Siga-nos
Ração para gatos: seca ou úmida?

Ração para gatos: seca ou úmida? Descubra!

Cuidar da alimentação do seu gatinho é algo importante, pois é ela que fornece os nutrientes necessários para a saúde do felino. Uma boa alimentação é responsável por manter a pelagem bonita, garantir o bom funcionamento dos órgãos e evitar doenças.

Por isso o momento de escolher a ração para gatos merece muita atenção, já que há diversas opções no mercado. Dar a ração mais cara para o seu bichinho não é uma obrigatoriedade e o que conta é que ela tenha todas as vitaminas essenciais.

Algo que gera dúvidas é quanto a escolha da ração seca ou úmida. Afinal, qual é a mais indicada? A seguir, você vai descobrir tudo sobre esse assunto e, assim, fornecer a melhor opção para o seu gatinho.

Ração seca

A ração do tipo seca é a mais comum em lojas especializadas e pode ser encontrada em diversos formatos, cores e sabores. A maioria dos gatos é alimentada com a ração seca pela facilidade de ser servida no potinho e não precisar trocar em um curto período de tempo.

Esse tipo de ração também tem linhas específicas para as necessidades de gatos castrados, pelo longo ou curto, além dos que vivem apenas em ambientes internos. Seu custo é acessível e há faixas de preços para todos os bolsos.

Ela ainda auxilia a limpeza dos dentes dos gatos e é uma grande aliada na hora de eliminar bolas de pelos, principalmente em raças como apersa.

Porém, como o próprio nome sugere, a ração seca possui pouca quantidade de água, o que pode se tornar um problema. Acontece que os felinos não têm o hábito de beber tanta água quanto precisam e os problemas renais logo aparecem se houver só o consumo de ração seca.

Algumas rações secas — as coloridas, por exemplo —possuem grande quantidade de corantes e sal, o que torna o alimento perigoso para a saúde, pois isso pode sobrecarregar o fígado.

Ração úmida

A ração úmida, por sua vez, é vista por muitos donos como um alimento pouco saudável e que deve ser oferecido para o gato apenas como uma recompensa.

Ao contrário do que se pensa, a opção úmida é um alimento completo e que pode — e deve — ser servido como refeição principal. Esse tipo de ração tem sua maior parte composta por água, o que ajuda a suprir as necessidades dos gatinhos que não ingerem tanto líquido.

A textura da ração úmida também é mais agradável para o paladar dos gatos. Existem diversos sabores e linhas saudáveis. Algumas ajudam a eliminação de bolas de pelo e melhoram o trato urinário, por exemplo.

Alguns fatores que fazem a ração desse tipo ser menos vendida são o preço elevado em comparação à opção seca e o fato de que ela precisa ser trocada em um curto período de tempo.

A ração úmida não pode ser deixada no potinho ao longo do dia, pois além de correr o risco de azedar, perde o cheiro atrativo e o gatinho não vai mais comer.

Afinal, qual é a melhor ração para gatos?

Para descobrir qual é a melhor entre as duas, é necessário avaliar as necessidades do felino em questão.

Fatores genéticos, hábitos, idade e problemas de saúde — como na dentição ou nos rins — definem qual é a alimentação ideal. Para filhotese gatos idosos, por exemplo, é indicada a ração úmida. Já para os gatinhos que bebem muita água é aconselhado oferecer a ração seca.

O ideal é que sejam incluídos no cardápio do gatinho os dois tipos de ração, já que cada uma delas tem vantagens diferentes.

Apesar disso, tenha em mente que apenas o veterinário pode analisar a saúde do seu gato e, assim, definir qual a melhor opção.

A escolha da melhor ração para gatos vai ajudar o seu bichinho a se desenvolver corretamente e a ter energia para brincar. Ao conhecer as particularidades das rações seca e úmida, você terá mais segurança sobre o que oferecer para o seu gatinho.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens das rações seca e úmida, que tal saber como escolher a melhor ração para gatos em nosso outro artigo?

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora