Siga-nos
armazenar ração do gato

Saiba como armazenar a ração do gato corretamente

Muitas dúvidas surgem na hora de comprar a ração para o seu gatinho. Mas, tão importante quanto escolher o melhor alimento, é armazenar a ração do gato corretamente.

Você já percebeu como seu bichano fica feliz quando você abre um pacote de ração novinho para ele? Pois é, assim como todo mundo, ele não gosta de comer comida murcha, sem sabor e sem cheiro.

Por isso, preparamos algumas dicas super simples que irão te ajudar nessa tarefa. Acompanhe e aprenda a oferecer a ele uma ração sempre fresquinha!

Maneira correta de armazenar a ração do gato

Ração seca

Priorize a embalagem original

Você já observou que as embalagens de ração são metalizadas por dentro? Essa é uma proteção contra os fatores como altas temperaturas, luz e oxigênio — os grandes “vilões” do sabor e aroma da ração.  

Portanto, o mais indicado é mantê-la dentro da embalagem original e conservá-la sempre bem vedada para evitar o contato com o ar.

Em casos de pacotes grandes, opte por armazenar somente a quantidade suficiente de ração para os próximos 7 dias em um pote hermético. Coloque-o em um local fresco e longe da luz solar.

Vá repondo a quantidade de ração à medida que for acabando, mantendo o restante do alimento na embalagem para melhor conservação.

Mantenha a ração longe do material de limpeza

Quando é hora de guardar a ração do pet, há uma espécie de tentação que acomete grande parte das pessoas: armazená-la bem na área de serviço ou no armário de despensa.

Antes de ceder a esse pensamento quase instantâneo, lembre-se que estamos falando do alimento do seu animal de estimação. Portanto, próximo a produtos com odor muito forte e químicos que podem contaminá-lo, definitivamente, não é um bom lugar para guardá-lo, não é mesmo?

Proteja a ração da umidade e luz solar

A alta temperatura e umidade, assim como o oxigênio, aceleram o processo de degradação do alimento e aumentam o risco de contaminação bacteriana.

Portanto, garanta que a embalagem esteja selada corretamente (o uso de presilhas pode auxiliar nesse quesito) e observe se o local escolhido é fresco e longe do calor.

Esteja atento à validade da ração

Guardar a ração em sua embalagem original é importante, ainda, pois assim é possível observar a data de validade do alimento.

Nunca dê ração vencida para o seu animal. Esses prazos de validade são definidos para garantir a saúde do seu gatinho!

Não compre ração a granel

Rações a granel podem estar contaminadas devido a má higiene e problemas de armazenamento, ou ainda estar com a data de validade vencida, já que não é possível conhecer a sua procedência. Portanto, priorize embalagens fechadas de ração para o seu gato.

Fique de olho na hidratação

Gatinhos que somente comem ração seca, devem se hidratar tomando muita água. Caso seu felino não tenha esse hábito — sabemos que gatinhos podem não ser muito fãs de água — é interessante inserir a ração úmida em sua dieta ou uma alimentação natural que supra a necessidade de hidratação.

Ração úmida

Conserve-a na geladeira

Após aberto, é imprescindível manter a ração úmida resfriada em geladeira para garantir sua conservação. Caso a ração venha em lata, retire todo o alimento de dentro dela e coloque em um pote com tampa antes de refrigerar.

Sirva a quantidade ideal

Sirva somente a quantidade que o gatinho comerá naquela refeição. Não deixe a ração úmida o dia todo no pote, pois poderá ressecar e até mesmo estragar dependendo da temperatura e umidade.

Fique atento às orientação de consumo

Não descuide das orientações do fabricante quanto ao tempo de consumo após aberta e quanto ao prazo de validade. Ao observar qualquer aspecto diferente na ração (cheiro, consistência ou a presença de fungos), não a ofereça ao seu pet sob o risco de causar contaminações e prejudicar a saúde do seu amigo.

Seguindo nossas dicas de como armazenar a ração do gato, com certeza, seu bichano terá uma ração mais saborosa e nutritiva por muito mais tempo!

Agora que você já sabe tudo sobre o armazenamento correto da ração, que tal aprender um pouco sobre comoadestrar um gato sem estresse? Temos dicas importantes para você!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora