Siga-nos

Por que os gatos se lambem?

Você sabe por que os gatos se lambem? Se você respondeu que é para se limparem, acertou em parte, porque é, principalmente, para isso. Na verdade, os gatos são animais extremamente higiênicos e dedicam boa parte de seu tempo, quando estão acordados, à sua própria limpeza.

No entanto, eles não se lambem só para se limpar, existem outros motivos, que vamos falar neste post. Ficou curioso? Continue, então, a leitura e vamos saber por que os felinos têm esse hábito. Acompanhe!

Características da língua do gato

Antes de começarmos a descrever os motivos que levam os gatos a se lamberem, bem como a fazerem o mesmo com seus filhotes e seus donos, vamos falar sobre como é a língua de um gato. Você já recebeu uma lambida de um gato?

Pois é, quem já recebeu sabe o quanto ela é áspera, assemelhando-se muito a uma lixa. É por isso que os gatos são limpos, visto que à medida que vão se lambendo, retiram a sujeira e os pelos mortos.

Essa região áspera é formada por um tecido espinhoso chamado de papilas cônicas e se localiza na parte de cima da língua do gato. Na verdade, essas papilas são formadas por queratina, que é a mesma substância presente nas nossas unhas.

Essas papilas, além de facilitarem a autolimpeza dos bichanos, permitem que eles bebam água com maior facilidade. No entanto, existe o lado negativo de os gatos se lamberem, que é o fato de engolirem pelo em excesso e, assim, possibilitar a formação de bola de pelo no estômago — problema que deve ser combatido com algumas medidas.

Com que idade os gatos começam a se lamber

Os filhotes iniciam esse hábito de se limpar sozinhos quando têm em torno de 4 semanas. Entre 5 e 6 semanas começam a lamber também seus irmãos e mãe e isso, em alguns casos, se mantém até chegarem à idade adulta. Essa atitude fortalece os laços entre os gatos.

Saiba por que os gatos se lambem tanto

De fato, os gatos se lambem muito — não apenas a si próprios, mas também o dono, os irmãos, os amigos e os seus filhotes. Isso ocorre por algumas razões. Confira quais são elas!

Autolimpeza

Como já falamos acima, os gatos são animais muito limpos e, por isso, vivem se lambendo, eliminando os pelos mortos e a sujeira acumulada.

Essa característica da espécie tem seu aspecto negativo, que é o acúmulo de pelo no estômago, o que pode ocasionar uma obstrução. Uma boa medida para evitar o problema é escová-lo, para reduzir a ingestão de pelos, bem como oferecer a ele, com frequência, azeite de oliva e graminhas, que agem lubrificando e facilitando a passagem do pelo.

Demonstração de afeto

Esse gesto, quando ocorre com o dono, indica laços de afeto entre o animal e seu tutor. Se você receber uma lambida de seu gato, isso significa que ele está se sentindo seguro ao seu lado. Essa ação dos felinos os faz lembrar quando suas mães os limpavam e, por isso, associam-na a segurança e carinho.

No entanto, logo que os filhotes nascem, esse gesto, além da limpeza, tem a função de os estimular em diversos aspectos fisiológicos, como urinar, defecar, fazê-los mamar, assim como lhes proporcionar conforto e aconchego.

Problemas de saúde

Quando essa atitude de se lamber se torna compulsiva, pode ser um indicativo de que há algum problema de saúde com seu bichano. Por isso, leve-o a um médico veterinário para que ele avalie o caso e dê seu diagnóstico. É importante ressaltar que o estresse e a ansiedade podem provocar esse tipo de reação.

Agora que você já sabe por que os gatos se lambem, será possível entender mais a fundo seu felino, não é mesmo? Os gatos são animais fantásticos e apresentam muitas particularidades bastante curiosas. Essa que você viu, neste texto, é só mais uma entre tantas outras que nos cativam e nos fazem cada vez mais amar essa espécie!

Então, se você gostou deste artigo, continue com a visita em nosso blog e leia também “Por que o gato faz xixi na cama e como posso evitar?”.

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gato siamês
Gato siamês: conheça uma das raças mais populares do mundo
2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora