Siga-nos
Ração para gatos

Ração para gatos: saiba como escolher a melhor

Escolher ração para gatos não é tão simples quanto parece. No mercado existem diversos tipos de alimentos para felinos, e muitas vezes ficamos na dúvida sobre qual deles escolher. E você, sabe qual a ração ideal para seu gato? Saberia apontar as diferenças que existem entre as diversas rações? E o preço, por que algumas delas são bem mais caras que outras?

Essas são apenas algumas das dúvidas mais comuns entre os criadores de gatos. Por isso, trouxemos algumas dicas para você entender melhor sobre como escolher a melhor ração para gatos. Confira!

Qualidade da ração para gatos

As rações podem ser classificadas quanto à qualidade. Veja:

Ração Normal

Esse tipo de ração é balanceado, porém a proteína utilizada na sua formulação é de qualidade inferior, além de parte dela ser de origem vegetal. Os animais se alimentam bem com esse tipo de ração, mas eles comem em quantidade maior, o que não é aconselhável.

Outro ponto negativo nas rações ditas “normais” é o grau de digestibilidade, que é bem menor que o das demais, pois conta com ingredientes, como soja ou o glúten, evitando que o animal absorva de forma eficaz os nutrientes. Corantes e conservantes também são encontrados em grandes quantidades nesse tipo de ração, o que também não é saudável.

Ração Premium

Possui em sua formulação carne de frango, ovelha, peru, entre outros, que, por serem de origem animal, apresentam uma maior digestibilidade. Isso faz com que o animal coma em menor quantidade, contribuindo para uma vida mais saudável. No entanto, a ração do tipo Premium contém também conservantes, corantes e palatabilizantes, excetuando-se a Linha Premium Especial, que não possui corantes.

Ração Super Premium

São rações para gatos que apresentam melhor qualidade, pois trazem formulações balanceadas e possuem uma composição de nutrientes ideal para os animais, contando ainda com conservantes naturais. São produzidas com 100% de proteína animal, que garantem uma maior digestibilidade e, dessa forma, maior absorção dos nutrientes pelo organismo do animal.

Outro ponto positivo desse tipo de ração é que, por serem concentradas, garantem uma saciedade mais rápida, evitando que os gatos comam em grandes quantidades.

Idade dos gatos

Um fator de extrema importância deve ser respeitado ao comprarmos rações para os nossos gatos: a idade do animal, pois assim serão consideradas as necessidades nutricionais de cada fase da vida. Existem rações para filhotes (até 1 ano), animais adultos (de 1 a 7 anos), meia-idade (de 7 a 10 anos) e sênior (a partir de 10 anos). Lembrando que na meia-idade o gato pode ser alimentado com ração para adulto, mas já introduzindo ração para a idade sênior.

Rações para necessidades específicas

Existem rações apropriadas para cada necessidade que os gatos venham a apresentar no decorrer de suas vidas. Confira, a seguir, algumas delas:

Ração light

Para gatos que se exercitam pouco e que tenham tendência à obesidade. Ela oferece uma boa alimentação, garantindo a saciedade, porém com quantidade menor de alimento.

Ração hipoalergênica

Conta com uma restrição na fonte de proteína causadora da alergia.

Ração para gatos castrados

Gatos castrados tendem a desenvolver obesidade. Por isso, grandes marcas já produzem rações especiais para essa condição.

Ração para saúde do trato urinário

Alguns gatos apresentam problemas renais e para evitar que problemas como esse se agravem, existem rações com um equilíbrio correto de sais minerais, que têm o objetivo de controlar o problema.

Ração para problemas gastrointestinais

Existem no mercado rações com formulações especiais, que podem abrandar alguns problemas intestinais, como má absorção e má digestão intestinal, gastrite, supercrescimento bacteriano, insuficiência pancreática ou colite.

O uso dessas rações especiais deve ser prescrito por um médico veterinário. Só ele poderá avaliar as reais necessidades de seu gato.

Vale lembrar que rações secas provocam muita sede nos animais. Por isso, mantenha sempre ao alcance de seus bichanos vários potes de água espalhados pela casa!

E aí, gostou do texto? Ele esclareceu suas dúvidas sobre ração para gatos?  Que tal, então, saber ainda mais sobre a alimentação ideal para os bichanos? Simples: baixe gratuitamente nosso e-book “Os segredos da boa alimentação para gatos”.

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
2 Comentários
  • Olá, boa noite! Eu gostaria de saber qual é a melhor marca, para eu dar ração para o meu Pet (GATO), ele têm 8 meses. Pode dizer quaisquer ração, não se preocupe com o preço.

    Atenciosamente, Diogo!

    • Oi Diogo, o ideal é você pedir orientação ao seu veterinário pois ele irá avaliar qual a melhor opção para o seu gatinho. O ideal é não comprar rações transgênicas (na embalagem tem um triângulo amarelo com a letra T), e procurar rações em que o primeiro ingrediente seja uma proteína animal (carne, aves, peixes), gatos precisam de uma dieta rica em proteína. Já existem em alguns pet shops rações naturais congeladas, não é fácil de encontrar, mas sem dúvida é muito mais saudável pois não é um produto industrializado e já contém uma quantidade de água para o seu gatinho se manter hidratado! Agora se você tiver tempo e disposição você mesmo poderá preparar a ração do seu gatinho, essa opção sem dúvida é a melhor de todas no quesito saúde, em nosso blog nós postamos algumas receitas, veja aqui http://blog.areiadegato.com.br/racao-para-gato-aprenda-a-fazer-receitas-caseiras/. Abs Equipe Areia de Gato

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora