê-lo como uma forma de mostrar que ele está no comando da situação. Essa é, por sinal, uma característica dos gatos que apresentam um instinto dominador forte.

Agressividade

Desde quando o seu felino for um filhote, observe-o e veja se ele tem um temperamento agressivo. Em caso positivo, o ideal é tentar evitar que ele continue esse hábito, contando com a ajuda do veterinário e até, se possível, de um adestrador.

O que fazer para evitar esse comportamento?

Quando as mordidas de gato passam do limite e se tornam um problema, é muito importante que você procure a ajuda de um profissional.

O primeiro passo é conhecer bem o seu animal de estimação e tentar identificar o motivo para o comportamento. Em seguida, leve-o para se consultar com o veterinário e peça para que ele faça uma avaliação do pet, de modo a identificar algum desconforto ou problema de saúde.

Em alguns casos, como o do temperamento agressivo, pode ser necessário contar com o auxílio de um adestrador, que saberá orientá-lo com as melhores práticas para evitar esse hábito.

Agora que você já sabe os motivos para as mordidas de gatos e o que fazer para evitar esse comportamento, leia o nosso post e entenda se é normal os dentes do felino caírem!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
2 Comentários
  • tenho um gatinho de três meses e toda noite ele fica sugando a coberta para dormir o que devo fazer .

    • Oi Reginaldo, esse comportamento é normal. Alguns gatos continuam com esse hábito mesmo depois de adultos. Com o tempo esse hábito deve diminuir, alguns gatos crescem e param e outros continuam com uma freqüência bem menor! Abs Equipe Areia de Gato

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora