Siga-nos

Por que o xixi de gato tem cheiro forte? Entenda como amenizar o cheiro

Gatos são tudo de bom: companheiros, engraçados e adoráveis. Apesar de todos os mitos e preconceitos que os envolvem, cada vez mais pessoas os escolhem como novos membros de suas famílias.

No entanto, por trás de toda essa fofura existe um pequeno problema: o xixi de gato tem cheiro forte. Nenhum de nós quer a casa cheirando mal, não é mesmo? Continue a leitura e confira dicas para amenizar o cheiro e deixar sua casa sempre cheirosa.

Por que o xixi de gato tem cheiro forte?

A urina dos gatos não possui esse cheiro à toa. O odor nada agradável é fruto de características evolutivas que foram adquiridas com o passar das gerações e transmitidas para todas as espécies da família felidae.

Na natureza, os felinos não têm o costume de beber muita água. Isso acontece porque maior parte da hidratação se dá por meio da ingestão da caça. Por conta disso, o xixi deles é extremamente concentrado.

Além disso, existe nele uma substância chamada de felinina, cujo odor fica mais intenso com o passar do tempo. Territorialistas, os gatos costumam marcar território utilizando a urina. A felinina entra em ação e potencializa o cheiro, espalhando-o por grandes distâncias.

Como evitar que o cheiro se espalhe dentro de casa?

Mantenha a caixa limpa

O primeiro passo para uma casa livre de odores é não descuidar da limpeza da caixa de areia. O recomendado é limpá-la ao menos duas vezes ao dia.

Outro motivo para manter o banheiro do gatinho sempre higienizado é a prevenção de doenças do trato urinário. Gatos, por serem muito limpos, evitam ambientes sujos. Isso pode causar a retenção de urina, favorecendo a formação de cálculos.

Substitua toda a areia

Por mais que a limpeza seja feita diariamente, resíduos de urina acabam permanecendo na areia. Nós podemos até não vê-los, mas o cheiro não mente: eles estão lá. Por isso, a substituição total da areia deve ser feita.

A periodicidade varia de acordo com a quantidade de gatos e com o tipo de areia utilizada. O recomendado é que a troca seja efetuada semanalmente para as areias que não formam torrões e mensalmente para as que formam.

Tenha o número adequado de caixas

A regrinha básica diz que o número de caixas de areia em uma residência deve seguir a seguinte fórmula: uma caixa para cada gato e mais uma. Ou seja: se você tem um gato, deverá possuir duas caixas. Caso tenha dois gatos, necessitará de três caixas.

Se você é uma super gateira e tutora de muitos gatinhos, não se desespere! Nesses casos, o que vale é o bom senso. Apenas se certifique que os bichanos não entrem em confronto pelo território da caixa. Caso perceba algum comportamento do tipo, adicione outra caixinha.

Substitua a caixa

Assim como acontece com a areia, o recipiente utilizado para armazená-la também acumula resíduos e odores. A recomendação é lavar a caixa frequentemente, cerca de uma vez ao mês.

Contudo, isso não é o bastante. Aos poucos o cheiro acaba impregnando no material, e a limpeza se torna ineficaz. Quando isso acontecer, troque a caixa.

Escolha uma boa localização

Nós sabemos que os gatos são metódicos e cheios de manias. Portanto, é óbvio que elas também se estendam ao uso do banheiro.

A caixa de areia deve estar localizada em um ambiente tranquilo e seguro, sem muita movimentação ou barulho, e preferencialmente próxima a uma parede. É interessante também que haja uma boa circulação de ar no local.

Invista em uma areia de boa qualidade

Pode não parecer, mas a areia pode fazer toda a diferença no controle de odores da urina. A utilização de produtos de menor qualidade facilita a dispersão da areia — e do cheiro — pela casa.

Outra desvantagem é o baixo poder de inibição de odores. Por isso, vale a pena investir em uma areia de boa qualidade, que mascare os cheiros ruins e traga conforto tanto para seu gatinho quanto para você.

Agora que você já sabe por que o xixi de gato tem cheiro forte e conhece dicas infalíveis de como manter sua casa livre dele, não perca tempo! Entre em contato conosco e confira os nossos produtos!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora