Siga-nos

Por que o gato faz xixi na cama e como posso evitar?

Os gatos são mundialmente conhecidos por seus comportamentos curiosos e pela sua limpeza minuciosa. Como todos nós sabemos, eles são animais extremamente asseados e metódicos, que não suportam conviver em meio à sujeira. Por isso, quando um gato faz xixi na cama, é sinal de que algo não está correto.

A micção em lugares considerados incomuns não é um comportamento padrão dos felinos, e deve ser considerada um alerta de que algum outro problema, de saúde ou comportamental, está acometendo-o.

A seguir, listamos as principais razões que levam um gato a urinar fora da caixa de areia e explicamos como resolver todos os problemas. Boa leitura!

Por que meu gato faz xixi na cama?

Na cama, no chão, no sofá, não importa o lugar. O ato de urinar em lugares que não sejam a caixinha de areia, além de deixar a casa com um cheiro bem forte, merece atenção. Os felinos instintivamente enterram as fezes e a urina, e não fazê-lo significa que algo está errado. Entre os principais motivos, podem estar:

Marcação de território

Os gatos são animais muito territoriais. Por isso, a urina na cama pode significar que ele está demarcando aquele local. Esse problema ocorre mais comumente em ambientes com muitos animais e atinge, principalmente, gatos não castrados.

Doenças

Algumas doenças, principalmente as que afetam o trato urinário — como cistites ou cálculos renais —, podem fazer com que seu gatinho urine fora do lugar certo. Fique ligada!

Caixa de areia inadequada

escolha da caixa de areia é, muitas vezes, feita de qualquer jeito. Alguns gatos se sentem seguros em caixas fechadas, enquanto outros morrem de medo delas. É importante conhecer bem o seu bichinho e escolher uma caixa que o agrade.

Areia inapropriada

Além do recipiente escolhido, a eleição de uma areia de qualidade é um ponto imprescindível. Areias de má qualidade podem afastar o gato da caixinha, forçando-o a escolher outro lugar para fazer suas necessidades.

Localização da caixa de areia

Mais um motivo envolvendo a caixinha. Deixá-la em um lugar muito movimentado, por onde muitas pessoas passam, é um erro bastante comum. Afinal de contas, ninguém gostaria de usar o banheiro na frente de todo mundo, não é mesmo?

Competição com outros animais

Gatinhos mais medrosos podem ter medo de utilizar a caixa de areia em ambientes habitados por muitos gatos ou outros animais. Além disso, a caixa de areia pode até mesmo ser território de um gato mais dominante.

Experiências traumáticas

Cirurgias, mudanças e outros tipos de trauma podem fazer com que o emocional do seu bichano fique abalado. Assim como nós, os gatinhos sofrem com ansiedade e depressão, e problemas assim podem causar a micção em lugares errados.

Como evitar que ele urine fora da caixa de areia?

O primeiro passo é levar o gato ao veterinário, para que causas físicas sejam descartadas ou tratadas apropriadamente. Em seguida, é importante avaliar o ambiente e enriquecê-lo, eliminando todos os fatores estressantes.

Para quem tem mais de um gato, é importante contar com mais de um banheiro para que todos possam utilizá-los com segurança. Posicioná-los corretamente também é muito importante: escolha ambientes tranquilos e com trânsito de pessoas reduzido. Atente-se também à escolha da caixa e da areia, e a mantê-las sempre higienizadas.

Para gatinhos medrosos ou estressados, terapias alternativas podem ser utilizadas, como acupuntura, florais ou feromônios sintéticos. Converse com o seu veterinário sobre cada uma das opções e veja se elas são adequadas para o caso do seu amiguinho.

E aí, gostou das dicas para lidar quando seu gato faz xixi na cama? É importante ter muito cuidado com o modo de repreender o felino. Use tons de voz firmes, sem gritar, e sempre recompense os comportamentos adequados com muito carinho.

Para receber mais matérias como esta, assine a nossa newsletter e receba o conteúdo diretamente em seu e-mail!

Postagens relacionadas
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
doenças de gatos
5 doenças de gatos que você precisa conhecer e como tratá-las
Caixa de areia para gatos
Caixa de areia para gatos: um guia para deixar tudo limpinho
Gato no cio: aprenda como cuidar das fêmeas
Gato no cio: aprenda como cuidar das fêmeas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora