Siga-nos
99467-por-que-os-gatos-ronronam-nos-vamos-te-contar

Por que os gatos ronronam? Nós vamos te contar!

Você já se aproximou de um gatinho e notou que ele começou a fazer um som diferente, como um motorzinho ligado? Ou já reparou que eles fazem esse barulho ao roçar nas suas pernas pedindo carinho?

Muita gente se espanta ao observar o ronronar dos felinos, pois não sabem se pode ser um problema respiratório do bichano ou só uma demonstração de fofura.

No post de hoje vamos entender por que os gatos ronronam, como esse barulhinho é produzido, o que ele significa e quando devemos nos preocupar. Vem com a gente e aprenda mais uma curiosidade incrível sobre esses animais!

Por que os gatos ronronam?

O ronronar, assim como o miado, é uma forma de expressão dos bichinhos. Todos os felinos realizam esse tipo de ação, que é mais comum ainda nos gatos domésticos. Enquanto os bichanos maiores rugem, os menores, tal como os gatos, miam e ronronam.

Eles produzem esse som quando querem demonstrar tranquilidade, satisfação ou passar a mensagem de que estão curtindo o chamego e estão felizes. Também pode significar que estão abertos a receber carinho de seus donos ou de visitantes, ou seja, demonstrando um comportamento amigável e tranquilo.

Por fim, é uma forma de chamar atenção e pedir atenção para seus tutores. Nesse caso, os gatinhos apelam para o “instinto maternal humano”. Funciona quase como o choro de carência dos bebês: ao ouvir, o primeiro ato é querer proteger e acariciar aquele que está se comunicando como desprotegido. Então sim, é normal que seu bichano ronrone apenas para pedir carinho.

Ah, uma curiosidade bem interessante dessa relação entre seres humanos e gatos: esse “motorzinho” também é benéfico para nossa espécie. Segundo pesquisas ele ajuda na redução do estresse e na diminuição da pressão arterial. Outro benefício é a redução em 40% das chances de ter um ataque cardíaco.

E, quando devemos nos atentar ao ronrom dos gatinhos?

Apesar de, na maioria das vezes, o ronrom ser um som de comunicação positiva, ele também pode ser um sinal de que as coisas não vão bem com o gatinho.

Uma de suas funções é a de acalmar o próprio animal. O ronronar é um dos primeiros sons que o filhote escuta na vida, vindo de sua mãe. Por isso, ele associa esse barulho a algo positivo e, quando é necessário, recorre a esse estímulo, como uma forma de “meditação felina”.

Há relatos clínicos de gatos que passaram a ronronar alto quando estão assustados ou com dores. Por exemplo, é comum você ouvir esse som de animais atropelados, como uma forma de comunicar sua dor e pedir socorro.

Por isso, se você perceber que seu animal está ronronando demais, por tempo demais e sem se mostrar apto a receber carinho, é importante leva-lo ao veterinário para verificar-se de que não há qualquer condição que esteja causando dores ao seu amigo.

Como os gatos ronronam?

O sistema do “motorzinho” funciona da seguinte forma: o cérebro do bichano envia sinais neurológicos para os músculos da laringe, fazendo-a vibrar. Dessa forma, quando o ar entra pelas vias nasais, produz-se o som do ronronar.

É o mesmo mecanismo que faz com que os felinos maiores (leão, tigre, onça, etc.) façam o rugido. A diferença é que eles possuem estruturas mais rígidas na região e utilizam essa forma de comunicação para demarcar território e estabeleça sua condição de dominante naquele espaço.

Interessante, não é mesmo? Então, que tal compartilhar essa curiosidade com seus amigos em suas redes sociais?

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora