Siga-nos

Quando castrar meu gato? Descubra o período ideal!

Nos últimos anos, o número de castrações em cães e gatos tem aumentado cada vez mais. No entanto, este montante está longe de ser o adequado. Por isso, ainda nos deparamos com milhares de animaizinhos em situações de abandono nas ruas.

Além dos benefícios em relação ao controle populacional (principalmente nos felinos, que têm vários cios por ano), a esterilização traz inúmeras vantagens também nas áreas da saúde e comportamento.

Mas, quando falamos de castração, sempre surge a dúvida nos tutores: quando castrar meu gato? Nesse post, além de respondermos esta questão, falaremos um pouco sobre o procedimento da castração e sobre o ciclo reprodutivo dos gatos. Boa leitura!

Quando os gatos atingem a maturidade sexual?

A maturidade sexual chega rápido para eles — entre 7 a 12 meses para os machos e 5 a 8 meses para as fêmeas. No entanto, isso pode variar bastante. Os gatos siameses, por exemplo, podem atingi-la aos 4 meses de idade. Já os persas podem levar até um ano para se tornarem sexualmente maduros.

Os sintomas variam, mas geralmente os machos apresentam maior agressividade e inquietação, tentando escapar continuamente. Outro sinal bem comum é a marcação de território, caracterizada pela ‘’pulverização’’ da urina, em jatos. Vale lembrar que, ao contrário das fêmeas, os machos não possuem cios, permanecendo sempre férteis.

As fêmeas também demarcam seu território com o xixi, com a intenção de atrair o macho. Além disso, ficam mais afetuosas, até mesmo com os donos, e passam a adotar uma posição de acasalamento com frequência, com a parte traseira ligeiramente elevada. No entanto, o sinal mais conhecido por todos nós é a vocalização excessiva.

Como é feita a castração e quais são os seus benefícios?

A castração consiste na retirada dos testículos (no caso dos machos) e do útero e ovários (no caso das fêmeas), e é um processo relativamente simples e rápido.

O primeiro passo para a realização do procedimento é a verificação, por meio de exames pré-operatórios, de que o animal está apto a passar por uma cirurgia. Com isso feito, a data pode ser marcada. O médico veterinário dará todas as informações e recomendações necessárias. Siga-as à risca!

Entre os benefícios, podemos citar:

  • exclusão da necessidade do uso de anticoncepcionais, que são um perigo para a saúde das gatas;
  • redução de doenças no sistema reprodutor das fêmeas, como a piometra (infecção uterina);
  • diminuição do risco de tumores mamários e na próstata;
  • melhora no comportamento, com o animal ficando mais tranquilo e caseiro;
  • maior expectativa de vida.

Quando castrar meu gato?

O período certo para fazer a castração em gatos é um tema polêmico, até mesmo entre os profissionais. Enquanto alguns são adeptos da castração pediátrica (que esteriliza animais a partir dos 3 meses de idade), a maioria dos profissionais recomenda que a cirurgia seja feita entre 6 e 8 meses de vida.

O ideal é que o gato seja castrado antes de atingir a maturidade sexual, para que não desenvolva comportamentos típicos dos adultos não castrados (como a marcação de território). Isso também diminui radicalmente os riscos de doenças.

É importante, também, que o tutor escolha um momento pacato para castrar seu amigo. Ele estará vulnerável e precisará de atenção redobrada! O pós-operatório, apesar de tranquilo, requer cuidados especiais.

O gatinho recém-operado não deve, em hipótese alguma, lamber a incisão feita ou pular em lugares altos. Por isso, alguém deve ficar de olho no bichano até que os pontos sejam retirados, o que acontece em cerca de duas semanas. É importante também ficar ligado na aparência dessa incisão, que deve ser limpa com frequência.

Deu para perceber que a esterilização é um ótimo meio de manter o seu melhor amigo saudável e feliz, certo? Quando você se perguntar “quando castrar meu gato”, escolha o momento ideal e tenha certeza: isso garantirá muitos e muitos anos de parceria entre vocês!

Conhece amigos que têm a mesma dúvida? Compartilhe esse post nas redes sociais e mostre para eles!

Postagens relacionadas
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
doenças de gatos
5 doenças de gatos que você precisa conhecer e como tratá-las
Caixa de areia para gatos
Caixa de areia para gatos: um guia para deixar tudo limpinho
Gato no cio: aprenda como cuidar das fêmeas
Gato no cio: aprenda como cuidar das fêmeas
2 Comentários
  • Amei esse post, não sei se é verdade , mais ouvi falar que a castração leva aos gatos terem insuficiência renal , será verdade?
    Perdi uma por insuficiência e foi muito doloroso a perda =/

    Beijos

    • Oi Priscila, muitos gatos sofrem com insuficiência renal independente de serem ou não castrados. A melhor forma de prevenir é com uma alimentação balanceada, indicada por um veterinário da sua confiança, e o consumo regular de água. A castração só traz benefícios aos gatinhos! Abs Equipe Areia de Gato

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora